23.8.08

PELO SIM, PELO NÃO

Já comprou a sua?

26 comentários:

ana disse...

Lamento reparar que tb entrou na "onda" do crime violento. Em Agosto as Tvs. resolveram dedicar-se a estas notícias por faltas de outras "com sangue".
Os crimes acontecem ao longo do anos, e ao contrário do que se diz, o aumento não é significativo. Em certas ocorrências as polícias atropelam-se umas às outras.
Quando povo se queixa que os gatunos são detidos e após apresentação ao juiz vem cá para fora nos primeiros assaltos, será que os juiz confiam na sua reabilitação ou porque dá trabalho cumprir os prazos dos CPP.??

ana disse...

Sobre as onda de crimes, as Tvs deveriam também dar destaque aos crimes que ocorrem no seio da família. Os crime de violência doméstica que resultam em homicídios com arma de fogo. Todas as semanas acontecem casos destes, e não parecer preocupar a consciência nacional.
Até á pouco tempo na província tb. se resolviam as quezílias com com caçadeiras, desde questões da água. leiras de terra, etc.

Anónimo disse...

Não vamos piorar a questão, promovendo uma maior compra de armas... por favor

Pedro disse...

Não percebo os comentários acima. O que devia ser feito, para o bem do país, era armar de uma forma séria, e quando digo séria, digo com o material militar mais recente, os pretos e os ciganos. Depois era esperar que um dos lados exterminasse o outro. Quanto a nós, felizes para sempre.

Anónimo disse...

Pois é, mas foi com a passividade igual à dos 'antes' comentadores, que os Judeus foram exterminados.

Os que restaram, aprenderam tão bem a lição que 'hoje' martirizam um povo a que chamam de Palestinianos.

Não sei quem disse que "quem o seu inimigo poupa, nas suas mãos morre", mas disse 'muito bem'.

Será que PREVENÇÃO é deixar-se roubar e, por vezes, matar ?

Ritinha disse...

Claro que a pistola da imagem é "uma arma".
Uma pistola não é a melhor opção, mas completamente de acordo que é preciso armar-nos. Escolhamos as armas.
E já chega de armas de defesa.
Que tal se passarmos ao ataque?

Anónimo disse...

Promover a compra de armas por parte de cidadãos sérios e honestos seria de extrema gravidade.
Aceitável sim é os criminosos estarem todos armados e andarem aos tiros e ameaçando.
Alguém tem idéia do arsenal que está na posse dos ciganos e dos pretos,além dos marginais da nossa raça?
Não,isso não interessa,interessa sim evitar que as pessoas decentes se defendam.Isso é que é socialista,laico e democrático.
pobre país com tão ruim gente!

Anónimo disse...

O primeiro comentário de Ana deixa-me estarrecido. Não se terá dado conta do aumento evidente da criminalidade das últimas semanas, não só pela quantidade, mas também pela qualidade? Não é uma questão de televisão, infelizmente é real!

E exige medidas imediatas e drásticas, sob pena de se tornar incontrolável.

São várias as razões deste incremento e não é este o lugar, por falta de espaço, para as discutir. Mas a permissividade que se instalou no sistema, se não for travada JÁ, terá consequências trágicas de vária ordem.

É urgente rever imediatamente o Código de Processo Penal e instalar uma nova cultura judicial relativamente aos crimes de sangue realizados ou potenciais. Não há prisões? Construam-se. Os juízes têm medo? Protejam-se. Há contrabando de armas e explosivos (para já não falar da droga)? Detenham-se IMEDIATAMENTE os suspeitos. Há conivências entre os diversos actores envolvidos? Averiguem-se

Há alguns anos a esta parte, só ouvi os responsáveis políticos e judiciais preocuparem-se com os chamados crimes sexuais! Os homicídios passaram a ser considerados crimes de segunda classe e como tal negligenciáveis.

O Procurador Geral da República anunciou que iria pronunciar-se sobre a situação na próxima semana. Aguardemos, pois, o que dirá!

Uma coisa é certa. Um país inseguro como está a ficar o nosso, clamará a breve trecho por um SALVADOR! E ele acabará por aparecer, só que não se sabe quem nem como. A degradação das democracias resulta sempre numa solução autoritária, que até acaba por ser bem acolhida. As consequências é que nem sempre são do agrado de todos!

Anónimo disse...

"a miséria não tem lei" dizia-se na minha aldeia.
Portugal dos brandos costumes:
na Maria da Fonte "tem espada à cintura para matar os Cabrais"
na Portuguesa grita-se "às armas"
400 mil caçadores com mais de uma arma
800 mil ou 1 milhão e duzentas mil armas clandestinas
não estou admirado da falta de assaltos aos armeiros devido à facilidade em obter armamento no "paralelo" como canta Jô Soares

radical livre

Anónimo disse...

O João Gonçalves estava a pensar num novo 28 de Maio militar mas com grande apoio civil e armado, certamente.

Carlos Medina Ribeiro disse...

O facto de haver mortos à bomba (caso do "Bar Avião", nunca esclarecido);
assaltos com reféns a terminar como se sabe;
carrinhas de valores com 3 M€ roubados com explosivos militares;
tiroteios que em breve deixarão de ser notícia;
caixas MB roubadas dia sim-dia não;
4 assaltos a bancos por semana...

... para os pândegos de serviço (incluindo aqueles a quem pagamos o ordenado para que a realidade seja diferente), «é tudo natural, etc e tal», como dizia a canção da Gabriela...

Julgo que era Eça que, face a um opositor semi-analfabeto, dizia que lhe respondia atirando-lhe com uma gramática.
Nestes casos, o Governo atira-nos com estatísticas...

Anónimo disse...

Cada um é livre de fazer as interpretações que quiser. Até mesmo as mais disparatadamente literais. Mas certo é que este "post" fará certamente uma coisa: transparecer o mais que legítimo sentimento de muita gente.

Gente que não sabe, nem tem que saber, invocar doutamente e ao menor pretexto sábios princípios do Estado de Direito, da Justiça, ou do nosso alegado "adquirido civilizacional".

Gente que, isso sim, confiou noutros (nos que constantemente invocam esses princípios e se puseram em bicos dos pés para que essa confiança lhes fosse concedida) para que tais princípios fossem postos em prática e os vê - a esses outros - demitirem-se paulatinamente dessa obrigação e reafirmarem, uma e outra vez, verdades e certezas que só existem no seu cada vez mais virtual mundo.

Quanto às chamadas "forças da autoridade", o enquadramento em que têm que operar causa-lhes, como já pude ler, "medo de disparar e mais medo ainda de acertar".

E dos tribunais e das cenas que lá se passam, nem vale a pena falar.

Donde, mais tempo, menos tempo, ainda veremos a justiça privada mais do que legitimada. E será então, sem dúvida, um tremendo retrocesso civilizacional.

Mas façam o favor de explicar esse retrocesso a um desgraçado que sempre pagou os seus impostos e que um dia se viu despojado de bens ou, pior, da vida de alguém querido e, do Estado, tem o "consolo" da consagrada inoperância da Administração, da legislação penal que se ergue para defender quem o agrediu e do discurso autista (porque não quero escrever pior) do ministro.

Costa

ana disse...

ao Anónimo que referiu o meu nome:
Pois os factos não interessam o que interessa é a sensação o sentimento. Também vi a entrevista na TVI do Procurador Pedro Carmo a trabalhar na Judiciária, não adianta explicar a realidade concreta.
Exemplos de crimes actuais: assalto à carrinha de valores,os assaltantes não serão portugueses. Os gatunos lusos muitas vezes actuam por impulso, sem planeamento organização, muitas vezes para conseguir a dose diária. Os jovens portugueses que assaltam e já não tem respeito à autoridade, é o sinal dos tempos. Aqui no Norte continua a existir o abandono escolar a desvalorização da Educação. As famílias continuam com a mentalidade de outros tempos. Não imaginam o nº de jovens com ficha que não completaram o básico (ciclo e 9º ano). Como vamos reciclar estes jovens??)
Sobre a compra de armas, além de ser complicado usá-las. Não estou a ver os Portugueses a disparar de ânimo leve sobre os gatunos, posso estar errada mas a vida humana vale mais que um telemóvel e um autorádio.
Existem outros crimes que realmente afectam a economia nacional, mas não se vê nenhum movimento de indignação...

Anónimo disse...

Carlos Medina Ribeiro disse...

Da mesma forma que é verdade que «é o medo que guarda a vinha», não o é menos que «a perspectiva da impunidade incentiva o crime».

Parece uma verdade de La Palice, mas há que esteja vivamente interessado em que seja esquecida:

São, evidentemente, os artistas que, com as novas leis, permitem que o autor de um crime - a que corresponda um moldura penal até 5 anos - se livre da prisão preventiva e, na hipótese de se dignar a aparecer num tribunal para ser julgado, receba uma pena suspensa.

Essa realidade desagradável (excepto para os beneficiados - e seus familiares e amigos) é contornada pelos seus responsáveis recorrendo a vários artifícios, o mais irritante dos quais consite em fazer como na tropa e aplicar o RDM: Relativizar, Desvalorizar e Minimizar o problema...

No entanto, uma vez esgotada essa conversa da treta, apareceu recentemente uma nova, que já ouvimos na TV e em alguns blogues:

«O problema é que estamos no Verão, e é só por isso que esses casos, verdadeiros fait-divers, parecem importantes». Subentende-se, pois, que não o são...

O argumento não é lá muito brilhante porque tem, também, a leitura inversa:

quer dizer que, durante o resto do ano, sequestros, snipers, tiroteios nas ruas, uso de explosivos militares em autoestradas, assaltos a bancos e a ATM, etc, são tão corriqueiros que já nem dão primeiras páginas...

Anónimo disse...

Comprei quinta-feira passada.Uma 7,65.

ana disse...

Caro anónimo, Está a falar de um revolver, ou de uma pistola 7,65mm Browning???

Anónimo disse...

Eu sou de opinião que a posse de arma não autorizada devia ser punida imediatamente com prisão efectiva. Relembro um camionista português a quem a Polícia inglesa apreendeu uma arma: cumpriu pena.

ana disse...

A pergunta que fiz ao Anónimo pretendia saber se se tratava de arma legal ou ilegal. Como adquirir arma de defesa é um processo difícil dado que não se trata de um brinquedo,Por vezes resolve-se adquirir armas no mercado paralelo. Já agora adquirir uma arma ilegal, já não é crime?? ou os fins justificam os meios??
O casal de idosos que foi atacado em Ferreira do Zêzere teve como consequência a morte de uma senhora de 80 anos. Os gatunos roubaram uma caçadeira que poderá ser vendida no mercado negro. O presumível comprador não estará interessado em saber da origem da arma, pois não??

Pedro Afonso disse...

Parece que a polícia está também à espera que lhe seja entregue as novas pistolas. Depois...acabam-se as desculpas!...

Anónimo disse...

7,65mm Browning,pistola.Por aí...

Nuno Góis disse...

Tem noção da gravidade deste post?

Ou vai para uma favela no Rio de Janeiro?

Anónimo disse...

Para os nossos governantes isto
não passam de casos pontuais e que
noutros países a coisa é bem pior.
Por isso carissímos na óptica desta
gente ainda pudemos andar calmos e
descontraidos. Pudera situações deste tipo não lhes batem á porta
eles e os seus familiares andam ro-
deados de gorilas por tudo quanto
é sitio (ar, terra e mar) assim tambem eu andava na rua desconsado
da vida. Já agora onde é que se vendem estas armas ?

ana disse...

Caro anónimo que tal perguntar ao outro anónimo deste post., que referiu ter adquirido"7,65mm Browning,pistola.Por aí..."
Que eu saiba os civis não podem ter armas deste calibre.
Já agora quando começarem a disparar sobre os vultos/sombras da noite, vejam se não acertam num familiar ou amigo

Anónimo disse...

Prefiro dar meios para que as polícias tenham melhores equipamentos, mais condições para a investigação ao tráfico e à posse ilegais de armas.
Uma arma é um assunto muito sério, a sua posse implica uma grande responsabilidade, formação e treino. E há por aí muito cidadão exaltado capaz de puxar de uma arma (caso a tenha) por "dá cá aquela palha". Já sem falar dos muitos malucos que por aí andam!
Não gostaría de correr o risco de ir na rua e apanhar com uma bala perdida, disparada por alguém que puxou de uma arma durante uma discussão de trânsito, do outro lado da rua.
Armas só na posse de quem as sabe usar, que é muito mais que saber como se disparam. Começa por saber como e onde as guardar de forma a evitar que algum miúdo (irmão, filho, vizinho, etc.) dê com ela e resolva ir brincar ...

ana disse...

Á atenção do Blogger FYEO
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=999683

Este é realmente um crime violento, que acontece desde sempre...