24.6.08

SARMENTO PERONISTA

O TGV é um colossal embuste. Mesmo a Espanha já anunciou que não há linha até Badajoz. Dito isto, e porque a obsessão com o vitesse não é uma tolice exclusiva de Sócrates e Lino, não vejo - até pelo princípio da não consignação orçamental e por causa da gestão dos fundos comunitários - como é que se substituem linhas e comboios pela caridadezinha "social" recomendada pelo regressado Morais Sarmento. Este "peronismo" básico é um mau começo para as hostes de Ferreira Leite. E a senhora não tem manifestamente vocação para Eva Perón.

10 comentários:

Anónimo disse...

A economia finlandesa, sentindo o colapso da URSS, caíu 12% entre 90/93, o rendimento per capita desceu abaixo da m+edia europeia e os défices orçamentais treparam acima de 5%. Para sair desta crise profunda, mantendo o seu generoso Estado-Providência, apostou na liberalização do mercado, mas garantiu a paz social implementando uma forte rede social para suportar as consequências do desemprego que superou os 15%. Hoje, sem TGV's nem outras megalomanias, tem um elevado ritmo de crescimento económico, excedente orçamental, lidera vários índices de competitividade e não tem problemas de desemprego. Se MFL está a pensar nesta estratégia a ajuda social encaixa. Há por aí casos dramáticos. Enfim, aos nossos governantes, ou candidatos, temos que dizer-lhes que não se esforcem a inventar a roda, que sigam os bons exemplos e não sejam faraónicos. Já temos pirâmides que cheguem.

António de Almeida disse...

-Ainda por cima não conta com Menezes e Marco António para conduzirem os "descamisados".

Anónimo disse...

Tudo neste PSD é, de há muito, "um mau começo". Vieram carradas de massaroca da UE, mas devido ao mau começo cavaquista deu no que deu: um paizeco falido, pindérico, pedinte e cheio das eufemísticamente chamadas "questões sociais". E foram os maus começos Barrosistas. Os péssimos começos Santanista. O desgraçado e sabotado (inclusive por ele) começo Menezista. Estampado ao comprido de tanto mau começo, o PSD em desespero de causa e agarrado ao fio da navalha, vai ao Jardim de S. Amaro buscar o Pacheco Pereira para guru de um novo, e tanto quanto até agora se viu, péssimo começo. E logo enquadrado pelo Borges, Aguiar Branco, etc. Eu cá não quero ser agoirento mas que elas andam por aí não me restam dúvidas nenhumas.

Anónimo disse...

Se a Espanha concretizar a linha de TGV até Badajoz à velocidade de cerca de 300Km./hora,Madrid ficaria a cerca de 2 horas de Lisboa em vez das cerca de 6 horas actuais por auto-estrada.Com saida e chegada ao centro de cada cidade.Não vejo como o Estado espanhol pode excluir a Extremadura da sua rede de alta velocidade que já serve grande parte do seu território.É uma questão a seguir com atenção...A distância de Lisboa à fronteira é curta;o terreno plano é favorável;donde o investimento total não é astronómico.Com 2 vantagens.Não é pensável que Portugal fique eternamente excluido da rede europeia de grande velocidade,cuja importância será crescente ao longo do Século.Seria como se o País em meados do sec. XIX tivesse decidido abdicar do combóio.Por outro lado,o potencial económico,turistico,financeiro,cientifico da ligação Lisboa-Madrid é enorme,mesmo só tendo em conta o volume conjugado de ambas as populações.Por muito que isso custe aos nossos nacionalistas.A atracção pelo Atlântico dos Castelhanos fechados no interior da árida Peninsula é real,sobretudo se considerarmos que do outro lado,na Catalunha,a hostilidade anti-Castelhana vai num crescendo.Por tudo isto a ligação TGV à fronteira é o unico dos grandes investimentos que faz sentido.O resto dos projectos TGV são um embuste.Tenho as maiores duvidas ácerca de um novo aeroporto que não seja o da Portela.E de auto-estradas está o País cheio.Quanto aos "pobrezinhos"têm as costas largas mas lembremo-nos de que na ausência de crescimento económico não há politica social consistente e sustentável.Depois de 10 anos de estagnação Portugal precisa de empresas e de uma Economia que voltem a crescer.Com um novo Governo,claro!

Anónimo disse...

quem come todos os dias não avalia a pobreza encoberta que vai na grande Lisboa
radical livre

Anónimo disse...

É a Credibilidade...

joshua disse...

A credibilidade começa a cheirar a populismo caridoso sôfrego, um impulso sarnento. Mas na verdade, é somente a Sarna pelo Poder.

PALAVROSSAVRVS REX

Nuno Castelo-Branco disse...

Dizia ele há umas duas horas na SIC notícias, que o PSD está renovado. Pois está, com aqueles que lá mandavam há uns três anos.

Anónimo disse...

Já agora, se é do conhecimento geral que em Espanha não vai haver linha até Badajoz, como se explica que a dra. Ferreira Leite ainda há pouquíssimas semanas dissesse na entrevista a Judite de Sousa que não tinha ideias assentes sobre o assunto do TGV?

Joao Quaresma disse...

I told you so. I did, I did.