23.2.08

DA NECESSIDADE DE OUTRA COISA - 2

«... o que dos Portugueses digo e repito: que me incomodam, que deles tenho ânsias de me afastar, que me fartei da bovina palha com que vão entretendo uma existência sem risco, de espinha dobrada em salamaleques perante gente que lhes cospe em cima, os manipula miseravelmente, os enche de futebol, tinto e tremoços.»

Miguel Castelo-Branco, in Combustões


«Onde há cada vez menos debate político há cada vez mais Lili Caneças da República, o interesse do país e dos portugueses está a dar lugar a esta procissão de personagens que descobriram que podiam ser vaidosas. A Justiça é uma desgraça mas os procuradores nunca foram tão famosos e capazes de resolver todos os males da sociedade, o inspector-geral da ASAE cuida do que comemos para sua fama e proveito, o director-geral da Saúde garante que respiramos melhor. Do outro lado estão os milhões de portugueses que ganham mal e assistem impavidamente à retenção na fonte do fisco de uma parte cada vez maior dos seus rendimentos, para os quais passou a haver duas séries de telenovelas, as telenovelas da SIC e da TVI e as produzidas pelas Lili Caneças da República.»

in O Jumento

6 comentários:

VANGUARDISTA disse...

«Não se pode ser liberal e socialista ao mesmo tempo; não se pode ser monárquico e republicano; não se pode ser católico e comunista – de onde deve concluir-se que as oposições não podiam em caso algum constituir uma alternativa e que a sua impossível vitória devia significar aos olhos dos próprios que nela intervinham cair-se no caos, abrindo novo capítulo de desordem nacional»
A.O.S.

Pressagio?

Nuno Castelo-Branco disse...

A dois anos das comemorações do centenário da dita-cuja, a coisa promete. O Estoriador Rosas e os seus compagnons de route vão suar as estopinhas. SE houver comemorações. Como isto está... já não digo nada.

Anónimo disse...

Olha,já mui oiço dizer o seguinte:«Quando o Povo tá na fossa,até os cães lhe mijam em cima».
Há q perguntar:e quem são os ditos?
Tá bom de ver:os juízes,os maçons,os opus-dei,os polícias(os tais q são tantos ou tão poucos q,como já dizia,se não me engano o Prof.S.Franco,todos
-PSP+PolMunicipais+PolMarítima+PolMilitar+GNR+SEF+PJ+...
-
de"braço-dado",PERFAZEM O PERÍMETRO DE PORTUGAL!!!),os partidos e s/aparelhos de ratazanas,os governantes,etc...
só querem é passar uns anos bons a sacar o tutano ao povo e depois:Preparar um Taxão p/os Filhos e Gozar a Maior Reforma possível.
TUDO À CUSTA DOS CONTRIBUINTES.
Ter sentido de Estado?Ná,kéisso?Isso é mera prosa dos papalvos da SEDES...
E essa ASAE(!)não tem vergonha de se impor e ABATER tudo o que é pobre:pequeno comércio,gastronomia tradicional protuguesa,o tal POVO que tá na FOSSA,e faz VÉNIAS ao grande capital???
Pois é:Hj voltei a confirmar o que já há mais de 3 anos a VISÃO denunciou s/a negociata que foi p/o IKEA instalar-se em Portugal.Mas tudo ficou na mesma,como convém aos políticos,especialmente ao MinEconomia e/ou SecEstado q tutela o Comércio.
É assim:O cliente chega às caixas do IKEA e,antes ou depois de pagar,pede factura.Diz o(a)empregado(a):«ah,sábi é áli no balcão centráu;leva o récibo do caixa e lá ás mininas lhe passam a factura,Sinhóra».
Claro q lá fui pedir a factura de €5,99.E a cliente atrás de mim,fez o mesmo:factura de €91,99,maior-zinha!
Mas as mais de 70/80 pessoas das bichas das caixas não esteve c/essa "maçada":pagam e seguem p/o portão de saída,cansadas c/tudo o q têm de ver e percorrer dentro daquele edifício monstro.
Aqui está um País de Sócrates a crescer!Todavia,a permitir q os grandes grupos económicos usem e abusem da ECONOMIA PARALELA(a tal q representa mais de 25%do PIB),não facturando,não declarando proveitos,ou seja,FUGINDO AO FISCO,à grande e à sueca,nas BARBAS dos SrsPinho,Carrasqueiro,Castro-Guerra...e do Máior:teixeira dos Santos!
Que interessante:DO QUE TEMEM OS GOVERNANTES?NÃO TÊM C_ nem os cois__ no sítio,para obrigarem DE VEZ as GRANDES SUPERFÍCIES A EMITIREM,AUTOMATICAMENTE,PARA TODAS AS TRANSACÇÕES,AS RESPECTIVAS FACTURAS/RECIBOS, LOGO QUE OS CLIENTE efectua o PAGAMENTO NA CAIXA,heim?!?!?
Admite-se que em todo o lado e há anos,continue o cliente a pedir a factura qdo é a lei que obriga à sua emissão automática?
PORQUE É QUE NÃO ANDA ESSE "sr-pedante" da ASAE a controlar estes ladrões do fisco?Que granda pavão me saíu este "bigodes":só olha para os passarinhos(MASSACRA OS PEQUENINOS,mija-lhes em cima)e deixa voar os PASSARÕES,com quem festeja Fins-d'Ano nos Casinos a fumar XARUTOS(contra a Lei do Tabaco,ainda por cima).
Vamos a ter maneiras,oh seus palhaços!!!
M.Lino.

Anónimo disse...

PRIORIDADES

Ontem, ao comentar o tema em debate na Sic notícias, no programa "o expresso da meia noite", segundo o sr. Nuno Castelo-Branco, não dei a "devida" importância ao assunto em análise - o financiamento dos partidos - pelo simples facto de que não achei tão "importante".
Tenho princípios em que graduo os factos, pela importância que entendo devem servir as pessoas e, o que é importante para uns, pode não ser essencial para outros : são as prioridades.
Para mim, tem relativa importância se o sr. Paulo Teixeira Pinto veio embora do banco com os bolsos cheios de euros de uma instituição privada.
Não está em causa se a indemnização do 'homem' é do público ou do privado ; o que está em causa é o facto de que, os exagerados lucros do banco, foram obtidos pelas operações dos utentes, cujos custos foram "concertados" por todos os similares : isso, para mim, é o IMPORTANTE.
Se o cachorro do vizinho ladra sem parar e não dá descanso, a culpa não é do 'maldito' cão mas do seu dono : o cão não me deve respeito mas o vizinho sim.
Assim, embora considere e respeite a opinião do sr. Castelo-Branco, não deixo de continuar a lamentar o tema do "tal" programa e as "ferroadas" no PSD (podia ser outro partido, não está em causa).
Está na altura dos "podres" de cada um saltarem para os bate-papos, mesmo que os ditos podres sejam insignifcantes.
O MAIS IMPORTANTE para o cidadão comum é NÃO ouvir que amanhã vai subir o custo do pão, do leite, etc., etc. ; quer lá saber se o partido A recebe da empresa X ou se o partido B recebe da empresa Y !
O texto de O JUMENTO, segundo o meu ponto de vista, 'TOCA' e muito no que é IMPORTANTE.

O meu desagrado para a nota final : suponho que não foi devidamente «colada», foi inoportuna.
Não creio que, por aquilo que já comentei - e foi bastante -, tivesse ofendido alguém e, se alguma vez cometi essa deselegância, foi involuntàriamente : por isso, as minhas desculpas.

Anónimo disse...

O Nuno Castelo-Branco, neste e em comentários anteriores, resumiu com muita precisão o que era indispensável mudar a nível político em Portugal.
Mas sem uma mudança a nível social não se consolidariam essas reformas de fundo.
Para isso era preciso uma mudança de "espírito", que viesse das bases para o topo. Pôr cada português a pensar o que é que eu posso fazer para melhorar o meu País e não como é que eu me posso aproveitar da situação. Penso que foi esta a grande revolução dos povos do norte da Europa. Esta função cabe à Educação/Instrução, mas isso é um processo lento e adiado.
O que é rápido, actua no minuto e com a insistência consolida, é a acção dos media.
Não seria difícil aproveitar as telenovelas, que adormecem o povo e o tornam alvo fácil da publicidade e dos grandes interesses económicos estrangeiros, (pareço do PCP), que não nos dão nada, só levam, para através de situações "caso", porem as pessoas a pensar sobre os assuntos, a tomar decisões e a responder por elas.
A informação (telejornais)"conduz" as pessoas a deitar abaixo por sistema sem pensarem em soluções. Vai ao encontro da cultura popular, no seu pior.
Temos que exigir muito mais dos media. Eles são os verdadeiros educadores do povo.

Anónimo disse...

O «Estoriador» Rosas, ehehehe