8.12.07

IGUAIS?


«Entre iguais»? Qual é a bitola do senhor engenheiro? Até Durão Barroso conseguiu ser um bocadinho menos retórico no seu habitual e branco "bruxelense". Ao equiparar ditadores, entre o primitivo e o sofisticado, a dirigentes europeus, apesar de tudo, livremente escolhidos pelo "povo", Sócrates coloca-se de costas perante a imensa indignidade que é a vida da maioria da população africana. A Europa não está a dialogar com gente de bem. E fica mal a Sócrates este deslumbramento adolescente pelas "cimeiras", pelos "tratados" e pelos "acordos" para uma nota de rodapé na história. Ninguém na Europa lhe agradece o frete - o Portugal ultramarino está morto e enterrado e jaz simbolicamente nas outrora belas baías de Luanda e de Lourenço Marques - e África ignora-o pura e simplesmente. Nada ficará "melhor" depois desta "cimeira", como ele imprudentemente insinuou. Não há nenhuma alma caridosa que lhe explique porquê?

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu até diria que a "a cára de um é o cú do outro", ehehe

Anónimo disse...

Gostei muito da lapidar frase socratina: "Eu sou dos que acredito...".
Terá ele querido dizer que é "dos que acreditam"?
Por mim, recuso-me a acreditar que o primeiro-ministro do meu País é analfabeto.
Será que só me resta emigrar?

António Luís disse...

Esta cimeira só servirá para Sócrates ter mais uns (largos) minutos de exposição aos olhos do bom povo lusitano, que vê ali, o seu "grande e adorado líder" a presidir a uma reunião de "gente importante".
Sócrates acabará tão inchado de orgulho que não lhe caberá uma agulha pelo rabo acima.
De resto, Portugal, a Europa, África e o mundo não mudarão peva à conta desta "grande cimeira"...
Eu pelo menos não acredito nisso.

Anónimo disse...

Mas,mesmo que lhe explicassem,acha que este arrivista ignaro e boçal perceberia alguma coisa?

Anónimo disse...

Mas esse arrivista,boçal e ignaro,conseguiria compreender alguma coisa,mesmo se caridosamente explicada?
O seu exemplar e brilhante percurso académico aí está como resposta...

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves

Pensei que estava já vacinado! A questão deste fogacho é que o nosso primeiro-ministro faz tudo para ser um rapaz bem educado. Na "sua" casa quer receber e aparentar estar feliz com a presença dos seus convidados!! Eu, na minha casa, também gosto de receber e tenho imenso prazer em estar com a minha família e amigos. Mas, ao contrário dele, não convido quem não gosto. Muito menos escumalha.

Anónimo disse...

No meio de toda esta fauna africana até um doente psiquiátrico esteve presente na qualidade de "chefe de estado".
No tempo e no lugar de fazer-se uma Cimeira com os países africanos potencialmente mais próximos dos valores do Ocidente (eles próprios já bastante estragados por uma modernidade de misérias e decadência) preferiram esta paranóia inconsequente do «tout venant». O Mundo vai de equívoco em equívoco, até sabe Deus onde ...

Anónimo disse...

O prazo deste teatro todo, o da "pose" e "propaganda" socráticas, está a acabar: só falta um, o da assinatura do Tratado de Lisboa. Depois disso o Zé Pinto de Sousa vai ter de usar o diapazão p/afinar o concerto dos seua Ministroa inúteis, casmurros e inúteis e mostrar ao PR (e a Nós todos,claro...)como/quais resultados tem p/apresentar do s/programa eleitoral de vale2004/5. É que só tem um aninho p/se revelar autenticamente, uma vez que, o que vale, já nós todos sabemos.
Deixa-te de peneiras e volta ao Vale de Maçada,oh pinto!
Madona.

Anónimo disse...

Não tou a ver onde está a confusão,se recebemos o Bush pk não Mugabe??
Enfim só gente parva que não sabe o que diz.