31.12.07

A ESCOLHA


Não há como um dia depois do outro. E este não é excepção. O que é que continua?«Há na minha opinião três atitudes possíveis perante esta vida absurda. Em primeiro lugar, a atitude da massa, hoï polloï, que simplesmente se recusa a ver que a vida é um disparate. Os seus membros não riem, mas trabalham, acumulam, mastigam, defecam, fornicam, reproduzem-se e morrem como bois presos ao arado, idiotas como viveram. É a grande maioria. A seguir, há os que, como eu, sabem que a vida é um disparate e que têm a coragem de rir dela, à maneira dos taoistas ou do seu judeu. Por fim, há os que, e se o meu diagnóstico é exacto é esse o seu caso, sabem que a vida é um disparate, mas sofrem com isso.» Escolham.

Adenda: Citação de As Benevolentes, de Jonathan Littell (Dom Quixote)

6 comentários:

Anónimo disse...

Antes de ontem, 29, atou-se a uma varanda com uma mangueira pelo pescoço um miúdo de 18 anos. Tinha entrado este ano lectivo em ciências médicas e deixou escrito o desejo de ser cremado. Não havia drogas ali. Nunca houve. O pai é médico e o rapaz tinha uma irmã mais velha, também ela universitária. Aparentemente ninguém sabe de onde surgiu e como surgiu esta brutal violência contra si próprio. Numa pequena cidade, a consternação é geral e fica a pergunta :
- Mas o que é isto, meu Deus ?

António Luís disse...

Bom ano para si, João!
Abraço.

Anónimo disse...

A questão levantada, deixa-me com uma enorme angústia na escolha, porque eu, como português, sou essas 3 opções, e mais algumas, ao mesmo tempo!

Um Bom 2008!

VANGUARDISTA disse...

A vida é um grande disparate, por vezes mesmo com contornos de anedota, para ser vivida intensamente,ora a rir ora a chorar, com tudo o que nos é dado mais o que a ela , de positivo, vamos conseguindo juntar, nomeadamente, quando a partilhamos ou distribuimos.

fado alexandrino. disse...

Tem a ver lateralmente com o post.
A Dom Quixote foi comprada, juntamente com outras, por Paes do Amaral.
Mais um monopólio a caminho?

Anónimo disse...

Deixou-nos hoje alguém que disse qualquer coisa como isto:

"tudo me parecia uma estupidez: o país não ia mudar por causa de uma merda aqui no Carmo.O país não muda assim de um dia para o outro."

Foi Luiz Pacheco. Engraçado como não estava aqui muito longe do que talvez seja a verdade.
Que possamos aprender alguma coisa com a sua existência.