6.12.07

CAMINHOS


Através de um artigo de Baptista-Bastos e de uma conversa à mesa, cheguei ao conteúdo do primeiro programa da tv pública com Soares e Clara Ferreira Alves. A RTP levou a dupla a Paris onde o antigo exilado reviveu os lugares por onde passou, entremeado por comentários aparentemente despropositados (sigo BB) da jornalista envolta em casacos de peles. Há muito que Soares faz parte da paupérrima iconografia da democracia portuguesa. Ele, Cunhal e vaga e tragicamente Sá Carneiro, é o que existe. Nos militares, e por muito que isso custe aos jacobinos do regime e aos "soaristas" mais frívolos, haverá sempre Ramalho Eanes. Resmas de programas em praticamente todos os canais, têm sido protagonizados por Mário Soares, nas suas diversificades encarnações. Já estamos, por isso, bem servidos, muito obrigado. Todavia, talvez a RTP queira "redimir-se" e, por tabela, "recuperar" simbolicamente Soares como contraponto à iconografia salazarista em que a mesma RTP participou com o concurso da D. Elisa. Mário Soares nunca teria sido quem foi no país se não tem ocorrido Oliveira Salazar. Todos os "ícones" do "25 de Abril" são o outro lado da moeda cunhada pelo morto de Santa Comba Dão. Adubou-os a todos, sem excepção. Todos "cresceram" politicamente por causa de Salazar, muito mais do que apesar dele. O esquizofrénico resultado final do concurso da D. Elisa e da RTP, se calhar, não foi tão esquizofrénico assim. Quer Salazar, quer Soares, mostraram que efectivamente "o caminho se faz caminhando". Nem que se seja em sentido contrário.

12 comentários:

Anónimo disse...

Sim, mas fora isso o programa da RTP é mesmo muito mau e não pelo dr. Soares mas sim pela Clarinha. Que não acerta no que diz, no que veste, na maneira como anda e põe as mãos (vi-a com as maozinhas a segurar "as cadeiras", como diz o povo, numa boa parte do programa). É muito triste.

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves, parece-me que partilhamos a mesma admiração (ou será boa recordação?) pelo general Ramalho Eanes. Que é feito dele?
Um abraço

Anónimo disse...

Deviam mas era levar o dr. Soares à Venezuela...

Anónimo disse...

Salazar ganhou, mas sem a maioria absoluta. Convém dizer. Apenas 41% dos votos, como mostra a imagem. Por sinal, é o mesmo número de votos do qual dificilmente a direita portuguesa baixa.

Anónimo disse...

N�o vem a prop�sito deste tema,mas j� reparou num coment�rio de JABarreiros,no seu dele blogue,a prop�sito do livrinho da sr�M�nica sobre Ces�rio?

fado alexandrino. disse...

Não foi feita, nunca o será e provavelmente não poderia ser feita, uma análise aos votos que elegeram Salazar como o maior português.
Quero dar aqui a minha contribuição.
Votei nele, para votar contra Cunhal.
As outras figuras propostas eram simples figurantes.

Anónimo disse...

Olá JG,cuns diabos...não sei como perdes tempo e massa cinzenta a escrever s/essa "camaleoa",não de cabelo(ag está oxigenada)mas nos gostos por gente política:a Santanex virou Soarex!
Mete DÓ!
Ainda,talvez tenha mesmo havido um daqueles pedidos(imposições)especiais Soarex:
- p/PR,"obrigou" o Sócrates a carregá-lo às cavalitas;
- p/nos entrar pelos olhos e ouvidos a dentro(c/um programa na TV),"convenceu"a Camaleoa:ou fazes-me um programa televisivo ou deixas de fazer parte do"Juri do PP"!!!
Ou não será assim?
Não?
Então justifique-se oh solitária!
Marafada.

Anónimo disse...

O Dr. Soares é o tigre de papel da nossa democracia.

Tratado como um rei absolutista pelos media cá no rectângulo, ainda há pouco tempo foram arredados dois jornalistas que ousaram questionar os intentos desta casta na última campanha presidencial.

Por isso, todos os jornalistas se dobram em vassalagem quando o monarca passa ou quer arrotar, sendo a Clarinha apenas mais uma - por sinal, uma girl um pouco feiosa e suburbana, apesar do job.

A Clarinha já militou por muita e variada esquerda, e até pelo laranja, tendo sempre sabido retirar algum lucro - administradora da Expo com direito à oferta de um Land-Rover (só assim conseguiu livrar-se do pindérico Corsita...), directora da Casa Fernando Pessoa, ex-indigitada para a direcção do Diário de Notícias, etc..Mas nunca deixou de dobrar os joelhos ao velho César, basta relar "Emenda Revisited".

Tendo começado no Correio da Manhã por cunha do tio Mário, logo transitou para o Expresso com o apoio do mesmo.

Actualmente e apesar de apoiar Sá Fernandes, nunca deixou de ser simpática à família Soares. Por isso é bafejada, de vez em quando, com um prémio - além da habitual e caprichosa avença no jornal e na televisão de outro tio, o Balsemão, outro espertalhão que desde muito cedo percebeu que era melhor simpatizar com a família Soares.

Eu até simpatizava com ela até que a rica, insegura de si própria, pôs uma acção judicial a correr contra Vasco Pulido Valente por este não compreender as suas crónicas e ter perguntado se ela seria licenciada e por ter posto em causa o seu carácter por ela ter mordido em Santana Lopes quando este estava a cair e depois dele lhe ter dado a Casa Pessoa.

Existem más-línguas mais terrenas que me dizem que ela quer é a indemnização do VPV para poder trocar o Rover, que já está a ficar pindérico como o Corsita.

Quanto à RTP: fala a voz do dono (leia-se PS), e para eles não há mais ninguém que ajudou a cimentar a democracia que o Dr.Soares - qual Pires Veloso, qual Melo Antunes, qual Costa Brás, qual António Barreto????

Digo eu...

Saloio

Anónimo disse...

Cunhal,ícone da democracia portuguesa?...
Foi distracção,não foi?...

José Amador disse...

Meu caro João: é desta "pólvora" que este blog necessita: concordo plenamente que Salazar e Soares são as duas faces da mesma moeda como Afonso Costa era em relação ao ditador de Santa Comba Dão. Aliás, parece-me que estas três figuras foram os principais vultos da história política de Portugal do século XX por muito que se goste ou se deteste os personagens. Há dias, no programa "Câmara Clara", vi o Dr. Soares dissertar sobre cultura. É um senhor. Ninguém ousaria dizer, como ele o disse, que gosta de artes plásticas e de literatura mas que, quanto à música o seu ouvido não está para aí virado.
Teria o Engº Sócrates ou o Prof. Cavaco a coragem de dizer o mesmo? Obviamente que não. Os incultos tendem, por natureza, a esconder as suas fragilidades nestas matérias. Só se orgulham dos números.Daí não admirar o estado em que se encontra a cultura em Portugal.

Anónimo disse...

O que é que tem a ver um CARÁCTER Simples,Honesto,Coerente,Sensível, Firme, Patriótico e de Grande Estadista

com um carácter arrogante, desonesto, hipócrita, incoerente, insensível, apatriótico ?????

Porquê colocar em pé de igualdade Salazar e mário soares????

É quase uma blasfémia...uma heresia......

Carlos Medina Ribeiro disse...

As crónicas das quartas-feiras de Baptista-Bastos no «DN» podem ser lidas e comentadas no blogue onde ele as publica.
A que neste post se refere está [aqui]