15.2.07

O PAÍS DELE

Muitos comentadores excitados vieram aqui travar-se de razões com a história recente. Tudo por causa de Salazar. Pelo meio, naturalmente, apareceram os insultos costumeiros que bani. Dá-me ideia que não leram o que está lá escrito. Leram apenas o que a respectiva predisposição genetico-intelectual lhes permitiu ler. Não sendo manifestamente um democrata, Salazar, em cinquenta anos de vida pública, nunca enriqueceu de um dia para o outro. Pelo contrário. A documentação é de consulta pública. Hoje em dia, quaisquer meses numa sinecura pública dão direito a enriquecimento instantâneo, provavelmente lícito porque "democrático". Salazar perseguiu, mandou prender, exilou, louvou o "safanão dado a tempo", censurou etc., etc.? Claro que sim. No entanto, a mentalidade persecutória e mesquinha das "esquerdas" não os autoriza a ir demasiado longe nesta matéria. Pelo contrário, fui claríssimo sobre a natureza autoritária do regime. De lá para cá, apenas mudou a natureza do autoritarismo e dos pides. Agora é democrático e eles são democratas. De resto, tirando a Europa, alguns costumes básicos de civilização, a oportunidade histórica e o "equipamento social", o país é essencialmente o dele, porém desprovido da "recta intenção" de que falava o insuspeito António José Saraiva. E sem ela, não vamos a lado nenhum.

10 comentários:

todos disse...

Eu diria que "De lá para cá, no entanto, apenas mudou, no autoritarismo, a natureza oclocrática do dito."

Anónimo disse...

"A recta intenção" - ora é mesmo ISTO que falta aos políticos de hoje!!! E que SALAZAR possuiu sempre!!!

ESTA É A GRANDE DIFERENÇA - que o eleva a ele, Salazar, e inferioriza OS políticos DE HOJE!!!

Anónimo disse...

Tive d escrever isto a 1amiga e quero partilhar contigo JG:Sabes bem q eu nunca fui facha ou Salazarista.Ms tb nunca gramei a Comunice,pois sp axei q as maravilhas apregoadas eram só propaganda...e viu-se:ao fim de 70 anos,aquela trapalhada toda ficou às escancaras d todo o mundo.Mas, há medida q os anos passam e nós ganhamos maturidade política, ouvindo todos os vectores d Opinião/Comunicação Social(escrita,TV e Audio. nacional e internacional)o mundo torna-se uma aldeia:sabe-se TUDO "just in time" desde as guerras à investigação.Então,cedo percebi q todos os regimes são MAUS!Porquê? Porque o PODER corrompe,sejam eles d q cor política forem.Na História sp se gravou a voz ds vencedores. Ms qdo os anos passam e se ganha distância ds factos,tornamo-nos mais objectivos e desapaixonados.O que retive p/mim são tão-somente os princípios universais e a convicção/ideial d BEM-FAZER.A tudo isso junto um valor Cristão Sublime:o primado do Amor-gostar d outro,do próximo!Esse próximo q tá tds os dias ao meu lado.Caso me sacaneem,apenas terei de me defender;pois,p/meu lado,não"atropelo"ninguém,não atraiçoo,nem uso cinismos.Pto, escolhi 1postura de "livro aberto":Honestidade+Ética a todos os níveis;Defesa ds elos +fracos;Denúncia ds truks políticos;Solidadriedade c/injustiçados.Enfim,tudo o resto q mete poder/política,é sp igual/MAU,pq todos usam e abusam com igual grau d oportunismo;as formas e a propaganda é q podem mostrar figurinos diversos,uns + encantadores q outros.Daí as diferentes tácticas ds líderes,q umas vezes arrebanham as esquerdas,outras vezes as direitas.No fundo,no fundinho,tudo é +do mesmo:ROER O OSSO(povinho)ATÉ AO TUTANO,e qto + em proveito próprio,melhor!E s/isso NÓS(cinquentões)neste N/tempo-passado recente,tivémos a sorte d presenciar muitas transformações e diferenças(embora por vezes c/vergonha de as lembrar...):Salazar foi um técnico chamado pelos Políticos(Militares,na altura)p/pôr ordem nas Finanças e na Economia.E fez! O resto d Regime foi construído/maneatado por muitos outros PROTAGONISTAS.Esta lição só a entendi(c/alguma profundidade)há dias,qdo ouvi JNPinto,falar d vida desse estadista com o devido enquadramento histórico da Europa do S/tempo e do Império/Colonial,q herdou e q teve d assegurar.Foi claro qto aos s/métodos e regras p/governar senão abandonaria a missão d governar(e chegou a virar costas);Ainda assim voltou a ser chamado p/Políticos,mas c/"papéis"distintos:uns-Técnico,outros-Política...Depois dessa fase,parece q mais nenhuma elite(existe?)ministeriável,percebeu q é necessário ter em conta esta destrinça,na liderança de um Estado.Só assim haverá progresso no País.Bjs.FPD

Anónimo disse...

Como ontem o meu comentario não foi editado volto a dizer "Quem acha que Salazar foi um grande homem o Fidel é um Deus"

Anónimo disse...

“De resto, tirando a Europa, alguns costumes básicos de civilização, a oportunidade histórica e o "equipamento social", o país é essencialmente o dele, porém desprovido da "recta intenção" de que falava o insuspeito António José Saraiva. E sem ela, não vamos a lado nenhum.”

Quer dizer, João Gonçalves, tirando a vida real, o país é o mesmo. Ora pois, e La Palisse, não diria melhor. Ah, e de rectas intenções está o inferno cheio. E de ditadores monásticos, muito probos e alimentados a galinha caseira, também.

luis

Anónimo disse...

O Fidel é Fidel.....mas muito longe de Deus..aliás, o próprio Fidel nem O reconhece...

SALAZAR foi GRANDE, sim, muito GRANDE e, ao pé dos de hoje....nem sei que lhe diga......, augusto....

Anónimo disse...

Fui leitor regular deste blogue até ao referendo. Aí tornou-se infrequentavel. Regressei agora, e apanho outra vez com loas ao Dr.Salazar. Vou-me de vez.
Fique em paz no seu mundo de rancores.

Joao Galamba disse...

Caro João Gonçalves,

Do seu "De lá para cá, apenas mudou a natureza do autoritarismo e dos pides", gostaria que elaborasse um pouco o "apenas". Faz toda a diferença. Assim como está, não difere muito do mui taxistico "sao todos iguais".

AM disse...

Pois eu estou em pensar que é a sua "mentalidade mesquinha" (reutilizo as suas palavras para ver se não sou "banido") típica da direita trauliteira, que o impedem de compreender que os vícios da nossa recente e duramente conquistada (não o esqueçamos) democracia, são a pior de todas as herança do Salazarismo. Ou seja, que no essencial, as esperanças da revolução há muito se desvaneceram (se é que para a grande maioria alguma vez chegaram a existir...), e que (quer que diga em francês?) a merda é toda a mesma.

AM disse...

"De lá para cá, apenas mudou a natureza do autoritarismo e dos pides. Agora é democrático e eles são democratas."

Ainda assim um pequenito (como o portugal) "apenas", mas que faz TODA a diferença.