25.8.06

VIVER HABITUALMENTE


O país entra de fim-de-semana com um psicodrama às costas. Quando cheguei a casa, tentei perceber o que ia por cá e pelo mundo através da SIC Notícias. O "jornal das 7" deu-me, em vez disso, 5o minutos bem contados de bola. Não faltou praticamente ninguém. O sr. Major em directo, o sr. Dias Ferreira em directo para "comentar", uns senhores que eu não conheço mas que "presidem" ao "Leixões", ao "Gil Vicente" - aparentemente o autor do psicodrama - e ao "Belenenses" - que tem uma excelente piscina - e, para terminar em beleza e igualmente em directo, o sr. Vieira, do "Benfica", que já ontem tinha merecido minutos infinitos em todas as televisões. Os telejornais seguintes - SIC e TVI - abriram inevitavelmente com o mesmo psicodrama. E o "serviço público", que já estava a transmitir um jogo qualquer lá fora, começou com a mesma conversa. De tudo o que se disse, retive que o estádio do "Benfica" tem quatro balneários e que - explicou o sr. Vieira - os jogadores "entram todos pelo mesmo túnel". Embruteci instantaneamente: não sei como é que cheguei até à data sem saber uma coisa destas. Do psicodrama, entretanto, resultou que dois ou três jogos da "liga" e do "bwin" (parece que é esta a nova designação da "2ª divisão") ficam suspensos, o que retira o "brilho" previsto para o início da época da futebolada. Uma coisa é certa. São todos bons rapazes e os melhores aliados do governo. A bola é uma espécie de anestesia colectiva, administrada em doses suaves, por tudo e por nada. Em linguagem "salazarenta", a única que, pelos vistos, conhecemos, chama-se a isto viver habitualmente.

Adenda: ... e este homem gosta de futebol e já devia saber da "história" dos quatro balneários.

Adenda 2: São 22:30. Na SIC Notícias já perora, sobre o psicodrama, o bastonário da Ordem dos Advogados. Se o professor Cavaco não andasse aos figos, ainda era capaz de aparecer.

Adenda 3: Cerca das 23 h. Depois da bola, a RTP transmite uma tourada. Um mundo perfeito. E, desta vez, a cores.

7 comentários:

Anónimo disse...

"O Benfica no Domingo vai apresentar-se no Estádio da Luz para jogar a equipa que vai defrontar o Benfica já não é connosco", garantiu Filipe Vieira.

António P. disse...

Mas isto não é o Serviço Público ?
Ou seja tudo o que o maralhahl gosta ?
Se até um número significativo de Bçlogs de referência ( da esq. à dta. ) dedicaam "tempo de antena" porque não o deveriam fazer as TV's ?
Cumprimentos

Anónimo disse...

É assustador. Se se quiser saber alguma coisita mais sobre o que se passa no planeta, além dos podres que rolam sobre o esférico, tem que se ouvir notícias noutro idioma. E mesmo assim corre-se o risco de ver futebol substituído por cricket, por exemplo!

manu disse...

As televisões não reflectem verdadeiramente o que se passa. mas há uma espécie de ALIENS. os que vêm e ouvem outras coisas.

Anónimo disse...

Caro João, mas não vale a pena pôr esta cara feia no seu blog...

Anónimo disse...

Tanto quanto sei Salazar dizia que o povo gosta de viver como habitualmente não por causa da TV ou do futebol e sim como justificação para não haver eleições.

nohexagono@gmail.com disse...

O pessoal gosta de muita coisa. Conheço tanta gente que gostaria de ver porno às oito e meia da noite, que se calhar o melhor é diversificar a programação... para que todos gostem.
Fui ontem a uma biblioteca do centro de Paris, a BPI do centro Beaubourg. ( o detalhe é necessario para a explicação da historia). Existe uma secção de "Medias dans le Monde", com pequenas televisoes de distintos paises. Estao divididas por idiomas: BBC CNN English; CCTV Chinês,TVEi Espanhol... por ai fora. Sentei-me um pouco para ver o telejornal ( cuja emissão havia sido afectada por uma tal de Taça de Não sei de quê!!!). Estive uns dez minutos a ouvir falar de um tal de Gil Vicente. Ao lado, a BBC fazia um especial Libano, a TVE fazia o mesmo, a CCTV tinha um debate... queria mesmo saber como estava a coisa do Libano em Português, mas aquilo do Gil Vicente era REALMENTE IMPORTANTE.
Depois de uma repotagem de naciona... J.A. Carvalho anuncia que voltamos à sede da liga, onde o major tinha bué coisas fixes pra contar. E um aqui, armado em intelectualoide, a querer saber desse pais, o Libano...