19.8.06

O PONTAL


Quando Cavaco Silva era primeiro-ministro e presidente do PSD, passou inevitavelmente pela "festa do Pontal", o must algarvio da estiagem social-democrata. Foi numa dessas passagens que emergiu a figura do "homem do leme" que faria escola. Cavaco disse que o país tinha um rumo e que à frente do leme estava alguém - ele próprio - que era o penhor desse rumo. Mal ou bem, tinha razão. Na altura, para o país e para o partido ele era efectivamente - não obstante as patifarias de Belém - "o homem do leme". A mitologia em torno do Pontal foi, aos poucos, desvanecendo-se. Em 95, presidia Fernando Nogueira, houve concorrência com o PS de Guterres para ver quem tinha mais assistência. Porventura terá sido essa a última vez que o Pontal despontou politicamente. Daí para diante, fosse por que fosse, acho que ninguém tem a mais vaga memória do que lá foi dito e por quem. Este ano criou-se um pequeno drama, piroso, em torno da "festa". O organizador, o poeta algarvio Mendes Bota, lembrou-se, na ausência de Marques Mendes, de convidar essa grande figura nacional que é o autarca de Gaia, o dr. Menezes. Estavam previstos mais ornamentos que, atenta a conta em que se têm, prudentemente se afastaram. Refiro-me ao "herdeiro" mais ilustre do funesto "barrosismo", o dr. Morais Sarmento, e à "promessa" eterna e politicamente nula, o dr. António Borges. Realmente, com gente desta, o que é que o dr. Marques Mendes, estando, como se presume, de perfeito juízo, lá ia fazer?

4 comentários:

Anónimo disse...

Ou o PSD rebenta com o "centrão", assume politicas de direita a sério , ou vai ficando um partidozinho pois que os tubarões estão com o exemplo de Freitas debaixo de olho...

António P. disse...

Caro João,
Mas este acontecimento merece tanta prosa ?
E já agora e face a opções que tomou no texto, algumas perguntas :
1ª - onde está " poeta algarvio..."
não devia estar : " "poeta" algarvio.."?
2ª - onde está " o que é que o dr. Marques Mendes ,...ia lá fazer? " não devia estar : " o que é que essa garnde figura nacional que é o Presidente do PSD, o dr. Marques Mendes..."?
Cumprimentos

António P. disse...

ÚLTIMA HORA :
Segundo o "Público" on line o dr. Morais Sarmento desisitiu de ir à festa porque e cito:

" PARECE QUE HÁ AQUI UM BENFICA-SPORTING QUALQUER. PENSEI QUE FOSSE UMA FESTA NORMAL ".

Haja paciência. O PSD é candidato a descer de divisão.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Essa do "poeta algarvio Mendes Bota" é uma dupla ofensa: aos poetas e aos algarvios.