25.8.06

A TRANSPARÊNCIA OPACA

A ADSE, o subsistema de saúde da função pública, sofreu um aumento em algumas das suas tabelas, designadamente em matéria de meios complementares de diagnóstico. O aumento aconteceu pela calada do verão e entrou em vigor no passado dia 1. Questionado o ministério das Finanças sobre o acto, o mesmo "esclareceu" que o aumento já tinha sido anunciado... no "plano de actividades" da ADSE. Daqui para diante, para além do Diário de República - que, entre outras coisas, omite os vencimentos dos gestores dos institutos públicos, das empresas de capitais públicos e do Banco de Portugal, uma vez que são fixados por obscuros despachos simples do ministro das Finanças - o cidadão deve dedicar-se à leitura dos "planos de actividade" das direcções-gerais para saber o que lhe vai acontecer. É uma nova forma de transparência "pró-activa". Quer dizer, opaca.

2 comentários:

Anónimo disse...

E logo num governo que é tão bom no marketing e na publicidade.
Mas que desperdício guardar estes segredos de lã na caprina só para eles, sem os partilhar com os seus concidadãos. Então e a transparência?
Com este post, estou certo, o governo não vai insistir nesta estratégia de ocultação de algumas pérolas administrativas.

AM disse...

Depois queixem-se da "produtividade"...