10.8.06

O PAÍS DO PROFESSOR


À hora a que escrevo- primeira do dia - existem seguramente muitas pessoas que não vão dormir por causa dos incêndios. Num deles, seis ou sete bombeiros ficaram feridos. Este "país" não vai de férias em Agosto nem, muito provavelmente, em qualquer outra altura. Para ele o ano conta-se entre uma "época" de fogos e a seguinte. Todavia existe outro "país" que me aconteceu vislumbrar num zapping televisivo. Está sitiado em Vale do Lobo, uma resort chique do Algarve na qual decorre um "campeonato de ténis", um desporto assaz idiota para se assistir. Provavelmente a esta hora ainda a bola anda de um lado para o outro com muitos basbaques a observar, abanando-se e comendo gelados. Este "país", a seguir, vai dormir descansadinho nos hotéis e apartamentos da zona que amanhã é dia de praia. É o país do prof. Marcelo em todo o seu insuportável esplendor.

15 comentários:

Anónimo disse...

o ténis pode ser idiota, mas deu-nos o "Blow-up".

Creio que está perdoado!

João Carlos Silva disse...

Seja ou não adepto de ténis de exibição, seja ou não adepto das "lições" do professor, não vejo razão para não poder tirar umas férias enquanto houver incêndios. É a mesma lógica de não fazer uma ponte ou um aeroporto enquanto houver doentes em fila de espera. É demagógico e não leva a lado nenhum.

Bart Simpson disse...

também estou de acordo que estes campeonatos sejam insultuosos. por um lado, é uma elite que lá está descansadamente a olhar para uma bola que insiste em andar a pular durante três horas, por outro é o rio de dinheiro que se gasta num evento dsestes para inglês ver e, por último, se os incêndios fossem em Sagres ninguém estaria preocupada porque estariamuito longe...

Anónimo disse...

Mas qual é o problema de as pessoas comerem gelados enquanto veem umas bolitas a saltar?
Ainda não percebi qual a ligação que existe entre os fogos e os resorts de luxo. O que é que o cu tem a ver com as calças?
Qualquer dia dizem que os fogos são culpa da ministra da educação.
Não confundamos o que não deve ser confundido.
Em Cuba até há 2 moedas oficiais ...

Anónimo disse...

Torneio para inglês ver, transmitido na TV vá-se lá saber porquê... Ser o ténis é secundário, não se vingue nele que não tem culpa. Quanto aos fogos,para além do endémico desleixo nacional, a quem tem aproveitado??? Demasiado ruído, uma cacofonia para que não percebamos nada é o que é.

joshua disse...

O sorriso branco do professor e a sua infalibilidade falível analítica, agora de férias e ganhando bronze, entre uma bebida fresca e outra.

O caralho do pobre bombeiro, mamando fumo até pelo cu, lavando-se em suor e em desconfortos vários, apagando desidratadamente o que uns sádicos de merda ateiam para a sua obra aparecer na Euronews e quejandas em plena glória.

Eis um contraste dermatológico.

Eis porque sabe bem escrever, pensar o país a esta luz, para que se saiba que o prazer dos meninos bem, da nata da porra nacional, da gente lucrativa e esperta, tem o outra lado.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra, sé se for no sentido de que quem usufrui no que quer pensar menos é em quem pena por aí, no que querem pensar menos é em não pensar de todo.

Pois que as nossas palavras lhes sejam urtigas nas vergonhas.

(Dedico isto ao anónimo com sono: zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz)

Anónimo disse...

Continua amargo e infeliz, é verdade que a felicidade dos outros o aflige? Porquê? O que beneficiaria a floresta se não se jogasse ténis? Que importa os basbaques que gostam de ténis? A quem prejudicam? Se não houvesse "resorts" a floresta estaria mais cuidada? Os "beneficios" resultantes da praga dos fogos florestais seriam "melhor distribuidos" ou consegui-se-ia anula-los. Toda a gente ficaria honesta? Meu amigo é preciso um pouco maia que revolta contra "tudo o que mexe" para dar um contributo valido para a melhoria do estado deste ESTADO
E eu acho que é capaz, talvez com menos força e mais jeito....

Anónimo disse...

Concordo plenamente que o ténis é um desporto assaz idiota para se assistir, como aliás o são a maioria dos desportos, de raquete, de bola ou qualquer outro.
No Domingo último, na Marginal, vindo de Cascais, a polícia mandou-me parar assistir live a uns senhores vestidos de licra justa e cores garridas a perseguirem-se e a dar furiosamente ao pedal, para que um deles a final possa vestir uma camisola amarela... iccc! It doesn´t get any worse...
Tenho a honra de conhecer alguns bombeiros voluntários, que se dedicam à causa com tanta intensidade quanto às profissões respectivas, talvez mais até. Entre uma e outra, sobra-lhes algumas horas de descanso entre períodos diários de trabalho e meio dia de descanso semanal complementar. As suas vidas agitadas contrasta brutalmente com a a modorra da assistência desse desporto em que os seus praticantes se sentam e descansam entre vários rest breaks. Se algum dia lhes perguntasse se queriam lá estar e a lamber gelados, ganharia enimigos para a vida...
Quem já esteve hospedado em resorts chiques no Algarve, sabe bem a privação de liberdade que são, com as suas regras comportamentais. São para quem são, unidades estivais de geriartria.
Quanto ao Prof. Marcelo e aos basbaques do país, qual a causa e qual o efeito? É o Prof. Marcelo que os faz basbaques, ou são os basbaques que fazem o Prof. Marcelo?
kk

Anónimo disse...

Ó João, você tirou férias em Cuba enquanto lavravam incêndios em Portugal e aconteciam outras calamidades? E esteve em algum resort para turistas? Ai ai...

Anónimo disse...

Olhe, existem casos em que o autor deve ter o direito de apagar comentários... também devia ter a honestidade de apagar determinados posts...

Que coisa, meu Deus!!!

Anónimo disse...

João?! Férias em Cuba... no pais das liberdades ... da honestiade ,, da verdade e dessas coisas... ? Falar é só falar não é verdade? e se fosse o Prof. a ir a Cuba ? AH:::

Anónimo disse...

Professor Marcelo, Grande Vidente em Portugal
Grande Espiritualista especializado na Astrologia, ajuda a resolver qualquer problema, difícil ou grave, como: Amor, Justiça, Impotência Sexual, Negócio, Afasta e Aproxima as pessoas amadas, Doenças, Vícios de Droga, Álcool e Tabaco. Se quer ter uma Vida Nova, contacte o Prof. Marcelo, o mais rápido possível. Lê a Sorte e faz Previsão do Futuro. Vidente, Médium, Curandeiro. Mau Olhado e doenças Espiritualistas.
Consulta na Presença e à Distância.
Pagamento só depois do Resultado.

Anónimo disse...

A essa mesma hora nas ruas de Lisboa, ante um calor insuportável, dois sem abrigo brigarão por um recanto mais fresco; talvez o calor não os deixe dormir antes das cinco.
Bem perto, senão mesmo no prédio por cima, alguém se diverte a tentar derramar o Prof. Marcelo - existem vias mais fáceis - através de um post.
Não sendo um memorável sessão de Shostakovich, o ténis apresenta um conjunto de técnicas e tácticas próprias, embates fervorosos e uma manada que tenta estar presente em local fotografável!!!

Anónimo disse...

Ò Sr. JG:
Propositadamente, estive uns dias sem aceder ao seu blog. Pensava eu que deveria ser por simples coincidência (cada vez que eu lia alguma coisa, em 80% dos casos acontecia) esse seu ódio (não consigo encontrar outra palavra que defina o que mostra quando escreve) por tudo quanto emanasse deste Gov, pelos seus ministros, pelo primeiro ministro, por MRSousa e até pelo 25 de Abril (peço de antemão desculpa se estou, neste e só neste ponto, a ser injusto) - estou a lembrar-me da "raivinha dos dentes", a propósito da Ponte sobre o Tejo - .
Hoje, ao ler alguns destes comentários (que o Sr. deixou, condescendentemente, "passar"), verifico que a maior parte deles estão em completo desacordo com o que diz.
Também eu.
Não me vou dar ao trabalho de comentar.
Pelo menos, uma coisa já ganhou: o desacordo de muitos.
Se o que o seu blog pretende é ter comentários, então está a ganhar a aposta.
Pela minha parte, não vou voltar a produzir comentários: penso que, de facto, não vale a pena.
Citando o comentário de "io" e que tomo a liberdade de transcrever parte ""é preciso um pouco mais que revolta contra "tudo o que mexe" para dar um contributo válido para a melhoria do estado deste ESTADO"".
A questão está, de facto, em saber se é isso que pretende.
Recomendo-lhe, humildemente, a leitura do livro " Um gestor, um minuto".

Anónimo disse...

É este o mundo que temos...ninguem se entende e todos se agridem.....

fiquem serenos e nao ateiem mais fogos :)