27.8.06

O DESERTO REVISITADO


Amanhã, o Presidente da República, já devidamente liberto da colheita de figos, promove um momento grave em Belém. Reúnem-se ele, o primeiro-ministro e o chefe militar das tropas para decidirem da presença lusa na UNIFIL. Como se sabe, a coisa balança entre uma (uma...) fragata, uma companhia "motorizada" e, inevitavelmente, o nada. Aparecerão os habituais discursos da "necessidade da presença portuguesa", da "participação nos compromissos da União Europeia" e, se for caso disso, a própria batalha de Alcácer Quibir. De repente, as luminárias especializadas descobriram que a nossa "vocação", afinal, não é o centro da Europa, mas o Magreb e o Médio Oriente. Timor fica por conta de Nossa Senhora de Fátima e da dra. Ana Gomes. Há dias, o dr. Severiano Teixeira, cheio daquilo que ele tem de melhor, prosápia, indicava quatro "pressupostos" para o envio de portugueses para o Líbano. Ninguém, imagino, reteve nenhum. Cavaco devia colocar um ponto final nestas fantasias. Não é por estarmos aqui ou ali - ou a fingir, como em Timor - que passamos da cepa torta ou adquirimos "importância". No Líbano, como em geral em todo o Médio Oriente, a coisa é mesmo a sério. Ninguém vai lá estar em nome de qualquer solidariedade atípica e, muito menos, por consideração pelo sr. Annan. O "maria-vai-com-as-outras" meramente simbólico que se anuncia, custa dinheiro e, no contexto, não vale um tostão. Na hora da verdade, quem é que se vai lembrar da pátria que já foi de um rei que se perdeu - e nos perdeu - no deserto?

3 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi o Ministro da Defesa dizer que não temos quaisquer interesses estratégicos no Médio Oriente e que, se formos para o Líbano é, no contexto, de pertencermos à União Europeia.
Assim, seria bom que não eviesasse os factos, para tirar conclusões que podem ser legítimas na sua perspectiva e prosápia, mas que são destituídas de fundamento objectivo e real.
Tem que ter mais cuidado.

Anónimo disse...

E o Afeganistão? Como Vai? Já acabámos ou não com os terroristas? E a Bósnia. Como vão por lá as coisas?

Anónimo disse...

sim senhor, bom mas a Batalha dos Três Reis tem que se lhe diga, Allah falou grosso...

É a primeira vez que aqui venho, mas como tem Gore Vidal no cabeçalho e se eu tivesse de escolher um livro, um livro só, para me acompanhar algures para sempre, escolhia A Criação, virei mais aqui.

boas,

py