29.8.06

INDEPENDÊNCIAS

Este post do Paulo Gorjão chama, e bem, a atenção para uma mitomania da política nacional, os "independentes". Como qualquer distraído sabe, o verdadeiro independente acaba trucidado na primeira esquina da sua breve história, liquidado com um tiro no pé ou com uma facada nas costas. Para sobreviver, o "independente" tem que se "clonizar" dependente e, de preferência, ser o mais leal dos dependentes. Vem à baila, no post, o nome do ilustre presidente do Tribunal de Contas, o honorável Guilherme Oliveira Martins. Parece que tem uma nova lei orgânica para o seu Tribunal que muito o satisfaz. E, coisa extraordinária, anda, nesta fase da sua vida "independente", a descobrir coisas que nunca tinha dado por elas quando, anos a fio, esteve do "outro lado do espelho". É que se existe alguém cuja presença no regime é praticamente eterna, é Guilherme Oliveira Martins. Esteve no PPD, esteve na ASDI que "sangrou" o PPD de Sá Carneiro - e cujo principal resultado foi, juntamente com a UEDS do dr. Vitorino (sim , esse mesmo), ter conseguido diminuir a votação no PS por causa de uma risível aliança inventada por Guterres (já nessa altura, 1980, Guterres era um homem fatal) chamada FRS -, esteve com Soares em Belém, esteve como ministro de Guterres em várias pastas, desde Adjunto, Educação e, finalmente Finanças, foi deputado do PS, tentou ser ministro de Sócrates (quem não se lembra dele, ao lado do líder, à janela do Rato a acenar às poucas massas que foram lá festejar a maioria absoluta?) e acabou, agora, como presidente do Tribunal de Contas por indicação do referido Sócrates. Se isto é ser "independente", eu sou o macaco Adriano reciclado.

7 comentários:

Anónimo disse...

GOM está, enfim, a ocupar a cadeira de Sousa Franco, seu amigo e seu mentor. Tenhamos paciência...

Anónimo disse...

E antes ocupou o lugar de Helena Vaz da Silva, mas mal se deu por isso.

Anónimo disse...

"O Aspirina é objecto de um obituário aguardado com grande expectativa" - Kitéria Bárbuda in "O Fim de um Pasquim", Revista "Espírito", nº 24, 2006.

www.riapa.pt.to

Anónimo disse...

a acrescentar , caro JG que ele ainda se farta de assinar artigos ( pagos de certeza ..) para uma série de revistas e jornais , algo que acho que um menbro do tribunal de contas se devia abstrair.alêm de como já foi dito ser o presidente do CNC.resumindo:o homem gosta do tacho q se farta.como dizia Kissinger a propósito de Vasco Gonçalves,ele só não é do partido para não pagar as cotas....

Anónimo disse...

João Gonçalves,

eu já tinha saudades do macaco adriano.

Anónimo disse...

Relativamente a este ceráfico personagem, só se perdem as que caem no chão.

Anónimo disse...

seráfico, meu amigo seráfico...