13.3.10

PALAVRAS, PALAVRAS, PALAVRAS

Vejo, melancolicamente, a melancolia da dra. Ferreira Leite que se despede de um partido que nunca a mereceu. Quando ela sair, e com mais ou menos cabelos brancos, mais ou menos cabelinhos "à fosga-se", a plateia ficará cativa dos mesmos sobreviventes a tudo. Os botas, os relvas, os sarmentos, os arnauts, os ângelos, os ramos bombeiros, os autarcas e a pequena corte de chocolate que já não larga Passos Coelho. Há ilhas? Há. As propostas de Santana, o Rangel, algum Passos, mesmo. Falta, no entanto, alguém ou algo que ali entrasse e mandasse calar o povo militante. Alguém ou algo que explicassse que, dali para diante, não há pactos nem internos nem externos e que é inaceitável que o PSD, por culpa sua, deixe o país cobardemente cativo das estrelas, dos varas, dos lellos, dos junqueiros, dos silvas e dos lacões de Sócrates porque sim e porque "pec". De um e do outro lado, é tudo muito mau. Cada congresso de um partido, seja ele qual for, é mais um requiem por esse partido do que outra coisa qualquer. Fui militante do PSD mais de vinte anos mas só aceitaria voltar a ser militante de um partido se este me prometesse uma ditatura e não "unidade" e folclore transmontano. Só um partido que defenda o fim deste regime mereceria vaga atenção. O resto é palavras, palavras, palavras. Estamos fartos de Hamlets dos quais a lei da morte nunca mais nos liberta.

11 comentários:

joshua disse...

Sou completamente pelo fim de este Regime. Cínico PS e Sonso PSD cevam-se dele obstinadamente, tubo-ensaiando os primeiros em Gente de Carne, na Educação, nos caça-votos RSI e outros esquemas socialóides.

Décadas a legislar contra o interesse geral. Décadas de devorismo, absolutamente aprimorado no consulado perpétuo do Primadonna Sócrates. Nenhum deles me merece o menor respeito ou a mais ínfima atenção.

Anónimo disse...

Na minha opinião este texto do dr João Gonçalves merece o vasto silêncio da reflexão muito mais do que o ruído de quaisquer comentários. Ao que tudo isto chegou !

De nihilo nihil disse...

Caro Dr. João Gonçalves,
Não posso estar mais de acordo. Nunca fui militante mas observo, com simpatia, este partido desde o seu início. Talvez sinta mais que muitos dos seus militantes e talvez por isso fico surdo de ouvir, como diz, tantas palavras, palavras, palavras.

Anónimo disse...

Pedro Passos Coelho acabou por se conseguir destacar nos corredores. O "discurso" sobre Manuela Ferreira Leite à saída do discurso inicial é notável pela pulhice com que invoca o passado recente da senhora. Pobre partido quem tem um candidato destes nas suas fileiras. É maus demais e acaba por provar que caso Passos Coelho não vença não tardará e voltará a ajudar a denegrir o partido perante a opinião pública. A cena da entrada em que tira o casaco e alguém lho vem apanhar nas costas já diz tudo sobre o teatro que se pode esperar.

Anónimo disse...

Lamento mas Manuela Ferreira Leite é um exemplo do pior que tem o PSD. É só olhar para os factos incluindo o seu percurso, a sua desonestidade política, outros usarão as palavras flexibilidade e esperteza para a mesma coisa... a que vai desde "arrebentar com o estado" a defender o estado com está, a única alternativa é aumentar os impostos, os impostos não devem se aumentados. Tudo numa questão de meses ou semanas.

lucklucky

Anónimo disse...

Aceitemos o que a maioria decide.Os votos e que contam e nao a opiniao de minorias.Para isso e que tivemos o 25/4. Precisamos sangue novo,ideias novas e democraticas.So o Soares endireitava isto.

manuel pessanha disse...

Quem pede sangue novo e invoca o Soares está definido: quer mais do mesmo para o PS. Cheira a boy que tresanda...

Observador encartado disse...

Acho que o Anónimo das 5:07 PM não se refere ao Soares, Mário, mas ao Soares, Rui Pedro.
Deve ser isso.

Anónimo disse...

Mais dissera e mais acertara.
Sempre votei PSD até ao dia em que me apercebi que este partido era igualzinho aos outros do sistema. Este regime está completamente podre. É necessária uma mudança total de regime e com a maior urgência possível.
O Congresso? Como diz e bem, são palavras, palavras, palavras. Palavreado oco e repetitivo que promete que tudo vai mudar... para depois voltar tudo ao mesmo.
Parabéns pelo seu escrito.
Maria

M.Abrantes disse...

Excluindo os seus desejos de ditadura (onde é que a viu ou vê funcionar, sem gerar um rol de vícios, atentados, atropelos, e deboche da clique no poder? alguma vez chegou a casa de carro e deu uma volta ao quarteirão para ter a certeza que outro carro, estacionado perto da sua porta, não era da PIDE? o meu pai fê-lo bastantes vezes. era um professor primário, sem nenhum tipo de poder político; apenas tinha uma opinião) tudo o resto começa a parecer sentimento comum.

A culpa de Sócrates acaba onde começa a do PSD. E esta última parece nunca mais acabar.

Anónimo disse...

Agora não temos os carros da PIDE, mas temos os da ASAE, dos inspectores das finanças, do ambiente, da segurança no trabalho, da certificação energética,..., ladrões de automóveis, vendedores de droga, carteiristas,...
Continuamos a não ter lugar para arrumar o carro à porta, mas dormimos muito mais descansados.