17.9.09

UMA NOVA REPÚBLICA CONTRA CEM ANOS DESTA


No Liceu Camões - uma casa respeitável onde, por exemplo, ensinaram Mário Dionísio e Vergílio Ferreira - o regime decidiu prodigalizar uma "sessão de apresentação" das nefandas comemorações dos 100 anos da República. É preciso fazer um distinguo. Não vá dar-se o caso de os meninos e de as meninas pensarem que há algo a comemorar. A 5 de Outubro de 1910 foi implantada uma ditadura de um partido, o PRP, depois Partido Democrático, que acabou dirigido por alguém - Afonso Costa - de quem Salazar viria mais tarde a dizer "fosse o dr. Afonso Costa um vulto nacional ...". Não era, de facto. Por isso essa "república" acabou como acabou. Com outra ditadura. Ser republicano - e eu sou visceralmente republicano - é outra coisa que ultrapassa a trivialidade de não ser monárquico. É, por exemplo, eleger o Chefe de Estado e conceder-lhe poderes de liderança institucional do regime. Qualquer coisa como uma Nova República.

10 comentários:

Anónimo disse...

Você não é republicano porque você não é coisa nenhuma. Você não existe.

Anónimo disse...

Há muito que não lia algo tão verdadeiro.

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Caro João Gonçalves: em 1926 iniciou-se uma «nova república»... e veja no que deu; em 1974 iniciou-se outra «nova república»... e veja no que está a dar. Pense bem, seja honesto consigo próprio... e chegará à conclusão inevitável de que só com a Monarquia é que se poderá aproveitar o (muito pouco) de bom que a Res Publica tem.

Francisco disse...

pode dizer de onde é que é a foto? obrigado!

Nuno Castelo-Branco disse...

Nova República? Já tivemos a República em 1910, a república Nova de Sidónio, a República velha em 1919, a República do Estado Novo e esta... Agora, João, dizes querer a Nova República exactamente com a gente que ajudou a presente a descambar "nisto"? Realmente é desesperante, com ou sem escutas... ;)

Maria Menezes disse...

Será que os republicanos nã lhes entra na cabeça que com esta república ou outra que venha, não vamos a lado nenhum?
Cabeças duras realmente! Nem a comparação com as Monarquias europeias lhes serve de exemplo? Bolas, que é demais!
O governo português transfere para a presidência da república 16 milhoões de euros enquanto o governo espanhol transfere para a Casa Real de Espanha 9 milhões de euros. O que a república portuguesa gasta, dá para sustentar quase 2 Casas Reais Espanholas.

Pois é, são uns coitados porque durante 100 anos houve uma campanha anti-monárquica e foram na onda dos republicanos!!!

Chega de presidentes a prazo! EU QUERO UM REI!

Johnny Fogaça disse...

"Ser republicano - e eu sou visceralmente republicano - é outra coisa que ultrapassa a trivialidade de não ser monárquico. É, por exemplo, eleger o Chefe de Estado..."

Não querendo abusar do frágil estado da sua saúde gastrica, pedia-lhe, se fizesse o favor, de nos dar mais um exemplo para além da eleição do Chefe de Estado (que não é necessáriamente uma vantagem). Basta um. Não peço mais. Não quero abusar.

Anónimo disse...

O senhor só pode ser doido! Mais uma? Mas como podemos ter algo que não existiu?

João Gonçalves disse...

Francisco: a foto é do dia em que François Mitterrand tomou posse como PR francês, em 1981, na entrada do Panteão.

Anónimo disse...

Na Europa actual, as monarquias têm apenas um poder simbólico de representação do Estado.O Rei não tem qualquer poder de intervenção na coisa pública tal como em alguns países republicanos onde o poder assenta no governo saído de eleições parlamentares.
Uma República presidencialista para Portugal, tal como acontece em França? Talvez fosse uma das soluções para a resolução de alguns problemas da governação do País.