26.9.09

LEITURAS PARA O DIA DE REFLEXÃO -1


É um texto fundamental do historiador italiano (de história económica) Carlo Cipolla. Vem num livrinho editado pela Celta, Allegro Ma Non Troppo e são as Leis Fundamentais da Estupidez Humana. Importantes porque o respectivo "vírus" propaga-se com mais facilidade que o da gripe porcina apesar da proveniência ser idêntica. Estas "leis" podem ser comprovadas lendo posts de alguns blogues. O facto de alguns autores serem eminentes "académicos" em nada altera a substância da coisa. Pelo contrário.

1ª - Cada um de nós subestima sempre e inevitavelmente o número de indivíduos estúpidos em circulação.

2ª - A probabilidade de uma certa pessoa ser estúpida é independente de qualquer outra característica dessa mesma pessoa.

3ª - Uma pessoa estúpida é uma pessoa que causa um dano a outra pessoa ou grupo de pessoas, sem que disso resulte alguma vantagem para sí, ou podendo até vir a sofrer um prejuizo.

4ª - As pessoas não estúpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas estúpidas. Em particular, os não estúpidos esquecem-se constantemente que em qualquer momento, lugar e situação, tratar e/ou associar-se com indivíduos estúpidos revela-se, infalivelmente, um erro que se paga muito caro.

5ª - A pessoa estúpida é o tipo de pessoa mais perigosa que existe.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ai que você é perigoso...

S.C. disse...

Qualquer pessoa minimamente inteligente tem, inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde, dissabores causados pelos estúpidos com quem se cruza. E tantos mais quantos forem os invejosos que a rodeiam. É assim!

Mani Pulite disse...

OS ESTÚPIDOS COM PODER E SEM ESCRÚPULOS SÃO OS MAIS PERIGOSOS.

joshua disse...

Aferiremos amanhã mesmo a percentagem e o grau de periculosidade de esses espécimes.

Anónimo disse...

Tem graça que, ainda hoje, disse de mim para mim que se votarmos maioritariamente no PS e no Sócrates, é porque somos um povo estúpido. Só pode !