23.9.09

"TODAS AS COISAS DIGNAS DE ATENÇÃO SÃO TÃO DIFÍCEIS QUANTO RARAS»*


«"O animal defende a queima de livros", terá dito Carrilho para Amado, ministro dos Negócios Estrangeiros e diplomata atento aos pormenores, como aquele de conseguir distinguir o centro de detenções de Guantánamo da base militar de Guantánamo. "De acordo, de acordo. Mas só os escritos por judeus...", terá respondido o rigorista cofiando a barba. "Além disso, andamos a ver se o Egipto nos dá uma mãozinha para entrarmos no Conselho de Segurança... Imagine o prestígio que isso traria a Portugal!" E foi quando Carrilho suspirou, lembrou-se do Heine e teve saudades da filosofia moral de Kant.»

Meditação na Pastelaria

*Spinoza, Ética

6 comentários:

FNV disse...

Fiz a recensão desse livro há muitos anos ( para uma revista do ISMT).

Anónimo disse...

É triste de facto que não se vote por convicção mas por interesse e, neste caso, um interesse completamente ridículo que era apoiar o candidato egípcio a troco de um eventual apoio do Egipto na entrada de Portugal como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU. Face à discordância manifestada, Carrilho só tinha uma opção: demitir-se de embaixador da Unesco o que, infelizmente não fez. É que
Carrilho está, em primeiro lugar, a representar Portugal e o governo português.

António Viriato disse...

As intervenções do MNE Amado, mal-amado ou mesmo desamado, por certo, de grande parte dos seus compatriotas, que não têm culpa de o sofrer no cargo,ao lado do PM em campanha eleitoral desembestada, deixam qualquer um espantado com a dimensão dos dislastes proferidos.

E havia quem o considerasse do melhor estofo político-cultural existente no governo Sócrates.

Que enorme decepção : até o vimos e ouvimos a falar da Ibéria, como se de uma entidade política se tratasse.

Peça lá ao Medeiros Ferreira que faça a este ainda MNE a caridade de umas noções de Política pura e no balanço também de Geografia, para não misturar conceitos.

Boa sorte para Domingo.

fado alexandrino. disse...

Não quero ser desmancha prazeres mas Carrilho tinha tido mais honra se se demitisse, assim equivaleu-se a um acto romântico.

João Sousa disse...

Estive a ler o artigo de Bernard Henri-Lévy sobre o senhor Hosny que o I publicou. A razão para tão grande interesse do governo de Sócrates nesta eleição deve estar expressa neste parágrafo:

"Além disso, como se tal não bastasse, (Farouk Hosny) lançou-se recentemente contra bloguistas, utilizadores do Facebook e outros internautas, publicando uma lei, a ser promulgada no Egipto, que prevê a pena de prisão em 'caso de utilização abusiva da Internet'."

Ana Cristina Leonardo disse...

Obrigada pelo link.