20.8.09

UM GUIÃO


Um especialista em televisão prepara um "novo guião" de telenovela. Temas e personagens? «Coisas sem sentido e sem significado», «profissionais da ligeireza«, «reacção empedernida, fortemente serventuária e servil», «apressados professores da social-democracia», «garantir lugares, tachos e promoções pessoais»,«pretensa independência (que) não passou da dependência conveniente para se servir», «a intriga e o lamber de botas a qualquer dono, desde que estejam servidos», «trolhas da política», «servir até ao tutano dos ossos», etc., etc. Tudo na base do "serviço" embora não se saiba bem a quem. Depois há alguém que assumiu «o compromisso com o PSD» (uma nebulosa que ora não serve, ora serve e da qual a personagem se serve num extraordinário exercício de transformismo e de esquizofrenia políticos cujo copyright já está devidamente registado no Largo do Rato) e que o vai levar «até às ultimas consequências». Todavia não se consegue perceber quem é (ou seja se é uma personagem real ou um invertebrado a braços com Sigourney Weaver que aparece como artista convidada e especialista internacional em caça a "aliens") o que torna a trama mais saborosa e garante audiências dos sete aos setenta e sete anos podendo sempre ser seguida no Magalhães. A tal personagem-mistério deseja «uma prática política clara, transparente, sem suspeições» e, para o efeito, descerá dos céus numa cena com efeitos especiais que envolverá Carolina Patrocínio, Miguel Relvas e um TGV de papelão. Todos vão «nadar num pântano» falso criado para o efeito nas bordas do Tejo ressequido de onde pregarão «a pureza», isto é, conseguir «albergar o que de melhor existe na sociedade portuguesa e, ainda, parte dos oportunistas que se repartem pelos restantes partidos.» Depois a personagem-mistério cala-se, fica envolta numa «tempestade de mesquinhez» sintética que ela mesmo lança com o bafo e, num episódio final repetido quatro vezes a pedido de várias famílias escalabitanas, desaparece no justo anonimato político de onde a nunca deviam ter retirado. Fim.

5 comentários:

Anónimo disse...

O que é espantoso é nenhum jornalista se perguntar quem é Miguel Relvas, como é que fez carreira e como é que enriqueceu, sendo uma completa nulidade política a não ser como intermediário para os negócios de Tomar. Qual é o valor do Relvas na assembleia? Nenhum. Só serviu para "controlar" o DN para o Passos Coelho e trabalhar para ele. A coisa é tão absurda que ninguém tem lata para o comparar ao Pacheco Pereira, que só é mal visto nalguns círculos locais porque não serve para as negociatas do Relvas, Angelo, Passos Coelho e da Maçonaria do Moita Flores que dão de comer a muita gente no partido. As pessoas de cá e que não estão na gamela conhecem-no muito bem ao Relvas.

João Carpinteiro disse...

A propósito de guiões e de telenovelas, convém recordar a lavagem que foi feita ao caso Casa Pia aquando do folhetim dos «ballets roses», ocorridos no tempo do Dr. Salazar. Só que o autor do dito folhetim esqueceu-se de um pormenor nada dispiciendo: é que os intervenientes daquelas pedofilias de antanho, ao contrário dos actuais, não foram promovidos nem a embaixadores nem continuaram a ser deputados ou a dar entrevistas. O Dr. Salazar, pura e simplesmente, fe-los desaparecer. A estes, sabemos o que lhes aconteceu, ao passo que aos outros, os branqueados em telenovelas de fancaria, sabemos que ninguém os imortalizará na TV e que estão bem e recomendam-se. They live.

A. Pinto Pais disse...

Acabo de ler o texto dessa osga das moitas floridas e estou enojado.
Acho que se devia pulverizá-la com todo o dundum disponível no mercado.
Vamos lá ver se será o PSD o fazê-lo, como se impõe, ou se teremos de ser nós, os eleitores.

Mani Pulite disse...

O próprio faz o auto-retrato no artigo que publicou.Todos os vícios que aponta aos outros assentam-lhe como uma luva.Nem com um avental se consegue limpar.Só mesmo esfregando as Botas nas Relvas.

Anónimo disse...

Parece-me clamoroso que um 1º ministro entregue um Monumento Nacional a uma autarquia. Ninguém diz nada? Ninguém faz nada? Bom, será que o Monumento é propriedade de José Sócrates? Os Monumentos Nacionais são de Portugal e não de uma autarquia. Quem ytem a sua jurisdição? Bom estamos à espera que Mário Soares entregue os presentes que recebeu enquanto representante de Portugal no cargo de Presidente da República. Também ninguém diz nada, A Casa dos Bicos entregue a Saramago pela CML, como? É monumento nacional de vanguarda para a época, mandado construir prlo filjo de Afonso de Albuquerque em ponta de diamante. É nosso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!