20.8.09

O FIM DE UM CICLO


O admirável líder só aceita dois debates televisivos para as legislativas com Ferreira Leite. E mais um com os outros dirigentes com representação parlamentar, presume-se. Podia até nem haver nenhum. Sócrates não é tipo para "debates". É um solipsista que fala essencialmente dele e para ele. Sem encanto, imaginação, rasgo ou qualquer tipo de sofisticação. Lá onde o outro era uma "picareta falante", este é um falante que gosta de exibir picaretas. Está tudo explicado nos cartazes, nas inaugurações, no pó levantado pelas betoneiras em lugares imaginários com futuros improváveis e contas incertas para pagar. Na realidade, Sócrates só serviria de legenda num filme a preto-e-branco onde outros não passassem de meros figurantes. Cavaco, respectivamente em 87 e 91, não "passou cartão" a Constâncio e a Sampaio. Falava directamente com o país. Sócrates, pelo contrário, sabe que o país já mal o pode ouvir. Três debates não é uma exibição de força ou de segurança perante terceiros ou, no limite, perante o país. É apenas a demonstração pífia de um ciclo chegou ao fim.

6 comentários:

radical livre disse...

"ó sô deputado!" e não responde a nada.

"segundo fontes de belém" os debates estragam os momentos chavez.

ficam as contas para pagar
e a falta de vontade de trabalhar

Clara disse...

e que no entanto vai continuar, por falta de alternativa.

Anónimo disse...

Nas últimas legislativas o tique foi do mesmo estilo e nenhuma TV teve coragem de lhe guardar uma cadeira vazia. A questão é mesmo de carácter. Sócrates é uma personagem que se coloca acima de todas as outras e pensa que Portugal e a autoridade devem orbitar em torno da sua pessoa. Descambado para outro género o Vale e Azevedo tem o mesmo problema: pensa que ninguém lhe está a ver o filme. Vamos ver se as televisões organizam o calendário e a cadeira aparece vazia ou se o adaptam junto com o formato de acordo com a vontade do Senhor.

Mani Pulite disse...

Depois de Setembro vai ficar a falar sózinho agarrado como uma lapa ao trono de Secretário-Geral, ultima tábua de salvação que lhe resta.

fado alexandrino. disse...

A propósito de betoneiras e pó, fui ontem ao Terreiro do Paço.

É incrível como conseguiram pôr aquilo em Agosto, o mês do turismo.
As fotos estão no meu blog.

Anónimo disse...

Se Manuela Ferreira Leite falar de improviso na televisão, por exemplo em debates seja contra quem for, é o fim de nós todos e maioria absoluta para o grande aldrabão.