10.8.09

OURIÇOS E RAPOSAS


A estação parva, quando lhe dá para ser parva a sério, é inimitável. À força de não haver mais nada a dizer ou a fazer - porque o famélico país preferiu esquecer aquilo que o PS lhe garante apenas nos cartazes da propaganda e foi a banhos até meter as criancinhas nas escolas e nos infantários à espera que se constipem para haver notícias - os meus amigos do 31 da Armada terão "restaurado" a monarquia nos Paços do Concelho, em Lisboa. Alguém colocou uma bandeira azul e branca na varanda da Praça do Munícipio porque sim, tipo "apanhados" contra o dr. Costa. O incumbente e, presume-se, Afonso, o ditador da 1ª República. Isto quer dizer duas coisas. A primeira, confirma o que já suspeitava. Que o dr. Costa não existe enquanto presidente de Câmara. A segunda, que não é por muito hastear tecidos azuis e brancos que a monarquia regressa. Não regressa. Apesar de tudo, uma nova república, presidencialista, será sempre preferível a quaisquer laços de sangue mais ou menos patrióticos. É que se "sai" um imbecil, não se pode tirar.


Adenda: Ainda no 31, há um post sobre galinhas e raposas a propósito de Ferreira Leite e do PSD. O post revela - como se ainda fosse preciso - a pobre cabeça do autor. Não tanto pelas analogias e citações como pela circunstância de comparar um dos ídolos políticos do dito autor - o "jovem" Passos Coelho e os seus prendados acólitos - a raposas. Teria sido melhor recorrer aos clássicos e à fábula de Arquiloco. Se calhar Ferreira Leite sabe uma coisa muito importante que estas desgraçadas "raposas" desconhecem. É só dar tempo ao tempo.


Adenda2: Nunca imaginei poder vir a fazer um link para o Luís Raínha. Mas, confesso, só o intervalo de riso que ele provocou no meu privativo deserto de Agosto, merece-o.

10 comentários:

João Amorim disse...

caro João Gonçalves

E já consegui "tirar" os "imbecis" que nos tem governado e presidido?

radical livre disse...

dei comigo a estudar as 7virtudes ao ler nas epistolas do ibério Séneca
«otium sine litteris mors est et hominis vivi sepultura»

para aturar estes "biltres" recoomendo:
caridade
paciência

em alternativa um pontapé no fiófó

Anónimo disse...

Quer uma lista de atrasados mentais que foram presidentes? É deveras impressionante e olhe que alguns estão bem perto e custa(ra)m bem caro. Bem haja o 31 da Armada. assim é que é. Mas tem razão, a CML só pode ter colaborado nesta acção. É impossível acreditar que seja possível ali entrar, fazer o serviço e nem sequer ser reparado. Incrível para uns e genial para a maioria.
Pedro L.
Lisboa

Blondewithaphd disse...

Que fastio, santo Cristo! Já enjoa esta historieta pateta da pseudo-restauração. Arre!

Hugo Morgan disse...

Não viu, devia estar a polir a chamuça

joshua disse...

João, plebiscito para pôr e para tirar Monarquias e Repúblicas. Repúblicas e Monarquias impostas por elites ferozes e sanguinolentas, à revelia da sensibilidade geral desprezivamente considerada, isso é que nunca mais.

Guedes disse...

Desde que se considerou "líder do PSD na sombra", Passos Coelho mais não fez do que enviar setas envenenadas a MFL, numa atitude política do maior cinismo. Quando MFL era - e é - atacada brutalmente pela gente do admirável líder, Passos Coelho nunca foi solidário com ela. Pelo contrário, com tiradas cínicas, colaborava nesse jogo, pensando que chegaria mais depressa a líder. Deveria ter aprendido alguma coisa com os resultados de 7 de Junho, mas como é um ambicioso, nem todos estão dispostos a aturá-lo e aos seus amigos, como esse agente socretino Pedro não sei quê Lopes.

Mani Pulite disse...

A grande especialidade das raposas é a pilhagem dos galinheiros.Os pilha galinhas também vão ao leite se necessário e os contribuintes não escapam em qualquer circunstância.Liberalmente, pilham e parasitam tudo o que mexe começando por listas e quotas.A única utilidade que possuem é a pele para os casacos e as samarras,depois de bem esfoladas.A variedade de raposa Ibérica conhecida pelo nome científico de Passus Subrepticius é particularmente taiçoeira.Morde sempre e sempre pelas costas.É bom ter um robusto cajado ou um martelo de ferreiro à mão quando andam por perto.Curiosamente, estas raposas são o pet favorito dos Gorilas no Reino da Macacada.

Daniel Santos disse...

O que se devia passar era a discussão sobre o que temos e o que gostaríamos de ter, não um "Erguemos a bandeira em publico."

Xico disse...

Joao Gonçalves
A escolha entre regimes monárquicos ou republicanos passa pela ponderaçao de vários prós e contras e do interesse real para os povos em concreto na escolha desses regimes.
Diabolizar um em favor de outro, como se pretende fazer ao comemorar o 5 de Outubro é do mais estúpido que conheço, porque a Europa comunitária demonstra bem o contrário!
Essa do imbecil que ninguém pode tirar é dos piores argumentos que se pode ter contra a monarquia até porque não é verdadeiro.
Por mim o regime pode ser republicano ou monárquico, desde que ambos sejam democráticos. Por isso não posso aceitar que se gastem dinheiros públicos a comemorar uma data fatídica para a democracia e para a Liberdade, como foi o 5 de Outubro.
Quanto à bandeira só tive pena que tivessem tirado a do município, porque a que lá puseram é pelo menos esteticamente mais bonita e correcta. Como dizia Pessoa, juntar duas cores sem uma cor de metal a dividi-las só pode dar em fealdade!