31.12.08

UM MAU ANO - 2

Se existiu coisa ruim no ano que termina - e, por causa das eleições que se avizinham, é de esperar o pior - essa coisa correspondeu à degradação da noção de informação, mais prosaicamente, de comunicação social. Salvo honrosas e pontuais excepções, a qualidade do que "comunica a comunicação social" redundou por não ter tido praticamente qualidade alguma. Informar não é produzir fretes. Informar não é massajar o ego do poder esteja ele onde estiver. Informar não é opinar de acordo com qualquer interesse de circunstância. E, sobretudo, informar não é manipular a ignorância alheia que é muita e pode pouco. Podia desejar melhoras. Podia mas sei que não vale a pena. Até há blogues que, voluntaria ou involuntariamente, são uma espécie de longa manus de outras coisas. Pior do que a má informação é a informação que se auto-mutila ou que se "vende" por precários pratos de lentinhas. Na sua deliberada inconsciência, esquece-se que, mais tarde ou mais cedo, será a primeira vítima da própria pusilanimidade. E entre liberdade e pusilanimidade, nunca se deve hesitar.

12 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Ora e se há blogs "por aí", cujos autores andam a ver se conseguem fazer parte da lista de comensais! Se há!

Anónimo disse...

Tá bem João. Mas olhe que, e você está farto de saber, cada vez vale menos a pena chover no molhado. Ó homem que quer que lhe diga ?! A verdade é que a "informação", respectivo tratamento e tal, não faz mais que estar adaptada ao mercado consuminte, e o resto são fados. Suba 2 graus a qualidade da coisa e a malta não percebe. Ouça qualquer catedrático, director geral, presidente de câmara, alto funcionário ou quadro superior de um partido e logo percebe porquê. Ó homem, a informação que existe é a fruta da época. E não há nada a fazer. De resto num paizeco onde a música clássica é "música de mortos" e para dar uma de fino se ouve violinos de Chopin, você estava á espera de quê ?!

Desejo-lhe um excelente 2009 João (eu sei que vai ser difícil, mas mesmo assim) e vou tentar chateá-lo menos com aqueles posts que você corta sempre

Anónimo disse...

nunca se esqueçam que vivem numa república socialista, para socialistas, resultante duma revolução socialista.
montaram o gulag para os restantes. à entrada pode ler-se a inscrição nacional-socialista «o trabalho torna-nos fortes».
o pr vai continuar a levar pontapés porque é um penedo na auto-estrada da cegueira e loucura

radical livre

Anónimo disse...

O que de mau houve em 2008 foi a manutenção da canalha partidária.
Acabe-se com os partidos; que cada círculo eleitoral escolha o seu representante no Parlamento, que fará a defesa dos seus legítimos interesses, e verão como isto melhora, porque deixará de haver benesses partidárias e desaparecerá o compadrio.
O conhecimento que tenho adquirido através dos livros de história tem provocado em mim uma fobia aos partidos políticos, cada vez mais acentuda.
Rui Ramos, no livro D.Carlos, do Círculo de Leitores, dá-nos um panorama do que tem sido, mas que, infelizmente, cotinua a ser, a actuação nojenta dos partidos políticos.
Acabe-se com os partidos políticos, já!

Anónimo disse...

Mas há, ainda, a guarda-avançada desta gente, que é o poder local. Sobre isto escreveu Saldanha Sanches:
" O actual sistema autárquico está esgotado, está gasto. Temos mini-autarquias, com uma despesa imensa. É um desperdício absoluto. Não podemos ter centenas de presidentes de câmara, milhares de vereadores e muitos milhares de presidentes de junta pagos pelo Orçamento do Estado. Esse peso é excessivo. E há um problema de oferta e procura. Nós podemos arranjar um pequeno múmero de políticos decentes, que não nos envergonhem, e até lhes devemos pagar mais e melhor. Mas se temos milhares de decisores, temos o poder entregue a pessoas de má qualidade. (...) O poder não deve ser tão próximo das pessoas, isso gera promiscuidade. A Revolução Francesa foi feita para acabar com o déspota local. O déspota local é o pior dos déspotas por que nos conhece."
Por experiência pessoal, creio que reside, também aqui, a razão do nosso desgoverno e de grande parte dos injustiçados deste país.

Unknown disse...

Sugiro "desinformação social" - está mais de acordo com o espírito da coisa...
Um Bom Ano - se fôr possível...

Tino disse...

A evolução foi bem pequena, linguisticamente falando:

comunicação social > comunicação social(ista)

Anónimo disse...

Num Primeiro-ministro que tenta por todos os meios controlar a comunicação social e asfixiar brutalmente a que não encontra a seu mando o que pode ser feito?

Veja-se o caso da sua licenciatura. Em qualquer outro país da Europa, tal teria sido objecto de profundo escrutínio e qualquer tentativa de amordaçar os "media" sinónimo de eleições antecipadas. Foi o que se viu e vê. Desta forma aonde está o dever de informar e a isenção?

Por debaixo de uma rocha certamente

Anónimo disse...

E já me esquecia de algo: - Viva a liberdade. Não esta, a outra. A que não temos. Mas que devíamos ter.

Viajantis disse...

Sem sombra de dúvida que uma das áreas onde o PS ganha aos pontos o PSD é na (des)informação ou na contra-informação.
Conseguem controlar a forma como a informação saí e o que lhes (ao PS/Governo/Socrates) poderia ser prejudicial acaba por aparecer como um mal menor, o inverso também é verdade, coisas que não interessam nem ao menino jesus aparecem como sendo bens maiores ao nosso País...
É de rir...
Grande máquina que têm montada.
Enquanto o PSD não conseguir montar semelhante estrutura viveremos á mercê da propaganda socialista...como alguém já comentou, passámos de "comunicação social a comunicação socialista".
Bom ano

Anónimo disse...

Viajantis,
esse é um ponto essencial.

Por isso durante o governo anterior todos os noticiários de manhã à noite abriam com notícias tão relevantes como:
Santana Lopes não respondeu às perguntas,S. Lopes não quis revelar se cagou fino ou cagou grosso,S. Lopes esteve a noite passada numa festa...
Era este lixo que a escumalha de serviço nos oferecia 24 horas por dia.

Até os motivos da dissolução da AR foram "aqueles que vocês sabem".
Isto sim seria um escândalo num país a sério.


Entretanto diplomas falsos,documentos que desaparecem da secretaria da AR,falcatruas,censura,ameaças e pressões sobre os jornalistas não alinhados,abusos de toda a ordem com relevo para legislação a favor de pedófilos,de empresários amigos a quem o governo passa a adjudicar empreitadas acima do milhão de contos sem concurso,tomada de poder nos bancos,etc,não constituiram motivo para demitir este governo,nem "pelos motivos que vocês sabem".

Só não estou de acordo que o PSD ou qualquer outro partido deva montar máquina semelhante.
Seria aceitar como boa a práctica de enganar o povo.

O PSD e os restantes deveriam sim exigir penas de prisão para os que abusam do poder,corruptos que vivem na abundância e opulência,num luxo que contrasta com a verdadeira pobreza e até indigna condição de muitos que com os seus parcos ganhos pagam estes escroques.

Viajantis disse...

O problema, caro Jean-Paul, é que desmontar a máquina já montada, afigura-se-me impossivel.
Dái a sugestão/necessidade de criar uma maquina semelhante do outro lado...
Não que concorde com a manipulação d ainformação, mas pelo menos talvez tivesse o condão de fazer com que o povo, face a informação tão díspare sobre um mesmo tema, abrisse os olhos e começasse a pensar pela sua propria cabeça (primeiro seria necessário eleminar todas as novelas que grassam nos varios canais e que estupidificam as massas...)