5.12.08

LER OUTROS, ETC.


«O assessor e o BPP», do Augusto M. Seabra. Sobre o BPP, e bem, Jorge Sampaio "faz" de Cavaco Silva. As sondagens do costume apontam para os resultados do costume. Isto é um pouco como dizia Harold Bloom a pensar em Platão e em Vico. A uma "era teocrática" segue-se uma "era aristocrática", uma "democrática" e, finalmente, o caos. É precisamente no caos que a roda cíclica regressa ao princípio e tudo volta a repetir-se. No nosso caso, praticamente ainda não conseguimos sair da idade da pedra. O regime é um misto de caos com idade da pedra de tipo familiar (por exemplo e a título meramente hipotético, Balsemão fala a Socrátes e Sócrates decide que o BBP, afinal, representa um "risco sistémico" quando uma semana antes não representava perigo algum, apesar da 1ª página do jornal do dr. Balsemão ter assegurado que o governo ia intervir por causa da "imagem de Portugal"). De democrático isto tem muito pouco.

11 comentários:

Anónimo disse...

Um caso interessante para ser seguido pelo Minitério Público.Ou só o BPN é que interessa?

Anónimo disse...

na minha juventude diziam nas aldeias alentejanas
«nem com luvas se mexe na merda»
aqui à gato do largo dos ratos
compadrio, nepotismo, despotismo = socialismo
barda-m... e PQP

radical livre

Bmonteiro disse...

Cada vez mais semelhante ao Estado dos "Devoristas" do século XIX,
aí está o "Triunfo dos cínicos"
uma espécie do "Triunfo dos porcos".
E quem não foi cínico, nem porco mais porco que os outros, ou sócio de um partido do bloco central, que emigre.
JB

Anónimo disse...

Eis outra, João, para o tal s/ Livro: "Risco Sistémico".

Anónimo disse...

http://obliviario.blogspot.com/2008/11/nos-tempos-que-correm.html

Anónimo disse...

Portugal, definitivamente, transformou-se numa latrina, e das mais sórdidas que é possível conceber. Nem com um cocktail de criolina com lexívia se conseguirá desinfectar isto. Só a vala comum...para essa gente.

Nuno Castelo-Branco disse...

Estás equivocado. O BPP representa um sério risco sistémico, quer dizer, ao "sistema" engendrado por balsemões e restante camarilha.

Teófilo M. disse...

Agora, como é moda, todo o bicho-careta fala em risco sistémico como soubesse do que está falar!

Ainda não percebi bem, se queriam que o BPP fechasse as portas e fizesse um leilão da papelada, se será apenas porque a maioria do pessoal não tem 'caroço' para ser lá cliente, ou se é apenas o hábito nacional de tudo criticar.

Não sou tão inocente que acredite que alguém venha informar públicamente quais terão sido os motivos pelos quais todos aqueles que diziam não se importar que o banco fechasse, de repente passaram a constituir um sindicato para o salvar, e que até o governo tivesse interesse na questão.

Parece-me boa vontade a mais em benefício apenas de tão poucos, mas poderei estar enganado.

Anónimo disse...

É o centrão no seu melhor! Foi para isto que se acabou com a UN ou a ANP? Pelo menos não havia tanta promiscuidade e muito daquilo que unia os salazaristas e, mais tarde os marcelistas era a noção do serviço público e menos as negociatas com o óbvio prejuízo para o erário público.Para acabar com a cereja no bolo dos interesses privados versus interesse público, recomenda-se a leitura no público de hoje, sexta-feira, da investigação feita à volta dos negócios do Sr. Dias Loureiro cuja carreira meteórica é de facto invejável dadas as figuras públicas com quem o dito cujo se relaciona.

de.puta.madre disse...

São as Redes ( Rotas) do sistema ...

Anónimo disse...

Na sondagem do Oliveira e Costa, amigo de Sócrates, sobem os do costume: Sócrates é popularíssimo, sobe; o PS é popularíssimo, sobe; o PP vai ser aliado, sobe; o BE chateia o PCP, sobe; Descem os que é preciso atacar, porque são uma ameaça: Cavaco, PSD, MFL, PCP, Jerónimo. Imagine-se que o PCP desce 0,1! Se a política de Sócrates é uma constante trafulhice, porque não há-de ser a sondagem do seu amigo Oliveira e Costa, também distinto comentador de futebol?