22.12.08

MEDO DA SOMBRA

«A poucos dias do Natal é natural que os indígenas andem preocupados com a quadra, a noite familiar, os presentinhos, os cartões de crédito, as notícias da crise, os fechos de empresas, as quedas das Bolsas, os golpes financeiro, e façam as contas ao que aí vem em 2009, com muitos Cabos Bojadores cheios de perigos e tempestades em que muitos irão naufragar. É verdade que os tempos presentes são do salve-se quem puder e o futuro é cada vez mais uma lotaria. Mas é verdade também que esta conjuntura violenta poderia ser aproveitada para se fazerem rupturas, procurar dizer umas tantas verdades, acabar com certos tabus e pôr o dedo em muitas das feridas que têm andado escondidas nestes anos de democracia. Mas não. A vidinha neste sítio manhoso, pobre, deprimido, hipócrita e cada vez mais mal frequentado continua pior do que nunca, com as mesmas misérias e os mesmos miseráveis. A vidinha continua a ser dominada por gente medíocre que tem medo da sombra e passa a vida a varrer das agendas os temas que podem ser verdadeiramente perigosos para os seus interesses e privilégios, a maior parte das vezes ilegítimos. As grandes discussões destes últimos dias centraram-se na eventualidade de uma Esquerda marxista, leninista, estalinista e trotskista entrar no arco governamental e no voto vergonhoso dos senhores deputados que aprovaram o Estatuto dos Açores. As palavras de Pinto Monteiro, procurador-geral da República, no Parlamento, foram rapidamente esquecidas, com toda a gente a fingir que o responsável máximo do Ministério Público não disse nada de relevante, merecedor de um amplo debate e, mais do que isso, de um verdadeiro levantamento nacional contra o estado a que as coisas chegaram no sítio. No seu estilo directo, Pinto Monteiro apenas afirmou que o governador do Banco de Portugal foi alertado em 2004 para uma grande fraude internacional envolvendo o BPN e o famoso Banco Insular de Cabo Verde e nada fez para colaborar com as autoridades na descoberta dos autores desse crime económico. E disse aos senhores deputados, que aprovam as leis e são os primeiros responsáveis pela Justiça, que o Ministério Público não tem capacidade para combater a corrupção e os crimes de colarinho branco. Nada de importante, nada de relevante. As palavras de Pinto Monteiro foram levadas pelo vento, Constâncio continua no lugar e os corruptos podem dormir em paz. Bom Natal para todos.»


6 comentários:

Anónimo disse...

Pois, pois.Os corruptos podem dormir em paz, porque aos políticos de merda deste país não interessa acordá-los para os fazer pagar o preço da sua corrupção. Todos eles têm um parente, um afilhado, um amigo a quem não convém acabar com o governanço.

Anónimo disse...

Portanto vamos ficar cada vez mais africanizados.Como gosta o nosso primeiro.

Anónimo disse...

Sobre corrupção todos nós temos uma história próxima, descarada, porque o medo tem vindo a desaparecer à medida que a impunidade se vai estabelecendo. Não sei mesmo se à catadupa de indicadores que nos colocam na cauda da Europa, e não só, não devemos juntar mais este. Chegámos a um ponto em que até a denúncia não só é inutil, como ameaça voltar-se contra quem levanta a lebre. Face a isto as pessoas acomodam-se. Estamos mesmo a bater no fundo.

Anónimo disse...

Com companhias de citação como o cavernícola Ribeiro Ferreira,até considero um elogio que não vá publicando os meus coentários,como o que lhe mandei sobre a foto horrorosa.È curioso como alguem ao que parece relativamente civilizado e com gosto musical, acabe a citar Ribeiros Ferreiras,a desculpar os Skins,etc. Mas como conta o Malaparte, tambem o Hans Frank,Governador nazi da Polónia,tinha óptimo gosto musical.Les beaux esprits se rencontrent. E o facto de aplicar o lápis azul tão metòdicamente,nada me preocupa,pois pelo menos vai lendo reacções de alguem que não se deixa ir na onda populista anti-regime,à espera dum salvador musculado. Vá esperando.

João Gonçalves disse...

Só pela estupidez do comentário, merece publicação.

caozito disse...

Estou muito de acordo com o anónimo das 11:54 PM.

Mas quem é que diz que os Ribeiros Ferreiras têm razão ? Só quem anda de olhos vendados ... ou então quem é contra este regime que, dia a dia, nos vai "tirando" da miséria e nos vai "atirando" para a pior das pobrezas.

Entretanto ... o governo (português, para que não haja dúvida) MANTÉM o salário (?) do governador (e que bem que ele se governa !) do banco de Portugal.

Francamente ! Que se calem todos os Ribeiros Ferreiras deste pântano !