18.12.08

DA VIDA DO CHEFE DO "PARTIDO POPULAR" DA "ESQUERDA MODERADA"

«Por muito que isso custe a alguns dos seus admiradores, as últimas semanas não auguram ao eng. Sócrates nada de particularmente bom. Antes de mais, quebraram o mito da invencibilidade do primeiro-ministro, deixando-o dependente de factores que não controla e de estratégias que lhe são alheias. Independentemente do que vier a acontecer a Manuel Alegre, o eng. Sócrates vê-se, pela primeira vez, na necessidade de negociar o seu futuro - ele que sempre fez gala em não negociar com ninguém. Pior do que isso, ao fazê-lo, é obrigado a reconhecer publicamente que parte significativa do eleitorado socialista deixou de se rever no Governo e na unanimidade do "seu" PS. Já a candidatura do dr. Santana Lopes a Lisboa é outra história. Se ele é, como alguns dizem, a "cara da derrota" do partido, o dr. António Costa arrisca-se a perder as próximas eleições para o "pior" do PSD. Não deixaria de ser curioso que o passado, o tal passado de que o eng. Sócrates tanto gosta de falar, reaparecesse em cena e, tirando-lhe a capital, levasse com ele as ambições do seu número dois no PS. Depois de ter conseguido a proeza de ser eleito com a percentagem mais baixa de sempre, o dr. António Costa superou-se a si próprio na presidência da principal câmara do país, distinguindo-se essencialmente pela sua inactividade. Por junto e depois de muita promessa, teve uma ideia qualquer sobre bicicletas que não chegou a pôr em prática, deixou-se colar ao projecto dos contentores em Alcântara (embora agora se tenha lembrado de umas condições de última hora) e integrou na sua equipa o "Zé", que, há uns anos, fazia por lá falta e que agora promete ser um companheiro de luxo na campanha eleitoral: para falar do túnel, claro, e do papel heróico que ele, na altura, desempenhou. Não por acaso, o "Zé" já começou a dissertar sobre a necessidade de se unirem todos contra uma candidatura que, sabe-se lá como, parece ter hipóteses de ganhar. Entretanto, o eng. Sócrates decidiu transformar o Estatuto dos Açores (que será votado amanhã) numa arma de arremesso contra o Presidente da República, fiado na exibição triunfal da sua força e na hipotética fragilidade do prof. Cavaco Silva. A ideia parece que é debilitar "ainda mais" a figura do Presidente. O resultado promete virar-se contra o principal arquitecto desta portentosa táctica eleitoral. Num ano de recessão económica, quando todos os indicadores se encarregam de desmentir o optimismo do Governo e depois de se ter perdido a conta à quantidade de "planos" contra a crise apresentados pelo primeiro-ministro, seria de elementar bom senso evitar a hostilidade de um Presidente da República que, caso o PS não se lembre, recebeu mais de 40 por cento dos votos no ocaso do cavaquismo. Tudo indica que o eng. Sócrates não vai ter pela frente um ano fácil.»

Constança Cunha e Sá, Público

9 comentários:

joshua disse...

Tem toda a razão, Constança, mas o que as pessas realmente dizem por essas ruas esmifradas, em crise, sem esperança e com toda a desilusão imaginável, percebido o devorismo africano zimbabuéiano que perpassa a 'democracia' portuguesa, é que esses detentores espúrios de cargos da mais alta responsabilidade deviam era ir todos, por via democrática, para a puta que os pariu; para muito cidadão outrora brando e compassivo, o que faz falta é banir e defenestrar estes filhos da puta, mediante ou não mediante as próximas mansas eleições é o que mais urge, uma vez que caminhamos para o fim do rectângulo às mãos sorridentes de estes cabrões da gulodice toda pelo poder todo, os insaciáveis:

«Dias Loureiro é crédulo e incompetente. Durante 30 minutos foi esta a sua explicação para a original participação que teve no BPN. Assinava as contas, mas nunca deu por nada porque "havia um administrador do banco em quem eu confiava completamente". Em quatro anos, o BPN mudou quatro vezes de auditores de contas, mas Dias Loureiro nem se apercebeu do facto. A mesma coisa com o Banco Insular. Igual ignorância no negócio do Siresp, do seu braço-direito Daniel Sanches, mas com quem Dias Loureiro nunca trocou uma palavra sobre o assunto. A vida do BPN era um mistério para o conselheiro de Estado. Afinal, ele só se preocupava com os cimentos. É verdade que as empresas que comprou em Porto Rico, por 71 Milhões de Euros, não apareceram nas contas, mas Oliveira e Costa explicou-lhe que era só até ser criada uma holding tecnológica que aguardava autorização do Banco de Portugal. Dias Loureiro nunca deu por nada, nunca soube de nada, ninguém lhe contava nada. Mas, pelo sim pelo não, vendeu todas as acções e tirou todo o dinheiro que tinha no banco. A credibilidade tem limites, convenhamos.

Como é que um fulano que não tinha nada antes de se meter na política ( no 25 de Abril), tem hoje uma das maiores fortunas do País???!!!

Ele que diga quantas off-shores tem lá fora e quantos milhões tem lá escondidos!

Ele é o maior traficante de influências em Portugal, toda a gente sabe disso!

Ele foi o cérebro do BPN. Os maiores negócios dele foram feitos através do BPN. Sempre com grandes Lucros para ele e Prejuízos para o BPN.

Foi assim que desapareceram do BPN mais de 1.000 Milhões de Euros!!!!
Mas não foi só ele que se "abotoou" com a massa?! O Arlindo de Carvalho também sacou 20 Milhões e o Duarte Lima com 5 Milhões! Além de outros.........

Todos grandes amigos do Sr. Silva (Aníbal Cavaco Silva)!

Mas a Missa ainda só vai no adro.......

É claro que os deputados do PS trataram logo de defender o Dias Loureiro! Com certeza por ordem do seu grande amigo (de infância e de negócios) Jorge Coelho! Sim, o Jorge dos contentores de Alcântara!............

Mas alguns "meninos" do PS também por lá andavam nos negócios da SLN; Abel Mateus, José Lamego, ................
e o "esfíngico" Vítor Constâncio "não sabia de nada", apesar de ter sido notificado a 2 de Julho... Só passados 90 dias participou à PGR! Antes disso não disse nada...

Não disse nada? Acreditam mesmo? Não! Constâncio é "cão que conhece o dono" e o dono é o Sr. Eng (por fax) Pinto de Sousa (José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa).

Deu tempo para Pinto de Sousa ordenar à Segurança Social que levantasse 300 milhões de euros, descapitalizando o BPN e tornando inviável a sua (ainda possível) recuperação. Depois, foi só necessário nacionalizá-lo. A chegada da crise internacional foi "ouro sobre azul".

Oliveira e Costa, Dias Loureiro e outros escroques "safam-se" com a massa. O executivo do Pinto de Sousa transfere 700 milhões dos contribuintes para "recuperar" o banco. À custa de quê? De nova administração escolhida por Pinto de Sousa. Ninguém é preso, mas as manchas são grandes e até atingem Cavaco Silva. Brilhante, não?

Dias Loureiro foi compadre de..... Ferro Rodrigues! Estes "senadores" da III República têm um neto comum (de cujo futuro parecem estar naturalmente a tratar, com todo o afinco).

Ferro Rodrigues foi Ministro da Segurança Social. O actual Ministro da pasta, Vieira da Silva, é amigo de longa data de Ferro. E homem de confiança do Sr. Pinto de Sousa (José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa) Ele há coincidências...

O governo não devia ter nacionalizado o BPN, porque a falência era devido à GESTÃO DANOSA e não devido à crise internacional!!! Era apenas e simplesmente um caso de Polícia! Assim, lá vamos todos pagar as fortunas dos Dias Loureiros.............

Entretanto o PS conquista mais um banco. Já são três: CGD, BCP e BPN. Resolve-lhe o problema do financiamento e cria os lugares necessários para os "boys" de Pinto de Sousa, quando chegar o "período das vacas magras" (que há-de chegar um dia, inevitavelmente)... Imaginem quem serão os Loureiros e Oliveira e Costas daqui a 15-20 anos?

E a "massa" está toda lá fora! Deve ter sido o Isaltino de Morais a ensinar-lhes como se "esconde" o dinheiro lá fora!!!
Para acabar, este pequeno pormenor: José Sócrates, Armando Vara (o processo da sua "Fundação" acabou branqueado num sinistro e perturbante presságio do que irá acontecer com Loureiros, Constâncios e afins...), Edite Estrela, o primo desta e professor de quatro cadeiras da "licenciatura" de Pinto de Sousa (Sócrates), António José Morais, Duarte Lima e Isaltino Morais são todos.... transmontanos! Já agora, Dias Loureiro, Jorge Coelho e Valentim Loureiro são beirões! Mas o mal é nosso. São todos portugueses do tipo Miguel de Vasconcelos...

Anónimo disse...

o "inginheiro" vai continuar a hostilizar gratuitamente o presidente.
este assobiará para o lado para que o pm fique só na arena a levar as marradas.
se Alegre sair o ps pode perder 10% do eleitorado.
o país vai pela escada a baixo nos planos social e económico.
o governo está desorientado, apático, desaparecido.
perinde ac cadaver.
estamos cá para ver o que vai suceder.

radical livre

Anónimo disse...

Este arrogante do PM há-de ser vitima do seu ego ...algum dia.

Anónimo disse...

Nada vai mudar porque o comum cidadão já desistiu. Viu-se nas últimas eleições em Lisboa e certamente vai-se ver no próximo ciclo. Há-de chegar a um ponto em que os únicos votantes são os "rapazes" dos partidos - uns porque querem ir, outros porque não querem sair.

Lura do Grilo disse...

Eu lamento profundamente o frentismo que fizeram ao Presidente da República. O PR tem sido demasiado paciente com a asneira e a trapalhada sem fim. Por muito menos Sampaio disse "há mais vida além do Déficit" e Mário Soares apoiou os desacatos na ponte (organizados por indivíduos mais tarde arguidos por tráfico de droga) apenas por causa do valor de uma portagem.

Mas lamento também a inabilidade extrema da bancada do PSD que andou simplesmente a dormir na forma quanto ao estatuto dos Açores.

Aladdin Sane disse...

A juntar a tudo isto, o governo Sócrates recebeu encómios de Valentim Loureiro.

Anónimo disse...

A canditatura forte de Santana já teve uma vantagem.O Costa da Câmara sabe que ainda pode levar o Zé- que- fez- falta na garupa.Mas os contentores da Coelho-Engil é carga demais.Vai daí já hoje alguém que lhe é próximo,Saldanha Sanches,vem dizer que o contrato é inconstitucional.Sério aviso para Coelho,Sócrates e Vitorina Lda.Por detrás de Sanches perfila-se a justiceira Morgado do DIAP.Costa sabe que os contentores são a vala comum onde ficarão sepultadas as suas ambições políticas.Tem de livrar-se do problema.Não pode ir contra o projecto abertamente, operação muito arriscada quando se é n.2.Para isso faz saltar a sua artilharia pesada cuja eficácia os 3 comparsas temem.Tudo aponta para que este lodo no cais ainda venha a dar forte tiroteio no interior do PS Sócretino.

caozito disse...

Para acalmar os mais "nervosos e inquietos" é urgente, urgentíssimo, fazer uma sondagem credível e, para o efeito, contratar a eurosondagens, empresa isenta, digo. muito isenta e séria, digo, muito séria (?); a confirmar o que se lê : "a eurosondagens" foi a grande derrotada.

Concordo com a Constança e "estou" com o JOSHUA.

Cada vez mais é certo que, por vezes se sobrevive, com a propaganda bem "afinada".

Há ídolos de pés de barro e governos de sapatos rotos.

Anónimo disse...

Senhor(a)Lura do Grilo, os desacatos na ponte Salazar não form organizados pelos transportadores de pedra, mas sim por bandalhos políticos do socialismo de merda. Com tal organização, um até conseguiu um bom lugar na administração dum banco.