26.9.09

A MENSAGEM

A veneranda figura do Chefe de Estado apelou, em menos de cinco minutos, ao voto não fossemos nós esquecermo-nos de o perpetrar. Como diria a figura da foto, esta é a primeira vez que ouço a veneranda figura do Chefe de Estado desde a última vez que o ouvi. Mesmo assim, não ouvi nada que me interessasse.

10 comentários:

Anónimo disse...

Américo Tomás!! Améééérico Tuuumás! Um homem duma inteligência e cultura inexcedíveis. Um homem de saber, um homem de sabores, um poeta em permanente delírio criativo, com o dom perfeito da palavra, com o saber dizer coisas inteligentes, perspicazes, sempre no momento oportuno. Américo Tomás remete-nos para a Atenas dos filósofos, dos líricos e dos grandes estadistas. Américo Tomás é um ser de uma densidade intelectual quase que impenetrável, dum pendor filosófico em permanente fervilhar de grandes e belas ideias, que a todos confortam.
Américo Tomás: também um enorme estadista, duma tolerância e compreensão verdaderamente superiores, duma capacidade de trabalho e de decidida acção que será sempre memorável, que já não se usam.
Américo Tomás deixa-nos uma vasta obra não escrita mas expressa em ditos, ora graciosos, ora solenes, mas sempre densos de significado, e que ficaram para sempre gravados quer na cultura popular, quer na cultura erudita.
Abençoado sejas Américo Tomás por teres derramado a bondade e a sabedoria neste ressequido país.
Que estejas sempre em paz com Deus e na nossa obrigada memória.

Anónimo disse...

tenho pouco mais de 16 anos. quem é este "Américo Tomás!! Améééérico Tuuumás!"?????????????

de certeza que não joga no Benfica.

CS disse...

Vindo de si esse comentário diz muito do estado de alma do seu partido. Tive de o registar no meu blogue. Olhe...pense melhor antes de aderir ao próximo pulo do lobo.

João Gonçalves disse...

Carlos Santos.. ao contrário de si, não tenho partido. V. engana-se muitas vezes.

Anónimo disse...

Não esquecer o famoso despacho 100 do Sr. Almirante, quando ministro da marinha, que deu impuso à renovação da nosssa marinha mercante. Quem se lembra do Vera Cruz, do Santa Maria,do Príncipe Perfeito,do Infante D. Henrique, verdadeiros ícones da nossa orgulhosa marinha mercante hoje desaparecida?

Anónimo disse...

Espero poder registar as minhas felicitações ao anónimo das 10.12,dado que o humor (não a chalaça) não abunda por estas terras, privadas da leitura do Carrol,do Swift e outros patuscos que estão longe de ser só patuscos. Infelizmente o Thomaz não nos deu só motivo para humor,mas por hoje fiquemos por este registo.

Anónimo disse...

De facto, as "instituições" que existem n'"isto" precisam de muita revisão e, eventualmente, extinção...

Neste caso, no news is bad news.

PC

Xico disse...

Foi a comunicação possível.
Mas possível teria sido melhorar a decoração.
A vontade contra o presidente é tão grande que o puseram a falar do gabinete do presidente da junta.
Façam-nos um favor. Mandem urgente um decorador/a para Belém

vbm disse...

américo tumáz,
fez um discurso inesquecível
na mensagem d'ano de 1969:

- «Portugal será eterno
como eterno é o sono da morte.»
!

Nuno Castelo-Branco disse...

Tem-se dito muito acerca do almirante Tomás. Era desajeitado? Era. Tinha uma presença provinciana? Tinha (qual é o mal?). Era uma marioneta? Pensava-se que era, embora jamais o tenha sido, dado o que se passou depois da queda de Salazar.

Américo Tomás era um péssimo orador. Mas o que dizer da sua folha de serviços na Academia onde se formou (nos tempos em que não existiam "amigos" e comparsas), com excelente classificação? O que dizer da sua acção no desenvolvimento de uma marinha mercante que hoje, em "democracia progressista" é inexistente? O que dizer do modesto orçamento que o Palácio de Belém auferia, se o compararmos com os 17 milhões/ano actuais?
O que dizer da inegável reverência e respeito que o homem comum tinha relativamente ao chefe do estado, comapardo com aquilo que hoje se vê?

O almirante Tomás era um homem de Partido, tal como Soares, Sampaio ou Cavaco (este último, nesta semana provou que o partido é "ele"). A grande diferença é que o seu partido era único, enquanto os seus acima citados sucessores fazem exactamente o mesmo, tentando hegemonizar o seu partido em todos os âmbitos da política e economia do país.

Entendi perfeitamente o desabafo do João. É que o sr. Cavaco mostrou-lhe esta semana quem é e sempre foi. Um egoísta da pior espécie!