25.1.09

PARABÉNS, MEU GENERAL


Nunca é demais lembrar e homenagear o Presidente Ramalho Eanes que comemora hoje, dia 25, setenta e quatro anos. Sobretudo nestes dias cinzentos, preenchidos com gente cinzenta, ora de plástico, ora de plasticina, por sinal os piores. E em tempos de incerteza rapace, de insegurança e de enorme fragilidade ética. Repito, pois, o que escrevi noutra ocasião. Conheci o Presidente Eanes em 1980 e posso considerá-lo um amigo da mesma maneira que a História, um dia, o recordará como um dos grandes amigos do país e um herói da democracia, nas palavras de Jorge Miranda. Eanes gostou sempre mais desta terra do que ela, alguma vez, gostou dele. Este Portugal de pequeninos oportunistas e de parvenus não merece homens de carácter como Ramalho Eanes. Atípico - não jacobino nem "educado" na oposição "intelectual" pequeno-burguesa e da classe média alta ao "Estado Novo", como Cunhal ou Soares, ou "liberal", como Sá Carneiro -, "formado" para a democracia no "terreno" duro de África onde aprendeu a ser um patriota sem se tornar reaccionário, refractário aos ditames e aos jargões do regime que ajudou a construir depois do "25 de Novembro", discreto, solitário e irrepreensível em matérias de interesse público, o Presidente Eanes é um exemplo que deve ser constantemente celebrado. Parabéns.

14 comentários:

Anónimo disse...

Absolutamente certo.
O Presidente que hoje fazia falta.

Ritinha disse...

Eu confesso que também não gostava do "manequim da rua dos fanqueiros".
Erro meu, de que me arrependo desde a sua saída.
Às vezes é precisa uma dor de cabeça para valorizarmos a ausência de dor.

O meus parabéns também.

Anónimo disse...

Comecei por gostar dele por causa da sua posição no 25 de Novembro.
Passei a detestá-lo quando desconfiei, talvez erradamente, que ajudava a merda do socialismo (comunismo).
Gostava de ter a certeza do meu erro e se o meu erro se confirmasse nada me impediria de lhe pedir desculpa.

Anónimo disse...

há uns 20 anos atravessava a praça do campo pequeno. a minha fragilidade fisica recebeu valente carga de ombro dum homem que vinha atrás acompahado da familia.pela pronuncia da palavra desculpe descobri ser o ex-presidente Eanes.
depois da actuação desastrada de 2 advogados chicaneiros cheguei à conclusão que foi de longe e em qualquer aspecto o melhor de todos.
nunca votei nele.
muitos anos de vida

radical livre

caozito disse...

De facto, pela sua estatura moral e cívica, é um exemplo a seguir.

Tem orgulho na Pátria, como sempre demonstra: só que, no actual, deve sentir (muita) vergonha por quem a governa.

Parabéns pelo aniversário.

Anónimo disse...

Eanes, como patriota que é ,deve voltar a ter uma actividade politica e civica.O País precisa dele.

António Pereira disse...

Meu caro João, os meus respeitosos cumprimentos;

O Ex.mo General Ramalho Eanes, é, sem sombra de dúvida, um exemplo de honestidade e verticalidade. Coisa rara hoje em dia. A sua probidade como homem e militar, permitiu-lhe desempenhar as funções de Presidente da República com total imparcialidade, sendo, por isso, detentor de uma elavada autoridade moral. Merece o respeito e a consideração dos portugueses.
Que saúde não lhe falte para poder viver mais uns anos. E parabéns pelo aniversário.

Nuno Castelo-Branco disse...

Subscrevo o post e os comentários e apenas acrescentaria que o general ainda poder´ºa reservar-nos uma derradeira surpresa. Depois daquilo que escreveu há cerca de um ano, esperemos para ver.

PJMODM disse...

Sempre convicto da integridade pessoal (um valor que nunca abundou no nosso Estado) de Ramalho Eanes e do seu papel histórico na recondução do país à normalidade, devo dizer que tinha uma visão menos lisonjeira sobre o seu papel desde 1980 (talvez contaminada pelo preconceito e também pela aventura PRD, onde ele e outros homens bons se deixaram arrastar por um partido manipulado por muita gente igual à que domina os outros partidos). As pertinentes chamadas de atenção do João Gonçalves, que leio sempre com interesse mesmo quando discordo (como 1º post sobre o Freeport), levaram-me a reler o papel de Eanes na história e mesmo nalguns episódios posteriores a 1980 e acompanhá-lo no sentido de que tem feito falta à República (apesar do actual PR ser o político portuguÊs mais semelhante a Eanes no que se me afiguram os traços essenciais do estadista, para além do percurso de vida).

Anónimo disse...

Também subscrevo o que foi já dito sobre o Senhor General e acompanho nos votos de parabéns.

"o Presidente Eanes é um exemplo que deve ser constantemente celebrado" até porque, através desse exemplo, continua a prestar um valioso serviço ao País. Porque mais que preocupado com as "legalidades ou ilegalidades", procura na Ética e na Moral os fundamentos e as "justificações" para a sua acção.

Anónimo disse...

Ritinha
Nunca é tarde para aprender e reconhecer.
Depois destes dez comentários, pouco para acrescentar.
Lamentar apenas, que o seu exemplo, de simplicidade, sobriedade e austeridade, tão pouco tenha servido de lição ás espécies de elites políticas que temos aturado. Os novos ricos do regime.
Não falando do que ele aturou, nos meus dois anos de testemunho próximo.
Num lugar tão pouco propício a poder dar uns murros na mesa.
X

moura disse...

Subscrevo. E sempre votei nele, Sá Carneiro avaliou mal o homem (errar é humano!).

José M. Barbosa disse...

Eu tmbém subscrevo. Vmos buscar o Homem ?

JMB

rui a. disse...

Só foi lamentável a obstrução permanente que fez ao governo da AD, de Francisco Sá Carneiro, e a tentativa - pouco séria - de, a partir da Presidência da República fazer um partido que esfrangalhasse o PS. De resto, tudo bem.