25.12.08

O ELIXIR DA DETERMINAÇÃO



De pé, como a árvore de natal atrás dele, Sócrates veio falar de "esperança", de "confiança" e, claro, do abono de família. Cauteloso como não foi há um ano - vinha aí um 2008 "ainda melhor" do que 2007 - o admirável 1º ministro tem andado a cumprir um "programa" que não estava previsto no teleponto. O não estar sentado faz parte da encenação geral que se apelida governar Portugal. Sócrates é o homem que não dá descanso a si próprio e que interrompe por breves instantes a sua labuta para nos cumprimentar rapidamente. No que depende dele, a imaginação já não abunda. No que não depende - quase tudo - limita-se a navegar à vista. É impossível (e seria politicamente desonesto) fazer quaisquer "promessas" depois do fracasso do ano que termina. Mesmo assim, não resistiu a falar em "determinação no apoio à economia", em "determinação na defesa e na promoção do emprego" e em "determinação, sobretudo, na protecção das famílias, especialmente às famílias de menores rendimentos, protegendo-as das dificuldades que sentem e ajudando-as nas suas despesas principais." Precisamente tudo o que falhou apesar da mesma "determinação" de há um ano. Qual é o segredo para tanta "determinação"? Um elixir?

Clip: Giuseppe Taddei canta a ária do "Dr." Dulcamara do Elixir de Amor, de Donizetti.

7 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi a msg desse mentiroso e fiquei siderado com a sem-vergonhice desse cavalheiro da Triste Figura.

Nem do Dia do Santo Natal, esse energúmeno pára de gozar com os Portugueses.

Anónimo disse...

O primeiro-ministro só tem "determinação" para dar aos portugueses em 2009. Determinação"´é a palavra-chave da sua propaganda, o que significa que teremos, como até agora, muitas mais promessas para não serem cumpridas.
Há quanto tempo ouvimos SÓcrates prometer este e o outro mundo? Sim, todos os dias fala-nos de milhões e mais milhões e onde estão os resultados? Qualquer coisa, pois, não bate certo entre essa "determinação" e a situação do país.
Dizia Jean-François Revel que, de todas as forças que dirigem o mundo, a mentira é de longe a mais forte. Pois esse é o problema de Sócrates e do Governo. Já mentiram tanto que isso explica que os resultados não apareçam.

Anónimo disse...

o país mete do no emprego, na saúde, no ensino,na justiça, etc

mete dó a diarreia mental deste pobre homenzinho impreparado

devia ir vivrer durante 6 meses para o seu oásis privativo

radical livre

Anónimo disse...

Promessas, leva-as o vento.
Ao não se encontrar sentado e mais do que interromper a sua labuta por todos nós, o que o sr. Pinto de Sousa transmitiu, sem que ele próprio tivesse tido consciência disso, foi que já está de saída e que a sua determinação em fazê-lo é enorme. Para mim, esta mensagem "em pé" para além de profética, constitui o princípio do fim.

A do elixir é genial!

CM

Anónimo disse...

Saúdo o regresso do Dr. Dulcamara a este blogue, agora interpretado pelo famoso Giuseppe Taddei, que vi e ouvi várias vezes em S. Carlos.

Julgo no entanto que o prof. Marcelo encarna melhor a personagem do que o primeiro-ministro.

Quanto ao elixir propriamente dito, muitos o vendem, pena é que nenhuma alquimia o torne realmente eficaz.

MINA

Anónimo disse...

Tanto lhe dava jeito que dissolvessem a Assembleia para ele sair em ombros de uma batalha que estava a vencer. O monstro de Guterres quase dominado pelo inteligente Magalhães ou entretido num espectáculo em qualquer quadro interactivo estava a ser domado.
Mas não ... ele, como as árvores em Vilarinho das Furnas, morrem de pé. A bem da Nação ..

Anónimo disse...

Nao me falem mais neste gajo que me irrita...Estava a espera de um magalhaes no sapatinho e aparece-me agora este gajo a dizer que temos crise pela frente...Nao posso com gajos negativos...