29.6.08

OS MENINOS DE OURO


A jornalista da Antena 1, Eduarda Maio, escreveu a "biografia autorizada" do secretário-geral do PS e primeiro-ministro, intitulada Sócrates, o Menino de Ouro do PS (Esfera dos Livros). Quem consegue arrancar uma "biografia" a este homem sem qualidades de maior - ou seja, Sócrates é apenas mais um dirigente mediano na política do século XXI cheia de dirigentes medianos espalhados por todo o mundo -, merece, só por isso, aplauso. Se me der na telha - e se alguém me oferecer - lerei o livro com a maior atenção e darei aqui conta dele. Para já, apenas registo que a obra já propiciou um "momento centrão" a seguir com interesse. Apresentam a obra os drs. Vitorino, do PS, e Dias Loureiro, do PSD. Este último, para variar, não apareceu no congresso do partido nem foi visto ou ouvido a apoiar alguém. Politicamente é uma eminência cinzenta que Cavaco colocou no Conselho de Estado. De resto, é um puro homem de negócios. Amigo íntimo de Jorge Coelho - outro ex-membro do CE e outro grande homem de negócios -, Loureiro de certeza que não participa nesta "charla" por gostar de ler. Num momento de afirmação de uma liderança "nova" no seu partido, Dias Loureiro estaria a tomar por parvos aqueles que vissem nesta apresentação conjunta um gesto inocente. Como aqui tem sido repetido à exaustão, o regime tem manhas que a razão desconhece. Apresentar uma biografia de Sócrates não é um acto de cultura. É uma atitude política reveladora. De quê? De que o regime sobrevive fora do púlpito dos congressos e dos jantares com entusiasmos partidários ensaiados. À falta de uma elite digna desse nome, existem homenzinhos que, ao longo deste trinta e tal anos, foram tratando da vida dos partidos a que aderiram e, por essa via, tratando da vida deles. O que Vitorino e Loureiro celebram em conjunto (menos do que Sócrates, naturalmente, que a prazo deixará de contar) é essa cumplicidade "regimental" que os une. Muito depois de Sócrates ou Ferreira Leite desaparecerem de cena, eles continuarão por aí, com estes ou outros nomes. Porque são eles os verdadeiros meninos de ouro do regime. Ao pé deles, Sócrates é um mero menino de coro.

19 comentários:

Anónimo disse...

Já sei que o seu "lápis azul" vai censurar este post, mas mesmo assim eu escrevo. Escrevo e pergunto: porque é que você é tão invejoso? Não acha que é um sentimento demasiado mesquinho? E, quanto a Sócrates, você não o conhece pessoalmente, porque, se assim fosse, garanto-lhe que mudaria completamente de opinião...mesmo que não o dissesse publicamente.

LR disse...

Completamente de acordo.
Que coisa tão entediante e sem interesse... uma biografia de Sócrates...
Quem merecia uma eram mesmo os apresentadores do livro, em prol de uma espécie de CHOQUE TRANSPARÊNCIA português.
(creio que ficaríamos todos em estado do dito...)

E já agora, está enganado: - Dias Loureiro deu o seu apoio a MFL.

Anónimo disse...

A capa do livro é um nojo.

Anónimo disse...

Os comissários políticos estão atentos, não dormem. O facto de estes senhores se governarem, depois de nos terem governado, é, não só aceite como coisa natural, mas defendido contra quem ousa criticá-los. Inveja, dizem eles. O facto é que isto continua a afundar-se quando tudo parecia indiciar, há muito, que já tinha batido no fundo.

Tino disse...

Dias Loureiro comunga com Sócrates o lema «Espanha, Espanha, Espanha», que no seu caso levou mais a peito casando os filhos com o ex-embaixador de Espanha em Lisboa e mantendo com Espanha inúmeros negócios e negociatas.

Já alguém lhe chamou o "Abramovitc português"...

Anónimo disse...

Todos somo 'actores' das 'misérias do país' : pobres e ricos.

Os pobres porque servem de 'alimento' aos ricos ; estes, quanto mais 'comem', mais famintos ficam.

É difícil enquadrar o 'género' da realidade mas, seja o que fôr, tem muito de dramático e de tragédia.

O "biografado" orgulha-se de ser primeiro ministro de um governo ... e do país, do povo ... orgulha-se ?

Resta saber como será adjectivado quem organiza e dirige a situação e o sistema e, sobretudo, se a 'biografia' do autor merece páginas 'salpicadas' a ouro ou papel mata-borrão.

Nem sequer dou credibilidade a biografias de 'alguém' ainda vivo ; mais tarde, mais além no tempo, factos e casos serão 'contados' de uma maneira diferente .

É sempre assim ... a menos que faça parte de estratégia para futuro próximo !

Anónimo disse...

Não, aquilo da laureada figura é só nostalgia dos tempos em que era humilde professorzinho de português em Cantanhede. Impressiona é que alguém queira associar o seu nome a tal rês, ao eng. Pito de Sousa. Para escrever sobre o batráquio só mesmo outro batráquio, uma jornalista. Répteis do pântano.

Anónimo disse...

Se o biografado tivesse vergonha na cara ou simplesmente uma pequena noção das realidades , nunca autorizaria a publicação desse livro.
Aí está a diferença entre homens grandes e homens pequenos.

Anónimo disse...

"(...) existem homenzinhos que, ao longo destes trinta e tal anos, foram tratando da vida dos partidos a que aderiram e, por essa via, tratando da vida deles".
Certíssimo.
E, como chegaram a Lisboa com uma mão à frente e outra atrás, talvez devessem ter de explicar à gente como se deu o milagre da multiplicação dos pães.

João Melo disse...

que titulo tão bónito..." ó menino de ouro do ps"....dá-me vontade de chorar..

Anónimo disse...

Não se deve deixar passar em branco a afirmação do comentador Tino,afirmação tão surpreedente como chocante,de que o Dias Loureiro casou os filhos com um ex-embaixador de Espanha.Sabia que em Espanha os casamentos gay já há anos são autorizados,mas não sabia que podiam ser múltiplos,ou seja poliândricos. Acho imprescindivel que o comentador revele as suas fontes,e nos diga onde e quando se realizou tão extraordinária cerimónia que julgo ter passado estranhamente despercebida na nossa terra,mesmo para os infatigaveis tabloids. Aguardo essas palpitantes revelações.

Anónimo disse...

O regime é composto pelas moscas e pela bosta.As moscas esvoaçam e prendem a atenção e vão pousando de bosta em bosta "transando" com todas...Quando o seu tempo de vida se esgota muitas das moscas reconvertem-se em bosta,algumas com enorme sucesso.Nos grandes eventos do regime lá os vemos muito arrumadinhos lado a lado e sempre engravatados.Com o passar dos anos contudo há cada vez mais bosta e o fedor vai aumentando proporcionalmente.É pois de louvar que na cerimónia de consagração da Grande Golden Mosca do regime a bosta tenha o destaque que merece nos primeiros lugares da mesa.Bom apetite!

Carlos disse...

Tal e qual! Enquanto lia este texto veio-me à memória uma crónica do Vasco Pulido Valente onde ele afirmava que no dia em que o sistema judicial deste país funcionasse correctamente grande parte das elites marchariam direitinhas para a prisão.

Anónimo disse...

O tal de Loureiro não interessa nem ao menino Jesus. São rostos velhos, gente sebosa que se lambe mutuamente e que papagueiam banalidades. Quando o país acordar, vai tudo para a lavoura.

Anónimo disse...

O problema é que o país nunca mais vai acordar - e, de resto, já nem há lavoura, caro douro.

Anónimo disse...

"O problema é que o país nunca mais vai acordar"
Esta tudo a espera do príncipe encantado para receber o "beijo" que nos acorde deste pesadelo!!!! o problema é que o cabrão do príncipe perdeu-se no caminho e não o vai encontrar...estamos todos fod...s.

Nuno Castelo-Branco disse...

Grande coisa... até o CRonaldo também tem livros a falar dele! Bah!

Anónimo disse...

Até o CRonaldo? Mas esse é uma figura mundial que não marca golos por fax.

Anónimo disse...

Haverá por aí alguém que seja capaz de escrever O Menino de Merda?
Garanto que seria um "best seller".