8.6.08

À ESPERA DA MAIORIA SILENCIOSA


O mundo aparentemente não nos interessa. Porém, há no mundo, e no mundo da política em particular, uma meia dúzia de figuras que nos devia interessar. Não para usar como "cópia" - o que seria impossível porque estes trinta anos não produziram elites políticas, antes uma ou outra criatura menos má do que as outras - mas para nos por a pensar. É o caso da senadora norte-americana Hillary Clinton. Desde sempre detestada pelas "extremas" e por alguns intelectuais (Norman Mailer, por exemplo), Clinton arrebatou dezoito milhões de eleitores durante a sua campanha presidencial. Fez em Washington, onde se despediu dessa campanha - não da eleição de Novembro - um discurso notável que recordou, aos EUA e ao mundo e para os EUA e para o mundo, o que representou o interregno W. Bush. O senador republicano que lhe pretende suceder não é muito melhor apesar de aparecer como um "heterodoxo" da direita norte-americana e dos respectivos interesses. Falou um dia destes sobre economia e mais valia ter ficado calado. Não sabemos o que se prepara porque não sabemos o que "pensa" a famosa "maioria silenciosa" do sr. Nixon. Hillary tem a vantagem do cérebro o que é um excelente princípio de conversa. Mesmo com Obama à frente - cada vez mais a ter de deixar-se de romantismos retóricos para poder falar como chefe da mais poderosa nação do mundo, como eu e outros desejamos que os EUA continuem a ser uma vez "desapoderados" do belicismo inútil e desastroso gerado pela mitologia "anti-terrorista" pós-Setembro de 2001 - os EUA têm um permanente "compromisso" com o mundo (com o "meu" mundo) que não pode ser desbaratado de novo. Entre a China, a Rússia e demais "poderes emergentes", é bom que a Europa saiba de que lado está. Hillary poderá ser, numa eventual administração Obama, o que ela quiser. Merece-o por inteiro.

9 comentários:

Anónimo disse...

é muito mau o que resta do naufágio da europa. zé chavez parece uma barata tonta que apanhou insecticida.o antiamericanismo vei para ficar.

Unknown disse...

É de temer que, se Obama for eleito, assistamos a um "remake" da presidência Carter - mas em pior...

Anónimo disse...

Memoráveis e históricas Primárias!!!

Aqui está uma grande Mulher e um verdadeiro "animal" político.Era a melhor!
Dominava todos os dossiers,e tinha um plano de saúde para o povo Americano muito bom,aliás,Obama como Democrata,não lhe ficava nada mal implementar esse mesmo sistema de saúde.

Que vai o partido Democrata ou mesmo Obama fazer com estes 18 milhões(!)de pessoas que votaram em Hillary? Muito tem Obama de trabalhar para convencê-los.

Por um lado parece-nos justo que um ticket de sonho Obama+Clinton(VP) aconteça,por outro lado,poderá ser um enorme Calcanhar de Aquiles,pois os Republicanos usarão a animosidade entre os dois como arma de arremesso, dada a competição havida entre as duas candidaturas Democratas nestas primárias.

E que dizer das sondagens nacionais que mostram Hillary melhor colocada para bater Mccain?


Não acredito que Obama escolha Hillary para VP.

Se as Primárias continuassem mais umas semanas, e dada a recuperação de Hillary, teria sido este o desfecho por parte dos Democratas?

Muita tinta se gastará, para analizar estas duas campanhas.Suas virtudes,seus erros de estratégia. Muita pesquisa e análises para os Sociólogos,Analistas,Historiadores.

Agora que foram umas espantosa Primárias, isso foram!

Esta vivacidade,empenho e mesmo o fenómeno Obama,embora absolutamente levado ao colo pelos "media", que mais parecia uma Super-estrela de Rock, alguma vez nasceria e menos ainda cresceria neste CINZENTO,SONOLENTO,CONFORMADO,MONÓ
TONO E ÍGNARO País?...

Gloria

Anónimo disse...

Não! Discordo em absoluto: esta senhora não merece lugar nenhum em administração nenhuma.

Anónimo disse...

Não! Discordo em absoluto: esta senhora não merece lugar nenhum em administração nenhuma.

Anónimo disse...

A pergunta a fazer é esta:
quem seria esta senhora se não fosse casada com quem é?

Chegaria alguma vez a ser, sequer, candidata apenas por méritos próprios?

Anónimo disse...

A inestimável "ajuda" que Bill Clinton prestou a Hillary nesta sua campanha faz pensar se não seria melhor que ela não fosse casada com quem é...


É impossível que haja 18 milhões(!) de pessoas que se tenham enganado e que tenham reconhecido méritos em Hillary, praticamente o mesmo número dos que habilitaram Obama a ser o candidato dos Democratas...mas se um Português diz que não senhor, a senhora não tem méritos...

G.

Anónimo disse...

Isso também pode ser visto de outro modo:
os tais 18 milhões consideraram, apenas, que ela seria melhor opção que Obama...

Anónimo disse...

Sejamos honestos:
quer Hillary, quer Obama, não passam, até ao momento, de dois verdadeiros tiros no escuro, tão desconhecidos são os seus méritos políticos.

Para já, deles apenas se conhece a fachada.