29.6.08

DA DIGNIDADE

«Nelson Mandela tresanda a respeitabilidade e possui aqueles traços de fineza aristocrática, segurança e equilibrio que só os homens superiores conseguem preservar. »

Miguel Castelo-Branco, in Combustões

11 comentários:

Anónimo disse...

respeitabilidade feita à bomba

Anónimo disse...

Nada a ver, portanto, com alguns soares que andam por aí.

Anónimo disse...

Um Homem capaz de forçar a coabitação com a comunidade branca em plena África.

Um caso único, e, infelizmente, a excepção que confirma a regra.

José Amador disse...

Infelizmente uma excepção, que soube colocar os interesses do seu País acima das prisões arbitrárias e das sevícias de que foi vítima durante mais de 20 anos por parte daquele regime esquizóide.
Imfelizmente, o processo de descolonização não teve percursores à altura e agora é a desgraça que se estende por toda a África Austral mais por consequência dos descolonizadores do que dos seus antecessores.

Anónimo disse...

Mandela honra os Africanos,tal como Gandhi honra os Indianos.Mugabe desonra os Africanos,tal como Mbeki,o sucessor de Mandela.Sócrates desonrou os Europeus ao ter recebido Mugabe em Lisboa.Shame on you Golden Boy!

Anónimo disse...

A xenofobia hoje reinante na África do Sul supera, pela violência, tudo quanto foi atribuído ao aparteid. Não sei qual tem sido a infuência deste homem no sentido de pôr fim à matança, mas não se tem ouvido a sua voz, o que é lamentável estando o seu partido no poder.

Anónimo disse...

Subescrevo mas com alguma tristeza...
do silêncio sobre o racismo no país.
do silêncio sobre a matança a norte.
Pelos vistos nem os mais respeitaveis homens do mundo deixam de ter os seus "compromissos".
Uma pena para mim.
E temo ainda mais a sua morte para o futuro da região.

Anónimo disse...

Nelson Mandela foi um homem que sofreu e muito. É para mim incompreensivel, no entanto, o seu silêncio, relativamente a todos os desmandos que se verificam de norte a sul de África, e não só.
O seu sofrimento no passado proporcionam-lhe uma voz a ser respeitada não apenas pelos seus irmãos de raça.
O que será que o faz manter silêncio?

José Amador disse...

Mugabe foi, até certa altura, um "compaghon de route dos lutadores contra o colonialismo, sobretudo depois da independência unilateral de Ian Smith. Foi, ironicamente, a Srª Thatcher que o levou ao poder no início dos anos 80 e o homem até portou-se bem e a economia do Zimbabwe prosperou com o apoio dos ex-colonizadores. Depois dos anos 90 começou o caos e do caos veio as trevas com a miséria e a destruição da economia. Ao contrário daquilo que se diz, não existe racismo ou xenofobia na África do Sul mas, apenas, uma questão de sobrevivência num País acossado pelo desemprego e que tem fronteiras com países bem mais pobres e problemáticos cujas populações emigram para a África do Sul. Infelizmente,o actual presidente deste País não é, nem de perto, nem de longe qualquer que se pareça com Mandela e teme-se que a situação venha a piorar.

jpt disse...

E, ao vivo, tem aura.

(Mbeki é excelente. com tudo o que não faz, naõ tem, não diz. é excelente ...)

Anónimo disse...

É tudo muito bom,muito lindo,um verdadeiro éden...
Seria bonito que um dia as pessoas começassem a falar verdade.
O que se vive na África do Sul é um verdadeiro drama.
O que se conta na europa,através da desinformação,é um ocultar da verdade.
Quanto ao Sr Mandela e muitos outros,parecem conviver muito bem com a miséria,a violência,o racismo e o caos que percorrem as ruas.
Ah,só para lembrar,os tais "combatentes" estão todos ricos e casados com brancas e louras!