25.6.08

A CULPA É DELE?


A SIC entrevistou "em directo" o dr. Vale e Azevedo, consultor financeiro em Londres, com a mesma tranquilidade com que passa telenovelas da Globo ou o dr. Balsemão a jogar golfe. Também "passou" os senhores ministro da Justiça e procurador-geral da República a falar de intendência por cá. Quem não soubesse de quem se tratava, podia julgar que Vale e Azevedo era o PGR, ou o próprio ministro da Justiça, e que os outros dois se limitavam a prodigalizar opiniões como meros "comentadores". O dr. Vale, como lhe compete e informou, não tenciona pagar nenhum bilhete de regresso nem abdicar dos carros, casas e iates que tem, em bom, há mais de vinte anos. O "directo" do dr. Vale e Azevedo valeu seguramente por cinquenta colóquios e cem perorações inúteis sobre a justiça portuguesa porque a revelou. Não se viu nos seus olhos nem ressumou da sua boca qualquer sinal de impotência. Pelo contrário, os dois responsáveis pela justiça em Portugal - um político e o outro pela investigação - é que pareciam dois incrédulos amadores postos em sentido pela luxuosa "vítima". A culpa é dele?

15 comentários:

Nuno Góis disse...

Fabuloso post.
O retrato exacto do que se viu...

Anónimo disse...

justiça é coisa que não há em portugal. o que existe é magistratura de má qualidade e lenta. fui há 12 anos roubado pelo meu advogado. a pj, mp, ordem, advogados ninguém se interessou pelo meu caso. compreeendo o vale. os outros mafiosos dos pitos e apitos andam por aí à solta
é assim uma republiqueta socialista. parece a "múmia paralítica"
PQP
radical livre

Anónimo disse...

Porra tenho de dizer uma coisa. Sinto uma certa simpatia pelo Vale e Azevedo. Seja como for ainda prefiro um gajo que agarra o touro pelos cornos do que um bife que "está perto das populações", "conhece os problemas do país real", se faz eleger com o conto do vigário e depois fica rico sem, mesmo Deus, saber como.

Anónimo disse...

Não tenho qualquer especial simpatia, nem sequer clubística (se é que esta ainda vale), pelo sr. Vale.

Mas o que com ele se tem passado é um significativo retrato do estado da justiça que temos.

De facto e na real, não sei de mais nenhum colarinho branco a quem tenha sido feito o que ele já passou. E não devem faltar outros que tenham trafulhado tanto ou mais.

Se tem Bentleys e mordomos e iates, que lhe façam bom proveito: não lhe tiraram 6 anos (acho que são 6) de prisão e 17 segundos de liberdade.

José Carrilho (Go Detail) disse...

Olá,

A minha conclusão sobre a reportagem é simples : sabe usar os média para defender a sua posição.

José

Anónimo disse...

O perfeito retrato da chamada justiça em Portugal. Não escrevo o que penso disto porque seria arrasador e como sabemos de vez em quando arranjam-se uns bodes expiatórios para fazer crer que a coisa existe e funciona. Ao que isto chegou...

Anónimo disse...

Não gosto do sr vale e nao tenho nenhuma simpatia a nenhum nivel.

Suscitou interesse o facto de haver um processo do sr vale em relação a 7.5 milhões de euros que o benfica deve a ele próprio.

Vale foi preso por roubar 1.5 milhões de euros ao benfica.

Como ficamos? será que o benfica deve mesmo ao sr vale? e se dever? Teve preso 6 anos por ter roubado algo que era seu?
Ainda nao vi nenhum comentador opinar sobre este facto.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:21 h:
Coitado do burlão Vale e Azevedo, não é?
Sugiro-lhe que se ofereça para uma de duas coisas:
- ser o próximo vigarizado por ele;
- ir para a cadeia em vez dele.
Estou certo de que, depois disso, não voltará a escrever o que escreveu.
Experimente e verá.

Anónimo disse...

Se me permite, assino por baixo este post. Tomei por iso a liberdade de transcrever um excerto no meu Rochedo, com link para o PP.
Espero que me perdoe o abuso...

Anónimo disse...

O Vale Azevedo estava a ser um bom bode expiatório para o directório politico-económico que governa a choldra.
Os grandes tubarões e que aparecem regularmente na televisão andam por aí soltinhos da silva e "aprofundadando" diáriamente as suas malfeitorias.
Não gosto de burlões e ladrões, mas o Dr.Vale é só uma gotinha no imenso oceano de aldrabões e trafulhas de colarinho branco que exploram este desgraçado povo, muitos até em nome duma tal ficção chamada "Estado Social".

Anónimo disse...

Aqui o colega "pqop" disse mais ou menos o que eu diria ao anónimo das 3:00PM.

O anónimo das 11:21.

Anónimo disse...

Pois.
Mas, lá porque há muita gente como ele, deve passar-se uma esponja sobre os crimes do Vale e Azevedo?
Lamento que os defensores de tal tese não estejam entre os que ele vigarizou.
Outro galo (lhes) cantaria, garanto.

Anónimo disse...

Caro João,

Que isto de justiça não está bem, não é novidade.

mas medite um pouco:
quem será que fundou esta estrutura judicial, durante 50 anos, moldou Faculdades de Direito, e permitia que um qualquer policiazeco pudesse alterar uma decisão judicial, mesmo que tomada em plenário com assistênia controlada?

PS - talvez não tenha reparado, mas uma revolução demora uns dias, no máximo um ano e pouco, mas mudar estruturas, demora décadas. Concorda?

Anónimo disse...

Não querem lá ver que a culpa é do Salazar? São precisos mais de 50 anos para mudar o quê? A fechadura desta loja de inutilidades em que o país está transformado?

Anónimo disse...

Palavras para quê? Não critico o Vale e Azevedo, não critico o João Gonçalves, não critico os críticos que aqui criticam seja o que for que valha a pena criticar.
Mas também queria criticar. E a minha crítica vai toda para esta "chungaria" pegada que é a TV que temos: entre novelas "badamerda", programas de "queixinhas", concursos para ver o que sabe menos e novelas da vida real ainda se atrevem a transformar a improvável vida real também em novelas de "badamerda" no horário nobre. Puxo o autoclismo e limpo o rabinho à programação de qualquer canal, que mais não serve senão para passear vaidades e poluir o espectro radioeléctrico.