19.4.08

O CÁLCULO DAS SOMBRAS


Há pouco, também na SIC Notícias, Passos Coelho discorria sobre os seus "motivos". Coelho, fora dois ou três lugares-comuns que até a minha padeira subscreveria, não tem uma ideia para o PSD. No fundo, esta candidatura pífia serve para ele "estagiar" e, eventualmente, ser qualquer coisa de mais sério daqui a uns anos. Ora o PSD não se pode dar ao luxo destes "testes". Tão miserável como o interregno Menezes, é o cálculo das sombras (título de um livro do EPC) dos supostos "grandes líderes" por que o partido aguarda. Sem grandeza, os alegados "nomes fortes" - a avaliar pelos jornais - desdobram-se em telefonemas uns aos outros, com meia dúzia de pantomineiros habituais pelo meio, para decidir o que fazer. Era, afinal, isto que Menezes pretendia. "Encostar" as vedetas à parede e exibir a sua pusilanimidade oportunista perante as "bases" que ele tão sofridamente representa. O cálculo das sombras só serve o populismo instalado. Mais uns dias disto e Menezes, após o conselho nacional, está de volta. É bem feito.

11 comentários:

Anónimo disse...

este cavalheiro é dos muitos que dão "passos perdidos" com ou sem encomenda. recebeu elogio do desegante menezes. mais um coelho a sair da toca.menezes duma cajadada mata vários coelhos. a "noite das facas longas" está no início. a seguir "cenas dos próximos capítulos"; o psd e portugal "seguem dentro de momentos"

Tino disse...

Não nutrindo a menor simpatia pela personagem Luís Filipe Menezes,tenho que dizer que tão mal está ele como os que o vilipendiaram sistematicamente ao logo do seu mandato.

Destruir é fácil. Construir é mais difícil. Quem critica tem de apresentar alternativa melhor.

Se ele é mau, se se mudar para medíocre já é um progresso. Que apareçam então os bons ou os suficientes.

Se estes não aparecerem, fará muito bem Menezes em regressar.

Os notáveis querem o quê? Que alguém ganhe as eleições e depois lhes ofereçam o lugar de Primeiro-Ministro numa bandeija?

Falar é fácil. Fazer é mais difícil.

Só exitem Sócrates e Menezes porque nós, todos nós, não conseguimos fazer melhor do que eles!... A triste realidade é esta!...

Anónimo disse...

Não me parece.Está a subestimá-lo.
Seria uma estratégia pífia.
Soube sair antes de ficar chamuscado e se tornar cadáver político.
Não me pareceu justa a forma como foi tratado pelos barões de pacotilha,embora ninguém esteja impedido de fazer afirmação das suas opiniões e jogar os seus interesses.
Nesse aspecto o PSD é menos seita que o PS.
O que é facto é que as granadas e morteiros cairam sempre no campo de Meneses e muito pouco no campo do manipulador sr Sousa.
Um governava mal e o outro levava com os obuses.
Não está mal!

Carlos Medina Ribeiro disse...

Coelho usado como lebre?
Não é mal pensado...

joshua disse...

Por que motivo não desistem do PSD de uma vez por todas e não dissolvem o Partido?

Era um magnífico passe de clarividência. Se tudo é tão triste e deprimente e as megafiguras não se afoitam, declare-se esgotado o PSD e consagre-se a respectiva extinção.

Partido Popular Democrático? Nem popular nem democrático pois os interesses instalados de muitas das suas figuras estão para além da capacidade para auscultar A Gente ou sequer de serem levados em conta Pela Gente.

Quem come da gamela do Estado não está disposto a ter Bandeiras ou a dar o Coiro. Só tem bitaites interopositivos.

Esta novela cansa-me.

PALAVROSSAVRVS REX

Anónimo disse...

O autor deste blog, e quem comenta, deve apresentar ideias para o PSD. Ou anunciarem candidaturas. Ou, estejam calados.

joshua disse...

Ui, que medo, anónimo das 7:56! De repente, sinto-me intimado e intimidado na minha intimidade livre.

PALAVROSSAVRVS REX

joshua disse...

Ui, que medo, anónimo das 7:56! De repente, sinto-me intimado e intimidado na minha intimidade livre.

PALAVROSSAVRVS REX

Tino disse...

Quem pertence a um partido político tem de se submeter a um mínimo de disciplina partidária.

Quem quer ser livre de pensar pela sua cabeça e de emitir todas as suas opiniões não entra para a vida partidária. Não podemos viver no melhor de dois mundo. Há que escolher.

Se isto é um golpe de Menezes, ele fez muito bem. É preciso que os críticos de dentro do partido se calem em público e que façam as críticas nos locais próprios, os órgãos partidários.

A canalhada está toda ao mesmo nível, abaixo de cão sem ofensa para os canídeos.
Está ao mesmo nível Menezes com aqueles ataques de ontem da SicN a certos militantes, como estão os seus críticos que o enxovalharam durante seis meses. Estão todos abaixo de cão ou abaixo das cobras e lacraus. É tudo farinha do mesmo saco!
Agora estão todos entalados. Parece-me que em eleições directas o único capaz de vencer Menezes será Marcelo Rebelo de Sousa ou talvez Rui Rio. Todos os outros, em eleições directas, perdem com Menezes por mais defeitos que este tenha. É a Democracia... nas suas virtudes e defeitos...

josé ricardo disse...

"Eu quero ser o rosto dessa mudança e quero ser o rosto dessa esperança" (Pedro Passos Coelho)
Estas declarações sonoras, rimantes, já não se usam, pois não? Ou usam?...

j. ricardo
www.rescivitas.blogspot.com

Anónimo disse...

O regresso de Ferreira Leite parece inquestionável. Ou o de Rui Rio. São os únicos que apesar de não apresentarem grandes alternativas ao "centrão", poderão fazer alguma diferença e credibilidade. Os restantes são líderes para queimar a curto ou a médio prazo.