15.12.07

"IR À RIBEIRA COMPRAR GRELOS"


«Vi em diferido a assinatura do tal Tratado. Aquele ajuntamento de burocratas não se trata de ralé, mas muito pior, de uma micro burguesia foleira, grosseira, pindérica e analfabeta que discursa banalidades. O último a chegar foi Sarkozy e o que fez ? Saiu do carro, voltou as costas a quem o esperava junto à entrada dos Jerónimos e foi conversar com os jornalistas! Uma ministra dos Negócios Estrangeiros de um dos 27 - não consegui descobrir de quem se tratava - chegou com um vestidinho estampado e aconchegava-se num casaquinho de malha muito apertado, assim a modos de quem vai à Ribeira comprar grelos. Alguns dos chefes de Estado e de governo eram enormes - creio que vindos dos países que irromperam na Europa Central ou no Báltico - encaixavam-se em casacos muito apertados e a mole de carne imensa de cada um deles rebentava-lhes por fora do corpanzil e tinham um ar mesmo pândego; uns mequetrefes que mais pareciam integrar uma procissão de abortos em exibição. Safavam-se alguns, claro: Gordon Brown - que esteve para ser marido da princesa herdeira da Roménia - só veio no final do almoço no Museu dos Coches. O pagode ministerial nem olhou para os coches! Estavam todos muito contentes com uma "mão cheia de nada e a outra de coisa nenhuma"! Uma saloiada à portuguesa! Afinal, à europeia! Está tudo, cada vez mais igual! Onde estão na Europa verdadeiros ministros e grandes senhores como Disraeli, Gladstone, Salisbury, Churchill, Briand, Schuman, Chaban-Delmas, Cavour, Orlando, De Gasperi, Aldo Moro, Cánovas del Castillo, Sagasta e Romanones, esses verdadeiros profissionais da política com biblioteca montada em casa ?»

Miguel Castelo-Branco, in Combustões

5 comentários:

Anónimo disse...

Naum vejo na lista o nome do Mario so Ares(?)...

Anónimo disse...

O Picadeiro Real. Simplesmente soberbo.
Esta triste república, o pouco que ainda resplandece, é à sombra da Monarquia.
Vai "comemorar" cem anos, escondendo os 50 de Ditadura. Um "recado" para MF e os «Bichos» : - Procurem o desaparecido busto do Teófilo Braga em Ponta Delgada ... ehehehe, e não se esqueçam do que escreveu Antero de Quental a propósito do personagem :
- O «laboratório merdoso do Teófilo».

[Paulo Portas começou o centenário da República, MF, In «Bicho Carpinteiro»]

Anónimo disse...

Quando é que desfazes o histerismo da garçonette Marta Rebelo?

Anónimo disse...

Por que será que um tipo muito peculiar de pessoas detesta tanto a burguesia? E por que será que são essas mesmas pessoas quem insiste em analisar obsessivamente os outros pela sua indumentária e/ou forma física? De onde vem tanto ressabiamento?

Combustões disse...

Não se trata, Tatiana Romanov - a escolha do pseudónimo carrega preconceito ? - uma questão de ressabiamento, mas uma verificação: os políticos que têm nas mãos a barca europeia não passariam de arrumadores de cinemas se vivessem no tempo dos Adenauer's.