3.12.07

IMPREVISIBILIDADE


Apesar de epígono primitivo de Fidel Castro, Chávez ainda não aprendeu a "lição" principal. Depois da Revolução, com a saída de Fulgêncio Batista e dos americanos, jamais Fidel perguntou aos cubanos o que é que queriam. Castro sabia - e sabe - por eles. É assim que se mantém, mesmo podre, há quase meio século. Chávez imaginou que os venezuelanos iam aceitar bovinamente a sua "revolução" e ousou consultá-los. Perdeu. Porque não brinca em serviço, o sargentão perceberá que a "revolução" que ele pretende impor não se compadece com votos. Deve ter sido por isso a última vez que, no seu consulado, o povo escolheu. Castro, porventura ao telefone, já lhe terá dito como se lida com esta coisa da imprevisibilidade da democracia. Aprende-se muito com os velhinhos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Há uma coisa :
Ninguém percebe uma fonte de rendimento tão poderosa como as jazigas de petróleo da Venezuela e, simultaneamente, uma tão grande extensão da pobreza neste país.
As "sociais-democracias" anteriores ao Sr Chavez perderam a legítimidade dos seus progamas políticos e "pagam" hoje o peso da corrupção das oligarquias do «sistema». Uma excelente lição para o Portugal contemporâneo ...

lusitânea disse...

Então com os conselhos do Boaventura Sousa Santos nunca mais erros desta natureza(eleições) serão cometidos na Venezuela pelo Chavez

Anónimo disse...

Basta olhar para o homem e não é preciso perguntar nada! O povo teve mais ou menos (50%) medo. Vamos esperar para ver que este revolucionário tem a lição socialista bem estudada!!!

VANGUARDISTA disse...

Um Ditador que perde eleições?
O Mundo está mesmo louco!

Anónimo disse...

Eu até apostaria que nos meses que se seguem uma suposta intentona para derrubar este excelso democrata vai existir.
Já vi este filem demasiadas vezes e nao creio que o "socialismo do sec xxi" se tenha sofisticado o suficiente para mudar de métodos, ainda para mais quando o seu mentor é um octagenario doente.
Devem é estar loucos os que pensam que iludem com supostas aceitações democraticas deste tipo.
Ele como todos os "socialistas" deste tipo sabem que a "a maioria está errada" e se não foi capaz de perceber a "sua esclarecida e benemérita mesnagem" terá de haver outras formas de a aprenderem.
E nada melhor que a tentativa de um "golpe" "contra-revolucionáro" de "cariz fascista" para que o "democrata" se justifique.

fado alexandrino. disse...

Anónimo disse...

Já ouviu falar de Angola?

Anónimo disse...

Antevejo um fim "glorioso" para o Huguito.
Basta consultar Ubert Mario Hernández, agente secreto cubano q "trabalhou" na Venezuela, sobre a omnipresença dos agentes cubanos.

E, verdade bombástica que a "independência" dos média censura, o livro de Alain Ammar "Cuba Nostra Les Secrets dÉtat de Fidel Castro" em que 2 ex agentes secretos de Cuba revelam q quem matou Allende foi Patricio de la Guardia, agente cubano, por ordem de FIdel.

A culpa continua a serdo Pinochet!!!


Barreirinhas