9.8.07

O ANTI - IDÓNEA


Pinto da Costa transformou um clube relativamente secundarizado numa instituição nacional. Outros reduziram clubes que eram instituições a meras tertúlias de intriguistas. Digo isto com o à vontade de quem não gosta de futebol nem tem clube. É idóneo? É seguramente mais do que uma pessoa despeitada. Usar o ressentimento e um desastre da vida pessoal como canais privilegiados de uma investigação, é, no mínimo, desagradável. Até ao trânsito em julgado de alguma eventual sentença condenatória, Pinto da Costa é apenas um cidadão que trata bem da sua casa. Não quero com isto dizer que aprecie o género. O que definitivamente não aprecio - nem em relação a ele, nem em relação a ninguém - é que se enxovalhe, com método e persistência, quem quer que seja em nome da "moral" e dos "bons costumes" abstractos e estatísticos. Pinto da Costa é apenas um português que é competente naquilo que faz.

28 comentários:

Anónimo disse...

Então explique lá, Frei Tomás: porque é que anda, embora de forma sibilina, a enxovalhar os pais da criança desaparecida no Algarve? Que provas e direitos tem para o fazer? Comparando o seu proceder com o da Carolina Salgado, ela sai a ganhar precisamente porque tinha razões para virar a mesa.

João Gonçalves disse...

Dá-me ideia que eles é que se andam a enxovalhar diariamente desde Maio. Quanto a virar a mesa, não uso essa expressão nem me agradaria partilhar a mesa com a mencionada. Mais depressa com o dito PC. Cumprimentos.

Anónimo disse...

O elogio do gatuno. É competente o gatuno. Pois é.
Vai por bom caminho, essa tola....

Mar Arável disse...

EM NOME DA "MORAL" E DOS BONS COSTUMES - DEVIM ESTAR HOJE PRESENTES COMO ARTISTAS - NO CAMPO PEQUENO - OS TRÊS

João Gonçalves disse...

Publiquei a do gatuno para se apreciar o nível. Anónimo e cobarde.Um bom português certamente.

Anónimo disse...

Competente? Resta saber como.

JRP disse...

Meu caro,

Fico contente que alguém que não sofre de clubite (Eu sou portista) tem esta limpeza de raciocínio sobre a questão.
Assino por baixo o que escreveu.

Anónimo disse...

não me agrada a caça, e é deplorável que se tenha formado uma equipa de 'justiceiros' só para apanhar o homem não importa como.
mais devagar quanto á competência. toda esta história frutada é sim senhor de um português, mas tão alarve como outro qualquer.

José Manuel disse...

"Pinto da Costa é apenas um português que é competente naquilo que faz."
Também o foi Al Capone, até ser apanhado numa fraude fiscal. Muitos mafiosos são competentes naquilo que fazem, mas isso não faz deles gente louvável. Mesmo antes do “trânsito em julgado de alguma eventual sentença condenatória”.

Anónimo disse...

E o Al Capone também era um bom siciliano, que governava bem a sua casa...


CHARRUA!

Anónimo disse...

Um homem enxovalhado por uma criatura ressabiada e rasteira que na ânsia de concretizar um vingança abjecta traz a público o que devia ficar para todo o sempre em privado. Muitos celebraram ruidosamente a humilhação pública do homem do norte, exorcizando 25 anos de derrotas no relvado infligidas por um homem consabidamente determinado e competente. Gatuno, corrupto? Talvez sim talvez não, mas na sua actividade não será pior do que toda restante “classe dirigente”e, seguramente, é melhor do que aquela criatura de bigode magrebino, amigo de tempos idos e parceiro de negócios, e que se arvora em arauto da moralidade e da ética desportiva, sem algo que o recomende. Ao menos o caudilho do norte nunca teve pretensões de “ moralizar” e nunca nos enganou. As coisas são o que são!

Anónimo disse...

“Ao menos o caudilho do norte nunca teve pretensões de “moralizar” e nunca nos enganou”

Talvez muitos já não se recordem mas o discurso que conduziu o “caudilho”à conquista do poder no futebol (e não só), sustentava-se em argumentos moralistas contra a concentração de poder em Lisboa e consequentes arbitrariedades e humilhações que esse centralismo impunha ao resto do país.
Sabe-se agora que o que o “caudilho” pretendia (e conseguiu) era o centralismo de poder do futebol no Porto (ou seja em si próprio e nos seus parceiros), impondo ao resto do país arbitrariedades, injustiças e vigarices como nunca se tinham visto nas décadas anteriores.

Nada disto teria importância se a dita indústria do futebol se sustentasse com as receitas que gera. Mas não, quer se assista, ou não, aos espectáculos desportivos, todos pagamos através de isenções, donativos, transmissões televisivas, ou negócios de especulação imobiliária promovidos por autarquias e Governo. O EURO 2004, com os seus 10 novos estádios, é apenas um dos exemplos disso. Custou-nos os olhos da cara e muito contribuiu para o avolumar da despesa pública que está na origem da crise que nos afecta. O EURO 2004 foi o último exemplo de um Estado de cócoras perante o poder e os interesses deste Futebol de vigarices. Por alguma razão o sr. Pinto da Costa disse que gostava de ver o sr. engenheiro Sócrates a presidir à FPF.

Daí que considerar estas personagens como gente louvável, competente e de sucesso, não dá para perceber. Mas enfim, temos as Fátimas Felgueiras, os Valentins e os Pintos que merecemos.

Anónimo disse...

" sustentava-se em argumentos moralistas contra a concentração de poder em Lisboa e consequentes arbitrariedades e humilhações que esse centralismo impunha ao resto do país." Argumentos moralistas? Enfim, cada um acredita no que quer.

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves,
Sou portista e não conheço pessoalmente PC embora tenha relações de amizade com quem o conhece muito bem.
A primeira ideia com que se fica depois de ouvir quem realmente o conhece é que PC pelo FCP - ou por um amigo - daria até a própria camisa, isto é, tem uma adoração completa pelo clube. Respeita na íntegra os acordos que faz nem que seja só com um aperto de mão. É intransigente na defesa dos interesses do clube, procurando saber tudo o que se passa no FCP e tendo um profundo conhecimento do futebol e seus meandros.
Fez o seu tirocínio no clube numa altura em que, como se dizia, mal passasse a ponte da Arrábida o FCP começava a perder.Começou como seccionista em várias modalidades obtendo uma experiência que o situa a anos-luz da maioria dos seus congéneres.
A raiva incontida de que é alvo deve-se muito mais a uma clubite paranóica do que a uma análise racional do homem.
Atentemos nisto: Alguém, em seu perfeito juizo, poderá por em causa a competência de alguém que muito mais que ganhar troféus internamente, alcandorou o clube como um dos clubes mais respeitados e admirados na europa? Porquê tentar vilipendiar alguém tão válido?
Talvez porque estejamos em Portugal onde alguém com sucesso -fruto do talento e da sua competência - seja tal mal visto.
Cumprimentos,

Anónimo disse...

“Fez o seu tirocínio no clube numa altura em que, como se dizia, mal passasse a ponte da Arrábida o FCP começava a perder”.

E, todavia, PC tornou-se no principal mentor de um sistema de viciação das competições desportivas de futebol, com tráfico de influências, corrupção de árbitros, promoções e despromoções arbitrárias de árbitros e de clubes, etc.
Talvez aí se encontre a razão de PC ser “tão mal visto”, mesmo estando em Portugal, país onde a vigarice e a burla são socialmente toleradas e, por vezes, até enaltecidas. Quantas vezes não ouviram já comentar que um qualquer vigarista “é um tipo esperto”, e “competente”.

Zé Luís disse...

João, mais do que o post sobre PdC, acertada é a sua "opinião" sobre os anónimos como os que por aqui pululam. Basta associar os anónimos ao dossier anónimo, às denúncias anónimas, às manigâncias anónimas que criaram o falso Apito Dourado, às diatribes que parecem anónimas mesmo feitas por uma Morgado que dá crédito a uma testemunha e o retira à irmã desta. Por aqui, como diz, se vê a gente que serve Portugal e por cá habita. Para dizer mal, não reconhecer competência a quem, apesar de tudo, a tem demonstrado, e esperar que algum golpe de justiça estalinista ponha as tais instituições no altar de que foram apeadas.

Anónimo disse...

Anónimo das 4:51 pm,
Sugiro-lhe a análise das acusações dadas como provadas pelo MP. Será que consegue lê-las sem se rir?
Não sei se é jurista (eu não sou) mas acha mesmo que poderão dar lugar a pronúncia?
Não acha confrangedor apontar tantos "crimes" a PC e o MP apurar só aquilo que apurou?
Cumprimentos,

Anónimo disse...

João, desculpe lá, mas como é mesmo o ditado(?)...Diz-me com quem te deitas, dir-te-ei quem és(?)!!!

Anónimo disse...

o mais vergonhoso campeonato da ultima decada até foi ganho pelo slb , o jogo estoril x slb em faro foi a maior anedota futebolistica a que assisti em 40 anos de vida , faltas eram marcadas ao contrario , bolas fora eram sempre do slb ... os arbitos praticamente obrigaram o slb a ganhar . este jogo foi transmitido na tv e nunca vi os moralistas do sistema ofendidos ou quanto muito incomodados com aquela palhaçada .
sou do scp e nem gosto nada do pinto da costa muito menos do esquema que montou para benificiar o fcp , mas esta campanha é asquerosa demais , é tipo ovelha ranhosa e os outros sao bonzinhos ..

Anónimo disse...

Campanha asquerosa?
Então aquilo que se lê nas escutas telefónicas da PJ foi tudo inventado?
E a "retirada" para Espanha antes de uma busca domiciliária da PJ, também é imaginação da campanha?
E o espancamento de um Vereador de Gondomar também se insere nessa campanha asquerosa?
E as férias pagas no Brasil a árbitro amigo respectiva família foi um engano administrativo, e os "quinhentinhos", onde foi condenado um árbitro corrupto, não aconteceu, etc., etc...
Ou será, que também no desporto, todos os meios são legítmos para atingir os fins pretendidos.

Anónimo disse...

A História do Forte

anos 80: clube de futebol do porto instaura uma política interna: "contra tudo e contra todos". Exalta um monstro situado a sul do douro e passa a palavra do "só quero ver/lisboa a arder"; contra tal monstro tudo se torna aceitável. A dopagem torna-se uma ciência, os jogadores começam a ficar carecas antes dos 30, andré, bandeirinha, jaime magalhães, jaime pacheco,... A vida de cada um dos árbitros é vasculhada, cada um deles, seu emprego profissional e carreira no futebol ficam à consideração do novo homem-forte dos clubes "ligados", Valentim. Valentim é um radical livre só com uma costa segura. A do Pinto da Costa. Entre estes dois surgem os homens do jornalismo, M. Tavares e Tavares-Teles e o homem dos sete ofícios, o tal agora indigitado por 144 crimes de corrupção no espaço de 2 anos, Pinto de Sousa.

Anos 90: os clubes de Lisboa registam ainda uma qualidade futebolística que os permite ignorar tais movimentações. Aqui e ali ensaiam umas quantas alianças circunstanciais. PdC sabe como lidar com eles. Ora se achega a um, ora se achega a outro. O aparecimento dos primeiros canais privados é uma ameaça séria. Até aqui todos os canais institucionais, rtp-porto, rádios, estão domados. Começa a era dos "off-the-records". Às fugas de informação de dentro do "forte" montado por PdC, VL e PdS, surge a política das "contra-fugas". Assim se pode ilibar um jogador, Yuran, do atropelamento bárbaro numa passadeira da av. da Boavista. A informação oficial é de que é um boato, a RTP assiste a espadas, a SIC não vai a jogo. A SIC rebenta com o caso Calheiros, as facturas pagas pela Cosmos. O soldado Calheiros é atirado, em azeite fervilhante, contra os invasores do forte: começa a construção do mito do clube do regime, o Benfica salazarista, apoiado num obscuro Calabote, que para tudo irá servir. Ninguém mais consegue ganhar nas Antas. Um repórter da RTP, entretanto exonerado, é agredido por dois adeptos no final de um desaire do clube de futebol do porto, em directo na RTP, durante a passagem do genérico de final de jogo, perante total passividade das forças de segurança no estádio. A mensagem passa, ninguém há-de dizer nada que não seja previamente ditado. O poder no futebol entronca-se no poder autárquico, Fernando Gomes torna-se bi-bota de ouro. Tudo se conjuga, o forte está fechado. Há que bater records, o clube ganha o penta. Torna-se o primeiro clube português a ganhar um penta-campeonato.

anos 00: O forte torna-se romano. Deixa de ser contra-poder para passar a ser o poder. Dias da Cunha é sério e não tem podres, chamem-lhe senil, diz-se. Tem de ser mimado. Sporting depois de ganhar campeonato altamente improvável ao fim de 18 anos, ganha um campeonato-Jardel. Mais tarde irá cair com os meninos da academia que lhe lambiam o botão. Esses não dirão nada, que os bancos apertam-lhes as goelas. Entretanto, Valentim quer mais. Mandam-no calar-se: um campeonato para o agora "quarto grande". A humilhação do clube do regime é total, Vale Nada é preso, e até o Boavista o ultrapassa. A desertificação de personalidades no forte começa a ameaçar a autofagia: aparece Mourinho, um filho rebelde da casa. Porto ganha UEFA e LC. Na Europa não há árbitros, dizem os jornais. Mas é das autarquias que o rastilho se acende. Autarca sem secretária nem computador lança uns zunzuns, parece que o Gondomar FC anda a ganhar por 20-0. O Apito vai a banho d'ouro. O poder social democrata queria votos e cumpre a promessa feita pelo cherne, há-de haver jurisidição no futebol. Autarca é espancado por membros ex-presidiários, fora do alcance da lei, os Super Dragões, a brigada de Pretória do forte. O presidente é avisado, a sua puta sabe demais. Torne-a primeira-dama para que ela tenha algo a perder. O presidente é avisado novamente, ela não tem nível, do esgoto ao esgoto irá voltar. Anos antes, dois homens quase-fortes eram feitos exemplos, Veiga começa a negociar fora do país (Figo) sem beijar a mão, ao mesmo tempo que ameaça um motim no plantel se não lhe derem pousio no clube. Tire-lhe-se o tapete. A outro aprendiz, Luis Vieira, traficante de "pneus", é dado um clube fora do forte para ele treinar, o Alverca, ex B do Benfica que há-de ganhar ao A, para riso da corte. Queixa-se de ter sido abandonado. Dão-lhe vitórias e transferências. Ele quer mais. Entra no Benfica via Vilarinho com dois milhões e meio de contos de "dote", ao comprar Simão. Torna-se o inimigo número um. O Apito é lançado no meio da conquista da TCE. Ninguém do forte esperava ganhar a TCE, foi uma sorte mal-afortunada, dizem, logo agora que eles andam de fuças afiadas, já se fala lá fora das putas nas vésperas das eliminatórias. O Euro aparece. Com o Euro bate o pé novo inimigo, o srgento brasileiro. O forte perde influência na FPF. Madaíl diz que só os patrocinadores é que o controlam, e sai limpinho. No meio das guerras fátuas de um líder inebriado, Baía e Puta d'Ouro, ganha pé um tal de Rio, que fecha a porta aos festejos europeus. No verão bebe-se champanhe pela Grécia. O líder não ouve os avisos de Aguiar-Pôncio sobre o banho de ouro que andam a dar aos apitos. Há-se dividir, como os pâezinhos, e barrar com a compota da melhor, por todas as nossas comarcas. O apito enferruja. Noutro campo, o da liga, o radical livre vai-se virando para Sul. O Benfica ganha o campeonato mais forçado de que há memória. Empate técnico com o clube do regime: Apito ganho, Campeonato perido. Não me apanharam mas mataram o borrego. O Valentim que se cuide, porque o deixo cair, se ele volta a virar o bico. O Valentim diz, venha ele, tenho a cãmara e se cair, ele cai comigo. Valentim é re-eleito para a liga em pleno incêndio. Incêndio: PdC fez de alternadeira uma escritora best-seller. Deu com a língua, eu bem o avisei, diz Aguiar-Pôncio. Luis Vieira compra 20 mil cópias e mete a jornalista do clube a limpar a ortografia da alternadeira. Vai ser uma bomba. O Partido Socratialista diz que sim. Já chegou longe demais, vamos abafar isto com uma pega de caras. Aqueçam as costas ao casal MRPP e ponham-nos a falar à boca cheia. A procuradoria anda a ler os tops da FNAC. De derrota em derrota até à vitória final. Acalmada a bomba, PdC dá a primeira entrevista mais de dois ou três anos depois. Contra-ataca, só o Vieira é que fala do Apito. Põe as mãos no fogo pelo Pinto de Sousa. Não haverá mais cedências. Ganharemos tudo. Entretanto, a batalha das escutas fica para mais tarde. Serão ilegais. O clube de futebol têm agora em sua posse mais de 80 jogadores, emprestados a clubes das primeiras e segundas divisões ou a clubes europeus de segunda. Mendes já não cabe na palma da mão. É deixá-lo passear, que somos campeões europeus de vendas. O clube de futebol do porto, 30 anos depois de pagar um almoço por vitória a cada jogador, faz agora, em três anos de Apito, mais duas centenas de milhões de euros de receita. Não haverá casa de que ele não trate, e até a Lisboa vamos buscar dois ases, avisa. SICn faz o record do ano com o regresso. Habemus Papa.

Anónimo disse...

Os teus dias estão a acabar...
E assim o futebol português fica mais rico, verdadeiro e emocional, crescendo em todas as direcções.

Anónimo disse...

.... Então aquilo que se lê nas escutas telefónicas da PJ foi tudo inventado? . SR PGR È ILUMINADOS DESTE PAIS

Anónimo disse...

.... Então aquilo que se lê nas escutas telefónicas da PJ foi tudo inventado? . SR PGR È ILUMINADOS DESTE PAIS

Anónimo disse...

Não quero enxovalhar os profissionais da PJ ,mas eu acredito nesta INSTITUIÇÃO,PJ TEM UM NOME A DEFENDER E PORTUGAL.... Então aquilo que se lê nas escutas telefónicas da PJ foi tudo inventado? ... SR PGR È ILUMINADOS DESTE PAIS....
OS CORRUPTOS DO PORTO NO SEU MELHOR , UM GATUNO LADRÃO PARA ELES E COMO O ZE DO TELHADO, PARA OS DO MINHO...SANTA CARNEIRADA, SANTO BESTA , DE UM PAIS DE NECIOS....

Anónimo disse...

CORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSUPTOCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSUPTOCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSUPTOCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOSCORRUPTOS CORRUPTOS CORRUPTOS

Anónimo disse...

Pinto da Costa transformou um clube relativamente secundarizado numa instituição DE GATUNOS. Outros clubes que eram instituições A COLOSSOS NACIONAIS. Digo isto com o à vontade de quem não gosta de futebol nem tem clube. É idóneo? É seguramente mais do que uma pessoa despeitada. Usar o ressentimento e um desastre da vida pessoal como canais privilegiados de uma investigação QUE INCOBRE O PRESIDENTE DO PORTO, é, no mínimo, desagradável. Até ao trânsito em julgado de alguma eventual sentença condenatória, Pinto da Costa DEVERIA ESTAR PRESO LA SIM A SUA CASA MAIS A DESTE ARTICULISTA. Não quero com isto dizer que aprecie . O que definitivamente não aprecio - nem em relação a ele, nem em relação a ninguém - é que se enxovalhe, com método e persistência, quem quer que seja em nome da ETICA "moral" e dos "MAUS costumes" abstractos e estatísticos. Pinto da Costa é UM GATUNO LADRÃO E CORRUPTO português que é incompetente naquilo que faz.
FACIL ,BLA BLA BLA È NEPIA.GOSTAS SE NÃO PONHO MAIS NA CARTA LADRÕES LADRÕES E O QUE VOS SOIS CAMBADA DE GATUNOS ....FICO-ME POR AQUI

Anónimo disse...

CHEGARA O DIA ????
CHEGARA A HORA ???
DO
AJUSTE DE CONTAS...
DEUS E GRANDE ,E NAO DORME...