22.8.07

O ANTI-ELITE

O dr. Menezes, de Gaia, é médico de formação. Parece que de pediatria. Talvez por isso - pelo menos desde o congresso do Coliseu de 95 em que saiu em lágrimas contra os "elitistas e os sulistas" - nunca cresceu. O dr. Menezes tem um blogue no qual honestamente derrama o que lhe vai na alma. Alguns dos últimos posts, consta, não eram dele mas da Wikipédia e de outras fontes. O dr. Menezes, no fundo, quis mostrar ao mundo que está perfeitamente à altura dos "elitistas e os sulistas" que só vagueiam na sua cabeça. Não está. O dr. Menezes é um excelente autarca e apenas mais um militante partidário ressabiado. Como ele podia existir um milhar de candidatos à liderança do PSD. Todavia, só ao dr. Menezes se colou a nefasta ideia de pastorear os "laranjas" e, por tabela, o país. Para viver de ideias emprestadas já basta o secretário-geral do PS que, aliás, Menezes tem tão bem substituído na oposição a Marques Mendes. O dr. Menezes recorda-me aqueles organizadores de festas dos bairros populares, sempre os mais disponíveis, os mais voluntaristas, os últimos a comer. Uma vez a festa acabada, ninguém se lembra mais deles.

11 comentários:

João (JMA) disse...

"e liberais".

"sulistas, elitistas e liberais" foi a célebre frase do Congresso de 1995.

Esqueceste-te dos liberais? Serás miguelista? :o))

Ele achava-se então apoiado pelos "trás-do-sol-posto, popularuchos e miguelistas".

Ou seja, uns e outros personagens de ficção. Como ele...

Anónimo disse...

Tirando Francisco Sá Carneiro, que era aristocrata, rico, inteligente e se estava borrifando para a fauna do eixo Lisboa-Cascais, ninguém do Norte consegue vingar como primeiro ministro ou chefe de partido. Essa é que é essa.
A sorte de Santana Lopes é ser de Lisboa. O azar de Sócrates é ser transmontano e o de Cavaco, é ser algarvio. Não há defeitos que não lhes ponham.

Pedro Barbosa Pinto disse...

Vá lá que se especializou em pediatria!
Mas há certeza que não terá feito um qualquer mestrado em psiquiatria?
Ou mesmo Engenharia sanitária mental?

Anónimo disse...

É uma figura caricata!

Anónimo disse...

Penso que era "solistas" e não "sulistas". Quem ouve dá o sentido que entende!

António de Almeida disse...

-Pelo menos ficamos a saber que se o homem escrever algum livro, poderemos transcrevê-lo à vontade, ser-lhe-á dificil de cobrar direitos de autor.

Anónimo disse...

http://pequenaloja.blogspot.com/2007/08/frei-toms.html

João (JMA) disse...

O anónimo das 3:56 tem toda a razão.
Foi o não ser de Lisboa que levou o Cavaco a nunca ser presidente do PSD; a nunca ser primeiro ministro; e ainda a nunca ser Presidente da República.
Como é que isso me pôde escapar...

João (JMA) disse...

Quanto ao an�nimo das 5:27 (parece que estamos a falar de autocarros, mas n�o � ter� certamente toda a raz�o.
O Meneses n�o estava a fazer um discurso pol�tico, mas a dar-nos m�sica.
Da� o "solistas".
Grande m�sico que o gajo saiu.

Anónimo disse...

Pois é.
Cavaco vingou como primeiro ministro? Não, teve que pôr ponto final ao cargo e à liderança do partido porque tinha os Portas todos a morderem-lhe as canelas, a fazerem pouco dele, da família dele, da casa dele. Ou julgam que estamos esquecidos?
Sócrates vai pela mesma.
Os barões partidários e outros gabirús não toleram os que nasceram fora de Lisboa e de Cascais. Esses são apenas os que trabalham, pagam impostos e votam.
Vocês julgam que enganam quem?

João (JMA) disse...

Os anónimos têm sempre razão. Para além de não dormirem.
Rendo-me.
De facto, como é que me foi passar que o Cavaco esteve apenas escassos dias como primeiro ministro. Nem chegou a quatro (mil)!
Quanto aos barões...
Não estamos numa República? Estranhos barões estes...
E é saber que em Lisboa não se pagam impostos. Vou ver se encontro esse estatuto offshore...