12.8.07

NÃO É FÁCIL DIZER BEM - 20


Passa hoje o centenário do nascimento do bardo Torga. A oficiosa RTP mandou uma jornalista qualquer sentar-se no meio das serras e apresentar o telejornal da tarde. Tudo, naturalmente, por causa do dito Torga. Torga nunca me impressionou como escritor. Um conto ou outro, um ou dois poemas e basta. O "Diário" é de fugir. E toda a mitologia construída à volta do autor de Bichos também. Foi um putativo Nobel, julgo que apenas na cabeça de meia dúzia de luminárias da "cultura". Tinha uma coisa boa: mau feitio. De resto, preferirei sempre Vergílio Ferreira a este montanhês constantemente incensado. O padrão do nosso rusticismo literário e saloio escreveu uma vez no seu infindável "Diário" que "não há nada mais repugnante do que um escritor a ejacular pela caneta" referindo-se a Henry Miller. Tomara ele.

6 comentários:

mariomar disse...

ora até que enfim que vejo escrito algo interessante sobre o venerado Torga... e estou de acordo, o VF era infinitamente melhor...

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves, não quero de maneira alguma que entenda este comentário como um defensor de Torga, porque este tem mais quem o defenda ou antes a sua obra fala por si.
Apenas lhe faço um convite viaje até às terras de origem de Miguel Torga, faça-se acompanhar de um livro do dito e vai ver que se calhar as ideias que ele tenta expressar passam a fazer sentido, também acho alguns dos seus textos maçudos mas são compensados por outros que encerram algo de muito interessante.
Torga provem de um Portugal muito diferente do que a maioria conhece, garanto-lhe que nem que seja pelo ar puro e pela paisagem a viagem vale certamente a pena.

Anónimo disse...

Pois eu vi na RTP 2 uma reportagem biográfica de Torga, comentada por aguns professores universitários - entre os quais António Barreto - e fiquei com a sensação de que não havia ali nada de especialmente brilhante. Pareceu-me até que transmitia uma espécie de "espírito geo-burocrático" obsessivo. Mas é provável que esteja a ser injusto.

César disse...

pessoalmente, a ideia de ejacular seja por onde for agrada-me bastante, mas pela caneta especialmente.

César disse...

aproveito para isto: http://cafepuroarabica.blogspot.com/2007/08/carta-aberta-miguel-torga.html - mas nao publique este, é só para seu conhecimento :)

JMA disse...

Para mim, VF é um dos maiores escritores do século XX. Mas há poemas e prosas de Torga que são sublimes. Do mau feitio de Adolfo Rocha nada sei.