12.9.09

QUEREM MAIS DEMAGOGIA?


É preciso lembrar os distraídos que é o evangelista que estava à esquerda nas televisões quem vai ser escrutinado a 27 de Setembro. Os seus quatro anos e meio de governo, a sua extraordinária pessoa, as suas luzes e sombras, a sua tortuosa relação com a verdade, a circunstância de não ter direito a renovar a oportunidade única que lhe foi dada em 2005 porque fez deste seu presente simultaneamente um passado e um passivo. Ele, coitadinho, "a vítima da maledicência, passou quatro anos" a fazer tanta coisa e chegámos ao ponto a que chegámos. A melhor síntese da conversa de surdos - de surdos porque é impossível "dialogar" com uma imagem - foi feita anteriormente pelo Vasco Pulido Valente. «A discrição e a firmeza de Manuela Ferreira Leite excluem novas fantasias. Conservadora? Evidentemente, se por "conservador" se entende não agir sem uma exacta avaliação dos meios, nem o conhecimento aproximado dos resultados. Mas quem quer mais demagogia e uma nova aventura?» Agora oiçam os papagaios do costume que eu tenho muita coisa para ler.

35 comentários:

Garganta Funda... disse...

Na minha modesta opinião a Drª MFL ganhou o debate.
Foi convicente e demolidora!

(O Sócrates andpo a cirandar à volta com as cábulas dos assessores e saiu do debate com o rabo entre as pernas).

Enjoado disse...

O falso engenheiro acaba de levar uma sova de que nunca mais vai recuperar.
Deus não dorme.

Toninho disse...

Boas.

Falta ao João Gonçalves no momento dos "politólogos" o seu fiel amigo para as mijas. ;)))

O homem foi carregado de papelada contrariamente à sua oponente.

O primeiro tem mais jeito que a segunda, reconheçamos.

Quando vou por exemplo ao circo prezo sempre que tal aconteça e assim dou por bem empregue o dispêndio do bilhete.

Enfim, gostei do debate mas o que me partiu todo foi mesmo aquela expressão quase no epílogo a propósito "filho matar os pais para dizer que é orfão".

Uma carapuça à medida!

Ainda estou a gargalhar.

Cumprimentos.

Garganta Funda... disse...

Os "politólogos" e os "comentadores avençados" já estão entrando em cena...

O Ricardinho, irmão do futuro ex-alcaide, já começou a balbuciar e a dizer mal da MFL a propósito do debate com o Paulo Portas...

Vou passear o cão.
Boa noite.

Anónimo disse...

As caras na SICN são de enterro do chefe do Estado!

zé sequeira disse...

Bom, falhei o comentário a quente, porque fui ao post "O ROSTO E AS MÁSCARAS" e não a este.
Os "pés-de-microfone" já estão a perorar na SIC-Not. Acho que não houve KO técnico, mas MFL ganhou aos pontos, o que, numa final, é importante. Aguardemos pelos politólogos.

Eduardo Freitas disse...

É muito interessante o tom soft das criaturas politólogas. Deve querer dizer que a MFL ganhou claramente aos pontos.

Anónimo disse...

Estas pessoas que comentam na SICN têm problemas na cabeça. De certeza.

Anónimo disse...

O que Sócrates insistiu em fazer repetidamente neste debate e que repetiu no comentário no final a propósito da alegada privatização da Segurança Social é de uma desonestidade que poucas pessoas conseguem atingir. É de uma má-fé tão gritante e tão miserável que só se pode perguntar como é possível o resto do seu partido permitir uma coisa destas, se é que ainda há partido.

fado alexandrino. disse...

Uma vez na América um político queixou-se de que ao mesmo tempo que o entrevistavam na outra metade do ecrã passavam imagens da chegada dos caixões do Vietname.
Hoje cada vez que colocavam as duas caras lado a lado, Sócrates perdia votos.
Era a cara de um cínico.
Não suporto isso.

Joaquim Amado Lopes disse...

Ricardo Costa disse que José Sócrates pretender "colar o PSD à privatização da Saúde e da Educação é um erro porque não é verdade". Não concordo.

Fazer essa "colagem" seria um erro se viesse de alguém que não conhecesse a realidade. Vindo de José Sócrates, não é erro, é táctica. A táctica de insistir em algo que se sabe ser mentira para ganhar votos.
Com tanta gente a não se querer realmente informar e a decidir o sentido do seu voto apenas pelo que apanha dos "sound-bytes", essa táctica até é capaz de se tornar acertada.

Anónimo disse...

MFL enfrentou um politico manhoso , eximio vendedor de banha da cobra , um pequeno/grande aldrabão de feira . Ela foi sincera ,séria e capaz . Nós vemos isto ,mas será que o "Zé Povinho" também o percebe ?
Dia 27 anda a roda .
Nauseated Portuguese

De nihilo nihil disse...

A melhor forma de avaliar o resultado do debate é observando os admiráveis comentadores. Estão em estado de choque, não estavam à espera.

Anónimo disse...

Do que eles na SICN falam do debate PSD-PS: Louçã, trotskismo, maoismo, Bloco, integração e decracia burguesa, coisas, causas, partidos do sistema, bloco, poder, escurtínio, gatinhos, taxar telemóveis, cães, um tribuno, alguém que debate bem, a falha de Louça contra Sócrates, Paulo Portas, os debates. Isto deve fazer parte da lavagem cerebral que acompanha as sondagens.

Mani Pulite disse...

MFL ganhou period.Melhor ponto quando disse que não somos uma província espanhola.Podia ter acrescentado nem uma coutada do Sapateiro nem do Cébrian.Dia 27.9 o falso engenheiro vai à vida.Esta era a sua última oportunidade e falhou.Dia 27.9 MFL será o novo Primeiro Ministro deste pobre País.

Anónimo disse...

Aconselho-vos a, quando puderem, verem o comentário do Joaquim Aguiar no Jornal 2 de hoje logo a seguir ao debate.
Trata-se apenas duma questão de carácter. Não era preciso ele referir essa questão. Quem viu este debate entende a quem estivemos entregues nestes últimos 4 anos e meio.

zé sequeira disse...

Agora a coisa está melhor elaborada: Estão uns "telefonadores" (já são três) a cascar em MFL.
Bom proveito. Agora sou eu que vou dar de comer aos gatos vadios da vizinhança.

ab uno disee omnes

Toninho disse...

Boas, novamente.

ehehe...

Repare lá meu caro João Gonçalves que já não bastavam o "politólogos" de estúdio na Xic-Nutixias, passamos agora à fase dos "politólogos" de bancada.

Daqui a pouco estaremos na hora do lobisomem do Santo Domingo.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Dessas "pessoas" que estão a telefonar para a sic há um carteiro de queluz, uma domés
tica do seixal, um guia interprete de lisboa que devem ter fequentado o mesmo curso de sócrates. Um festival.

Anónimo disse...

Chamavam-lhe "Cassete Cunhal", mas isso foi antes de o Sócrates chegar. Mais valia gravar um disco com três faixas; uma para a lenga-lenga e duas para as referências literárias, uma delas militar.

Anónimo disse...

Por muito que vos doa ganhou o PM. Vou votar CDU

fado alexandrino. disse...

Por muito que vos doa ganhou o PM. Vou votar CDU

Sendo assim perdeu, penso eu de que.

Anónimo disse...

Ó senhor distraído. Eu disse que o PM ganhou aqui.

hajapachorra disse...

O que doeu, e muito no nadegueiro socretino, foi a senhora ter começado por dizer que a credibilidade ganha-se ao longo da vida. Ela foi estudante, concluiu o curso e foi trabalhar... O doutor sócrates sabe que é um delegado de propaganda médica. E manhoso.

Nuno C. disse...

Hoje lembrei-me de Paulo Rangel...

Karocha disse...

Como já sabia que ia todos dizer que a MFL tinha perdido, mudei de canal e estive a ver um excelente filme!

Anónimo disse...

Caro JG:penso que há comentários perfeitamente dispensáveis, tal o unanismo que os mesmos apresentam e que incomodariam certamente a própria visada, ou seja, a Drª Ferreira Leite.Pelo que vi,e se MFL não ganhou o debate (eu penso que ganhou) pelo menos o mesmo revelou-se bastante equilibrado, ao contrário daqueles que previam uma vitória folgada do nosso primeiro, dada a sua proverbial demagogia. Enfim, uma chatice para os socretinos. MFL tem três aspectos da sua maneira de ser extremamente positivos: não é politicamente correcta, coisa que era um exclusivo de uma certa esquerda caviar; demonstra sinceridade e autenticidade e é convicta naquilo que afirma e, por último, parece que pôs uma partido fragmentado na ordem o que é obra. Os portugueses decidirão em 27 de Setembro mas, independentemente dos resultados, ela tem demonstrado ser uma boa alternativa de governo.

Mani Pulite disse...

Quanto mais eles disserem que ela perdeu mais ela ganha nos que interessam,nos que votam.Força,continuem! dia 27 acertamos as contas.

Anónimo disse...

Aquelas cativaras da sic-noticias, a começar pelo irmão do xico escuro e a terminar no delgado fino, a "botarem" faladura socretina encomendada, é de bradar aos céus.
As bestas ainda não perceberam o ridículo e o servilismo a que se prestam só para poderem continuar a chafurdar na gamela farta do estado.
Uma pouca vergonha para gente que se intitula de jornalista, ou especialista em questões políticas!...

vasco disse...

Escutei 30 minutos do debate.

Até a minha atenção se desligar, por manifesta falta de interesse, pareceu-me que MFL estava com vantagem em termos de rigor conceptual e de ideias, que nunca explicou concretamente. O que dá azo à vantagem do tipo suburbano que se mexe sem saber porquê e para quê, mas que é muito activo e tem "medidas". Deve ser por ser moderno ou coisa que o valha. Os tipos modernos têm "medidas" e gostam de alterar as chávenas de café cada vez que os americanos se lembram de alterar as chávenas de café.

Este debate foi inútil.

Não consigo "ligar-me" a esta gente que se apresenta, para ser franco.

Estava com ganas de votar no PSD, mas em boa verdade não consigo. Nunca foi o meu partido e honestamente não consigo ter uma boa impressão dele. Tentei, mas confesso que não consigo. Não gramo a fauna que gravita à volta dele.

Como já defendi antes, acho que não deve haver maioria absoluta, nem acordos, e que o parlamento deve viver do voto directo dos deputados, imperando o bom-senso e o interesse do Estado para bem de todos os seus cidadãos.

Se se acabar com o voto por matilha, e se cada deputado fizer o seu trabalho sem disciplina de voto, em consciência com o que "acha bem", acho que poderíamos chegar a qualquer lado.

Mas como não acho que os deputados sejam livres, vou acabar por ter que votar em branco, como tenho feito nos últimos anos.

Para quando uma revisão do processo eleitoral em que os votos brancos não sejam contados como nulos e castiguem todos os partidos, com menos lugares e mais representação ao Presidente da República?

Eu não sou muito republicano (nunca fui fã da Maçonaria, do seu braço armado pelas províncias, nem dos seus deuses de conveniência), portanto acho que votos de tipos como eu - que normalmente votam em branco - deveriam contar para alguma coisa.

Precisamos de um sistema de representação diferente.

O meu único desejo é que o País seja governado pelo bom-senso. Como dizia Jorge Luís Borges, até os tigres e as formigas sabem o que é bom e o que é mau. Mas isso é em teoria e é preciso tigres e formigas para tal.

Em resumo, como acho que não estamos em tempo de votar em branco, vou atirar a moeda ao ar e ou voto no CDS ou no BE. Tanto dá. O que importa é que os partidos do centro vejam a sua capacidade amputada e que as pandilhas do costume sejam assediadas por gente chata e radical.

Só por isso, tendo a votar no Bloco, porque não há carraças como as carraças do bloco.

Mas atenção: não podemos votar todos no Bloco, porque está provado que ganhando, as carraças do Bloco transfiguram-se nas carraças do costume.

Cumprimentos a todos.


Cumprimentos a todos.

fado alexandrino. disse...

É oficial, Manuela Ferreira Leite ganhou o debate, São José Almeida confirma que houve um empate, logo dois mais dois igual a quatro.

Anónimo disse...

Para saber quem ganhou o debate, não foi necessário ouvir os comentadores, bastou verificar a alegria espelhada no rosto de cada um. Os rostos não mentem.

Anónimo disse...

Ora Bem: 14,5 anos de PS (Guterres+Sócrates) contra 2,5anos de PSD+CDS, dá12 longos anos de governos-rosa e, embora c/algumas reformas acertadas (Porra, melhor fora se nada fizessem em tão longo prazo - nem sei mesmo como é q não conseguiram fazer logo 2 TGV's e 4Pontes s/o Tejo!!!), resta-nos um País ENDIVIDADO a roçar a FALÊNCIA perante os grandes credores externos. Infelizmente foi este o resultado final deste CRETINO-Só. E esse é o nosso grande problema p/um futuro próximo; esse é o drama em os rosas nos mergulharam e que nos arruinarão se não se tomarem medidas DIFERENTES das socretinas e verdadeiramente correctivas deste estado de coisas, já!
Senão vejamos:
• Combateu o défice? Sim, mas já voltámos OUTRA VEZ ao défice! Até está MAIOR do q o q lá encontrou !!!
• Temos impostos em barda: uma sobrecarga enorme que nos esmaga a todos!!!
• "Ajustou"os Fundos da SegSocial? Sim, mas à custa do corte das pensões dos vindouros e PIOR, à custa dos cortes nas pensões BAIXÍSSIMAS dos idosos-POBRES. Qto às pensões LUXUOSAS (acima de €5.000,00) apenas congelou aumentos e não cortou as duplas e triplas pensões q muitos ex-políticos, ex-gestores-públicos, ex-banqueiros, ex-presidentes-da-república, etc... continuam a mamar!
• Foi contra o PEC da DrªManuela? Então teve 4,5anos p/o abolir e NÃO O FEZ porquê? Pior, nem sequer deu ouvidos, em tempo de crise, sublinhe-se, aos empresários e à oposição, para suspender tal medida, e vem agora dizer q foi a SôDôtora q o instituiu…blábláblá!
• Na Educação, fartou-se de derrapar em protestos GIGANTESCOS e vem agora dizer q criou as Novas Oportunidades, onde ninguém aprende profissão nenhuma... (vá lá, nesta campanha ainda não ouvimos o Zé falar dos "magalhães"(!)... ele próprio já viu q essa merda já nem p/os PALOP's servia, tts foram os erros/atentados à Língua Portuguesa... lá enganou o Txábez, mas esse nem deu por nada, até abla cástélhano!).
• Ainda balbucia sobre a reforma da saúde … este gajo tem lata … então a melhor reforma q aí vinha era a do Correia de Campos e o Zé abortou-a descaradamente, dando ouvidos “à rua”, qdo os tapou 3xx p/não ouvir milhares de professores a protestar o ataque sofrido à SUA-(dos profs, claro!)-DIGNIDADE
• E, fico por aqui ….
Depois vêm os politólogos … até parece q querem «compor» umas e outras coisitas aos debates, como se fossem os “sábios” do pensamento-análises! Então o Ricardo Costa da SIC Notícias (essa “matraca” como lhe chamou o Betencourt Resendes, o jornalista q estava à sua esqdª ontem à noite na SICN) devia ter um pouco mais de ÉTICA: está sempre em bicos dos pés para vir ao SEU ECRÃ dar “axegas” ao partido do seu mano e candidato político ora p/a CMLx (ora p/SG do PS, já a seguir…), sendo ele o director desse órgão de comunicação. E está sempre a dizer que “eu é que sei…”, “eu é que estive lá nas negociações…”, “eu é que vi como se fez…” isto e aquilo/todas. De facto, é um açambarcador de tempos e antena, ainda por cima em «casa própria» e «parte interessada/man/PS», apesar de, de x em qdo, dar umas para lá, p/disfarçar q tem independência jornalística … enfim, o Carrilho (PS) é q o conhece bem !!!
Que grandes semelhanças se podem tirar agora: Ricardo = Sócrates, Heim???!!!
Pto, resumindo e concluindo, por mais q os jornalistas, politólogos e quejandos, venham praí dar uns toques e retoques ao discurso dos seus preferidos «líderes», não interessa nada e, na maior parte das xx, mais valiam se estivessem calados: o lugar deles é no SOFÁ, pto, deixem-se ficar praí a bocejar as vossas inutilidades, cuns diabos!
Midarte.

Anónimo disse...

em vez de subsidios tambem prefiro viver aonde haja riqueza... por isso dei o fora as 32 anos...Cambada de comicos...

Unknown disse...

Vasco das 3:59 AM,

a política é a "arte do possível". A democracia é o "menos mau dos regimes".
Não há candidatos perfeitos nem escolhas definitivas.
Pondere bem. O voto é livre. Mas só se for útil.