8.9.09

DÁ DÓ


Há uns dias, Vasco Pulido Valente confessava ter ficado triste e decepcionado (como é que levou tanto tempo?) com Mário Soares e o seu "socretismo" tardio. E, por dá cá aquela palha, trazer Obama sempre perto do coração e no pexixé como se fosse a "sagrada família". Na sua divagação semanal no DN - uma espécie de "acção socialista" ou "povo livre" consoante os "tempos" - Soares torna a não desiludir. «O primeiro-ministro e secretário-geral do PS aprendeu muito com a crise. A vitória de Obama e a luta que está a travar contra os conservadores e reaccionários americanos também o fizeram reflectir. As pessoas aprendem, quando são inteligentes. Tem sido o caso, como todas as suas intervenções de campanha demonstram. Está mais moderado, mais disposto a ouvir os outros, mais tolerante, mais conhecedor da realidade nacional, mais contido, mais socialista, se assim me posso exprimir. Sem perder nada da sua combatividade, coragem e determinação. Não se trata de oportunismo eleitoral. Trata-se de amadurecimento efectivo e de ter aprendido muito com a experiência tão difícil destes últimos quatro anos. Há que o reconhecer. Os leitores sabem que não sou incondicional de ninguém. Nunca fui. Não o sou de Sócrates. Digo-o em consciência e como observador atento e à distância.» Já não é só "observação atenta e à distância". É sobretudo ficção e delíquios porventura a pensar no "realismo mágico" latino-americano que Soares tanto aprecia na pessoa de Chávez que alterna no pexixé com Obama. Dá dó.

18 comentários:

Aires Vilela disse...

"Não se trata de oportunismo eleitoral", diz o cheché do trafulha.
Estão bem um para o outro. Ou cada ovelha procura a sua parelha.

Anónimo disse...

Este texto faz-me lembrar uma composição da quarta classe. "As pessoas aprendem quando são inteligentes". "O PM e secretario geral do PS aprendeu muito com a crise". Está mais moderado..." " ser perder nada da sua combatividade".
Se Soares estivesse a escrever sobre as estações do ano ou sobre as vacas seria mais ou menos a mesma coisa.

João Sousa disse...

Sócrates está, diz Soares, "mais conhecedor da realidade nacional." Só agora, ao fim de quatro anos e meio de ser Primeiro-Ministro?

Pi-Erre disse...

"O primeiro-ministro e secretário-geral do PS aprendeu muito com a crise."

Ora aí está! Afinal as crises são boas. Venham mais, venham mais! Quanto mais crises , mais se aprende.

SOCAVADOR TRANQUILO disse...

VPV não tirou, o que queria, do oco mariola e seu bando.

Talvez, daí: a tristeza e a decepção...

agora o que interessa: é socavar o embusteiro

Anónimo disse...

(síntese do dia a dia de Paulo Portas na SIC-Notícias)


Mas, e o sushi, onde está o sushi?? - atirou o líder como se esse fosse um desígnio nacional.

não sei, não sei do seu sushi, dr. Portas? - respondeu o servil funcionário, sem saber muito bem onde colocar as mãos.

Mau mau, Maria, eu quero o meu sushi...! - repetiu o líder Portas.

prontos, dr Paulo Portas, vamos já tratar de lhe apresentar um belo sushi, para o qual pode convidar a sua amiga Raquel(a Alexandra do momento) e fazer bom proveito... - disse o funcionário cabisbaixo.

Nem bom nem mau, eu quero é o meu sushi aqui, já e agora. Que a salada de agriões do jantar ainda dista para lá de meia pastelaria de Cesariny e isso não pode justificar tudo. Eu quero o meu sushi já, bolas! - Líder Portas, franzindo o sobrolho.

Mas, dr Portas, já lhe disse que o seu sushi está a caminho, o seu e o da sua amiga Raquel...por falar nisso, já lhje mostrou o seu céu lá de casa, fotografado brilhantemente por si, numa noite destas?? Olhe que a Raquel ia gostar. - agora sorrindo, disse o servil.

Pois, pois, tratamos disso depois... eu agora quero é o meu sushi, bolas!.

(Raquel intromete-se sorridente mas convicta) - Mas eu nem gosto de sushi!!!

Não faz mal, o que importa é que se saiba que eu gosto de coisas que nas feiras não sabem o que é... é que o povo da lavoura só respeita quem conhece o que eles não conhecem para que pensem que me podem ensinar alguma coisa do seu mundinho... é a psicologia do povo que eu domino muito bem... mas onde está o meu sushi!!?? Bolas... - disse o dr. com ar entediado.

Duas horas depois, a Raquel, ainda sem ver o sushi, vira-se parta o lider Portas, aos berros: Mas é um cão falante!!! A fome comanda o mundo!! Quero um sorvete, eu quero um sorvete, please!!

Chinesice: ou muito me engao ou esta gente não caga há muito tempo!
Rita

radical livre disse...

trio famoso
albarran soares carlucci
"venha o mafarrico e escolha".

não tarda voltamos às "tranches" doutro grande empréstimo

ele e o pedinte que chega à
sua porta:
-uma esmolinha
-meta por baixo da porta

Mani Pulite disse...

O Mário XéXé e o Sócrates têm uma coisa em comum.Uma enorme vontade de irem para a Prisa praticar a tolerância de que tanto gostam.A Kleptocracia tem coisas destas...

Cáustico disse...

Então o que é que esperam do mostrengo, do paspalho político do socialismo de merda?

Joaquim Amado Lopes disse...

Não sei quantos anos como deputado, Secretário de Estado, Ministro e Primeiro-Ministro. Uma "licenciatura" e um "mestrado".
E Sócrates continuou radical, a não ouvir os outros, intolerante, desconhecedor da realidade nacional, excessivo e fascista/neo-liberal(?).

Obama ganha e, por milagre, Sócrates "amadurece".
Para quando a canonização do "Santo Obama"?

Anónimo disse...

O Dr. Soares lembra-me reiteradamente ao longo da sua vida duas coisas que me metem medo:
O medo de não ter vergonha e o medo de envelhecer

Fernando Costa
Coimbra

Anónimo disse...

Este velhadas sempre foi muito badameco. Não é de agora...

PC

Garganta Funda... disse...

O Mário Soares está definitivamente chéché.

O Marinho Pinto é que sabe cascar neste "animal político"....

Penso eu de que...

Observador disse...

E o livro do Rui Mateus esgotado e sem nova edição ? Isso é por acaso ou é para que as pessoas não conheçam devidamente o percurso deste resquicio deste herdeiro da 1ª Républica. Inclino-me mais para a segunda hipótese...

João Carpinteiro disse...

Já o Cocteau dizia que «le drame de notre temps, c'est que la bêtise se soit mise à penser». They live.

Anónimo disse...

Respeitinho, Dr. João Gonçalves. Respeitinho.

Aires Vilela disse...

Ó João Gonçalves, francamente, não lhe ocorre mandar esse Anónimo meter o respeitinho no cu?

Anónimo disse...

O dr Mário Soares, até por prudência, devia rever-se no General De Gaule quando este teve a humildade em afirmar que «la vieillesse est un naufrage» ...