12.8.09

VIVER HABITUALMENTE?


Por curiosidade fui ler dois bloggers que escrevem no mesmo jornal. O Carlos Abreu Amorim aliviou-se por instantes da sua azia "maneleira" e até tem razão. O "ideal monárquico", em 2009, não passa de uma «mescla entre um vago saudosismo pindérico com um esforço de ostentação onomástico.» E cito propositadamente o CAA por causa do outro blogger, o Francisco José Viegas. Segundo ele, «o ‘alinhamento’ voltou a estar na moda e a reabilitar antigas intolerâncias» dentro da chamada "blogosfera". Isto por causa das eleições. Continuo a citar. «Agustina Bessa-Luís chamava a atenção para a existência de épocas em que o ressentimento e a mediocridade andam de mãos dadas – os períodos pré-eleitorais são o exemplo de como a inteligência pode atrofiar-se em ambos os sentidos.» É verdade. Porém o Francisco não estava à espera que a blogosfera - onde já estão instalados, como metásteses, vícios dos media tradicionais que ele menciona e outros como o "videirismo", o "amiguismo" e o "maria vai com as outras" da "redacção única" - adoptasse, perante os referidos actos eleitorais, uma posição "branca" como o sorriso idiota do sr. Blair. Eu, pelo menos, não consigo estar bem com Deus e com o diabo. Mas admito que a sobrevivência do regime e, por consequência, de algumas das suas "elites" dependa desse implícito convénio "respeitoso" (para recorrer a um termo de José Sócrates) por mais hipócrita que ele seja. A complacência generalizada com a graçola da bandeira - e, lá está, não é por estarem envolvidos amigos meus que não deixo de considerar pífia a coisa - é um pequenino exemplo do que digo. "Viver habitualmente" era um dos lemas do Estado Novo. Já chega, não?

(Também aqui)

4 comentários:

joshua disse...

CAA tem poucos comentários no CM. Pelo menos nada que se compare aos do 31. Mas teve estes dois de que gostei particularmente: «Nunca se roubou tanto como na Republica.»

«É capaz de estar enganado, Sr. Professor. Bem pior do que os monárquicos, é a aristocracia republicana e maçónica.»

Aproveito para sublinhar que não há convénio respeitoso nenhum que salve este Regime e as elites de este Regime. A condenação é generalizada. A degradação é evidente. Porquê?

Pelo tom asno-equino desprezivo e alheado do Povo. Tom Clamoroso! Pela falta de Patriotismo e sentido de conjunto. Falta Crassa! Pela necessidade de refresh-delete para um recomeço. Necessidade Completa!

CAA e João, olimpicamente harmonizados sobre o tecido azul e branco, num dia para ambos atribulado com pouco convénio respeitesco, perante a mediocridade da política e dos políticos, que sabeam denunciar, não deveriam cobrir com uma capa de desdém, de residualidade, de categorização social beta os Monárquicos em Portugal.

Há comunistas. Há despojados, miseráveis, famintos, populares que se estão a cagar para as expectativas nobiliárquicas e onomásticas. Querem é um Regime com Visão Estratégica, Brio, Dignidade e fundado no Direito.

O prostíbulo de interesses chamado República não tem qualquer força regeneratória possível. Infelizmente, talvez só muito tarde isso mesmo se perceba.

Diogo Torralva disse...

tão fofinhos, so é pena nao ter um cachorrinho.


Diogo Torralva

Anónimo disse...

Quem deve estar a rir-se disto tudo é o Pacheco Pereira que já há algum tempo diagnosticou esta evolução da blogosfera e caiu-lhe tudo em cima...

Nuno Castelo-Branco disse...

Viver habitualmente... Como isto pega tão bem à dupla PS/PSD! Uma autêntica União Nacional e já no próximo outono.