9.8.09

PENSAR ISTO

Parece mais um livro da biblioteca do dr. House do que do José Adelino Maltez. Biografia do Pensamento Político, I. «Só até 1820, o primeiro volume, e deve ler-se "Lisboa, ISCSP, 2009"», como ele explica. Haverá um segundo de 1820 para diante. Dizem que foi por ali que começou o nosso famoso "liberalismo" (com a não menos famosa "revolução de 1820") e, por consequência, ocorreu alegadamente o fim do "antigo regime". Vitorino Magalhães Godinho escreveu, a propósito de 1580, que aquilo foi mais um ponto de chegada do que de partida. 1820, se calhar, também não passou disso.

4 comentários:

N disse...

Uma Antologia do Pensamento Político,um elevadíssimo debate de idéias que marca clara diferença para os critérios de escolha das listas do PSD.
Tenho a certeza que os mé(r)dia vão dar o mesmo relevo!

Inovação para listas mais inclusivas:
http://31daarmada.blogs.sapo.pt/2918292.html

radical livre disse...

como em tudo cada um tem a suaopinião fruto de convicções pessoais e de compromissos.
a fuga da família real deixou portugal entregue à tutela dos franceses e depois dos ingleses. a guerra entre as facções deixou marcas para todo o séc. xix. a "revolta" de Gomes Freire foi represália da "pérfida albion". 1820 existiu para sacudir beresford e conduzir ao regresso real. os ingleses vingaram-se nas cortes e no correio basiliense que levou à indepedência do Brasil. o sinédrio foi uma desgraça devido à morte prematura de Fernandes Tomás. o resto era lixo como habitualmente.
continuou com a guerra civil,revolta dos setembrista, cabralismo, e com a facinorosa intervençao de saldanha e rodrigo da fonseca. acabou em 1891 no Porto.
continuamos divididos em emiratos ou reinos de taifa

joshua disse...

Gosto imenso do José! De tudo o que diz. De tudo o que escreve.

Anónimo disse...

A sua ironia sobre a Antologia de José Adelino Maltez só pode advir da imensa vaidade que o faz pensar ser o único escritor de mérito e a ser levado a sério...