17.8.09

FERRO, UM MINISTRO DA CULTURA


Não esse, naturalmente esquecível. António Ferro. Notável perfil e "esboço" biográfico aqui. «António Ferro é, de facto, uma figura intrinsecamente polémica, que desencadeia ódios e paixões, privilégio, aliás, daqueles que, sabendo o que querem, são os únicos capazes de despertar interesse na paisagem monótona e cinzenta das unanimidades castradoras. Navegando entre as tendências modernistas da sua juventude, em que acompanha Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, o entusiasmo pelos regimes fortes, que o leva a admirar Mussolini, e o desejo de realizar em Portugal um renascimento cultural, que tenta com o apoio inequívoco de artistas e escritores e o apoio condicional de Salazar, primeiro, e com uma já translúcida oposição de parte da intelligentsia nacional e uma cautelosa reserva de Salazar, depois, António Ferro prossegue a (sua) política do espírito, discutível, sem dúvida, mas merecedora do reconhecimento nacional. Ele foi, avant la lettre e “avant Malraux”, o nosso primeiro ministro da Cultura.»
Adenda: Contactado pela neta do escritor, Mafalda Ferro, aqui fica o site da recém criada Fundação António Quadros .

5 comentários:

mafalda ferro disse...

Concordo em absoluto com o que escreveu sobre António Ferro. Gostaria muito que me contactasse através de mafalda.ferro@fundacaoantonioquadros.pt
Mafalda Ferro

Carlos Freitas Almeida Nunes disse...

E ainda falta redescobrir tudo o que Ferro fez em função do desenvolvimento turístico do país.

Anónimo disse...

Há Ferros que foram no seu tempo grandes Ferreiros da Nação.Outros limitaram-se a ser espetos de pau...

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

Congratulo-me com a referência feita neste blogue ao post que publiquei sobre António Ferro.

Não sei se Mafalda Ferro leu apenas a referência ou se fez o link para o meu blogue, mas terei muito gosto em oportunamente a contactar.

Costa Pinto disse...

Um dos apontamentos mais curiosos, aquando da estadia de Gago Coutinho no Brasil, é quando se torna testemunha do casamento por procuração entre Fernanda de Castro e António Ferro.