11.8.09

«ANDA LÁ, PATRICK»


Talvez por causa do calor, fui dar praticamente a mesma volta nocturna que fazia com o meu cão. Um pouco como Mr. Glover, do livro da foto. «O Patrick era o cão do Mr. Bouhan. Mr. Bouhan costumava dar-lhe uísque Chivas Regal. Eu passeava o cão e também era o barman do cão. Mr. Bouhan disse que depois de ele morrer me iam pagar dez dólares por semana para tomar conta do Patrick. Escreveu isso no testamento. Eu tinha de o passear e de lhe comprar o uísque. Quando o Patrick morreu, fui ter com o juiz Lawrence. O juiz era o executor testamentário de Mr. Bouhan. Disse-lhe: "Senhor juiz, pode deixar de me pagar os dez dólares agora porque o Patrick morreu." E o juiz Lawrence disse: "O que é que quer dizer com isso de o Patrick ter morrido? Como pode ser? Eu vejo-o ali. Ali mesmo, em cima da carpete." Olhei para trás e não vi cão nenhum. Mas, depois, pensei durante um minuto e disse: "Acho que também o estou a ver, senhor juiz." E o juiz disse: "Óptimo. Continue a passeá-lo que nós vamos continuar a pagar-lhe." O cão já morreu há vinte anos mas ainda o passeio. Subo e desço a Bull Street, olho por cima do ombro e digo: "Anda lá, Patrick."

4 comentários:

joshua disse...

Dez dólares por semana faziam-me jeito, a mim que levo a passear todo o canil de Gaia e dou aos bichos todos os postes, todo o whisky e todos os pneus urináveis da Cidade.

Não é só Mr. Glover que é Mr. Glover.

Sou bem mais real e não fuckson (ficção) e além disso nunca recebi um cêntimo por semana por levar à sagrada excreção nocturna todos os cães imaginários de todos os milionários loucos demasiado tarde sepultados.

Anónimo disse...

Quando escrever mais posts deste genero, ponha-lhes tambem por cima o titulo "Grandeza" que utiliza para os videos de musica.

Ja agora, gostou do alfarrabio de Hamsun? ou anda por ai armado em met'nojo e ainda nao teve tempo ou paciencia para ler?

Um abraco.

ana disse...

Sim, eu sei que é uma referência a um livro mas também é um post sobre a saudade, ou melhor a falta. Porque a saudade ganha-se em encontros sucessivos e dá-nos momentos de alegria; a falta faz-nos crescer um vazio e uma melancolia. Outro cão fazia-lhe bem. Não, não é para substituir. Os vazios não se preenchem. Mas vai encontrar outro espaço para preencher.

Capitão Nemo disse...

Pois é, Ana, quem uma vez teve um cão vai ter que ter um cão sempre.