6.7.07

TROVA DO TEMPO QUE PASSA - 2

"Olá, João!
A gente não se conhece e peço desculpa por lhe invadir o mail. Quis deixar um comentário ao post sobre o meu livro, o "Proibido!", lá no blog, mas pedem-me contas do google e mais não sei quê, o que ultrapassa os meus conhecimentos da coisa. Eu acho mesmo que adoramos ser polícias uns dos outros, mas entendo que é capaz de não nos estar na massa do sangue. Talvez seja formatação que o fascismo (digo assim, embora esteja fora de moda) nos deixou. E, portanto, se for só formatação, se não for sina ou gene, espero que passe com o tempo, com um upgradezinho e novas tecnologias, novas gentes. Trinta anos de liberdade é pouquíssimo e o Sócrates, mais o Correia dos Santos e a da Educação, mais o Lino e o Cavaco, mais o Magalhães e o Belmiro, mais o raio que os parta, mais até o Louçã, o Jerónimo e eu próprio já não vamos lá. Eu aposto nos meus filhos (e, em desespero de causa, nos meus netos). Fiquei radiante quando eles ouviram falar daquelas proibições e me disseram sem dúvidas: "tás a gozar". É bom sinal, não acha? Quanto às "proibições" actuais, estamos de acordo em que persiste o espírito, mas não quanto à subtileza com que no-las impõem. Acho até que a subtileza se está a perder. Grassa a bufaria, fomenta-se a queixinha, os tiques autoritários regressam, o "ordes são ordes" pulula, enfim, um susto.Bom, ainda bem que achou graça ao livro e só espero que haja muitos putos a lerem-no, para que se vão pondo a pau. Sexta-feira, por exemplo, à pala do livro, vou discutir a um programa de televisão se "há liberdade demais?" com uns miúdos tipo- Morangos com Açúcar. Não vendo livro nenhum, mas satisfaço o meu lado missionário. Acho que "é preciso avisar toda a gente", como dizia o outro.
Entretanto, bons posts e um abraço de optimismo
António"

1 comentário:

escória-porco disse...

Notícia pela manhã: um grande incêndio (mais de 500ha a arder) na zona de Mértola. Os prometidos grandes meios aéreos (desta vez, segundo o-que-era-ministro-e-agora-é-o-primeiro-da-lista-de-que-o-dr.mega-é-último, é que era à séria) chegaram tarde. Dificuldades de um governo "power point". Azar. Pensavam que o verãozito chuvoso ía durar até ao dia 15. Declaração: Estou a dizer mal do governo baixinho e na minha casa, portanto... com autorização.