Grave é o que se passa com os alunos do secundário. Baixar as expectativas, triturar a exigência, fugir do esforço, ficar pela "meia-educação" ou por nenhuma, facilitar, institucionalizar o "small is beautiful", arredar os livros, promover a televisão, a bola ou o Ipod, conduziram à conclusão óbvia. Os alunos não percebem o que lêem e chumbam maciçamente, seja na matemática, seja noutra coisa qualquer. É esta a sociedade de trampa que estamos a preparar no ano da graça da presidência europeia. É ao crepúsculo que a ave de Minerva levanta voo. Pode ser que, quando esta porcaria bater totalmente no fundo, outra coisa comece.
14 comentários:
Eu sei que não é para este post...
Será que a SIC Notícias, do Balsemão, que está a transmitir o comício do candidato-da-lista-de-que-o-dr-Júdice-é-mandatário, EM DIRECTO, também já percebeu que é melhor estar do lado da União Nacional? Por mim já está decidido: Uma enorme cruz aproveitando as diagonais do boletim.
Porque não imigra? E já agora leve consigo o medina carreira.
Vª Exª deve ser um gajo muito chato. Intratável até. Zangado com o mundo.
O país não é grande coisa, nunca o foi. Começou com o filho a bater na mãe... E tirando D. João o segundo, o marquês e o HOMEM de Santa Comba temos sido sempre governados por uns vivaços merdosos.
...E cada povo tem o governo que merece!
A única explicação para Portugal ainda sobreviver apenas pode estar na protecção de nossa senhora de fátima. Só pode!
Mas temos o arroz de sarrabulho, o cozido à portuguesa, o vinho verde ( e o barca velha), o queijo da serra, o de serpa e o limiano, as pataniscas de bacalhau, o fcp,os caracóis, o porco alentejano, o frango de aviário, as inglesas no algarve, O GRANDE CHEFE JARDIM: razões mais que suficientes para gostarmos deste naco de terra.
Fui injusto, para com a SIC Notícias, na primeira parte do meu anterior comentário. Também está a dar em directo outras festas de encerramento. As minhas desculpas.
Já estou a incomodar demais. A SIC está outra vez à volta do Sócrates e do Costa, em diferido e em directo. Mau mau...
Caro João, apague isto tudo e vamos mas é - à boa maneira Escória - CAGAR nestas eleições.
A abstenção não deduz na eleição desta gente.
É por isso que o voto não é obrigatório em Portugal. Se fosse obrigatório, a abstenção seria praticamente irrelevante, mas o voto de protesto, o voto negativo, só poderia ser - com segurança - o voto nulo. O voto nulo, é o voto negativo, o voto de protesto por excelência.
É por isso que uma percentagem elevada de nulos equivaleria a uma bofetada bem "puxada" ... mas este povo ...
«(...) porque não imigra ? (...)».
Ó «Água Doce» : - "imigrados" e mal pagos cá estamos todos, mais o Medina Carreira ...
A Ministra tudo fez para que as notas fossem boas.Mandou várias vezes "aproveitar" tudo , mas os alunos não ajudaram...
De um secundário muito secundário,
devia ser a fauna de jovens que tive a oportunidade e observar esta manhâ.
Pelas 09h10 desta manhã e na esplanada do restaurante Portugália junto ao padrão dos descobrimentos em Belem:
umas dezenas de jovens rapazes e rapazas (acabo de vir de uma curta viagem à Galiza), uns de pé outros nas cadeiras e poltronas, com uns copos na mão, a fazer prova da resistência humana ao sono de uma noite inacabada.
Junto ao Tejo, alguns pescadores e passantes do jogging matinal, pasmam com tal amostra de juventude.
Longe vão os tempos em que as manhãs de fim de semana, possibilitavam à juventude escolar, uma ocupaçãp a condizer com uma velha máxima grega: mente sã em corpo são.
Havia então uma saudável organização juvenil nas escolas e liceus do secundário: a mocidade portuguesa.
Sem desporto escolar e com os miseráveis resultados da matemática acabados de vir a público, as juventudes democráticas prometem.
campanha de lisboa:
http://www.youtube.com/watch?v=CD-gzOc1poA
Tempos houve, neste País, que para se ascender à chefia do executivo era imperioso ter-se impoluta cátedra em Direito, qualquer deles ( A.O.S. e M.C. ) especialistas em Direito Público , nomeadamente, Financeiro e Administrativo.
Agora basta … U.I. …!
E, os miúdos seguem os exemplos que lhes dão …
Por isso é que até se vê o nosso 1º Ministro, qual “aprendiz” servidor, a levar “calduços” do Pr. Sarkosy.
Isto não caiu totalmente no fundo, isto já se está a arrastar no lodo …
R.A.I.
Outros tristes Ocasos que nos preparam :
«Vive num país que pouco a pouco toma conta da economia portuguesa. Não o incomoda?
- Acho que é uma situação natural.
Qual é o futuro de Portugal nesta península?
Não vale a pena armar -me em profeta, mas acho que acabaremos por integrar-nos».
(Saramago ao DN,15-07-2007)
É tão bom quando acordamos de manhã com noticias que nos reabrem as esperanças. Mesmo que depois não se venham a cumprir, pelo menos por uns momentos sonhamos e sentimo-nos bem...como se já fosse uma realidade.
Obrigado Saramago.
Gostaria que neste país se promovesse um debate sério e real sobre o estado da educação, porque de facto estamos formando uma massa de medíocres que nem ler sabem. Há outra coisa que eu nunca vi ser debatida mas que é igualmente importante, isto é, os copianços de que os alunos na sua grande maioria utilizam, e que no ensino universitário atinge níveis inaceitáveis e inconcebíveis. Eu diria sem qualquer receio de estar a errar que 90% por alunos copiam sucessivamente, não é por acaso, que a Suécia recusa ao abrigo do programa erasmus alunos portugueses, pois é sabido que eles copiam e fraudam a torto e a direito. Assim não dá!! Mas o mais grave é que os professores ( e isto no ensino universitário é particularmente chocante) são absolutamente lenientes, sublinho, absolutamente lenientes com estas situações. Acho que chegou a hora de começar a denunciar estas coisas, até porque eu não estou para continuar a viver num país que só forma merdas.
se continuamos a atirar tiros para o ar, qualquer dia parecemos os atrasados lá do oriente.
mais debates, mais estudos, mais conversas? nao chega já disso?
eu sou aluno do secundário e nao percebo como alguem que tenha o dobro da idade que eu tenho consiga andar por aqui atrás destes senhores de gravata, que são sempre os mesmos e pior que isso são todos o mesmo.
o mais ridículo acontece quando se começa a falar dos alunos como se fossem eles os culpados da situação. se calhar foi defeito de fabrico, ja vinhamos com defeito. acordem para a vida que eu, se nossa senhora mo permitir, abalo daqui nao tarda muito!
P.S: entretanto vao lá pondo a cruzinha que eles gostam. hoje houve mais uma brincadeira daquelas que por aqui costumam haver, mais umas eleições.
nao deve tardar muito para as proximas... nossa senhora nos ajude!
Enviar um comentário