7.7.07

PORTUGAL DE PEQUENINOS

O "sistema" regozija-se por a média dos resultados dos exames de matemática do secundário ter atingido o patamar dos... 10 valores. Quando nos regozijamos com esta aurea mediocritas, é sinal de que precisamos de um congresso extraordinário nas nossas pobres cabeças.

4 comentários:

Unknown disse...

pois, o que interessa é dizer que vai tudo mal, que qualquer mudançazinha não significa nada,é só poeira... grão de pó + grão de pó = montanha!

Anónimo disse...

Sem falar que subiu-se 2 valores graças a uns exames mais fáceis ;)

Anónimo disse...

Com médias destas a nível geral....quem é que conseguirá, por exemplo, ler o livro "Guia de Filosofia pra Pessoas Inteligentes"???

Anónimo disse...

Como é possível não se gostar de Matemática ou ter más notas numa disciplina destas?Na minha Família,todos gostávamos de brincar com os números!Desde pequeninas,à mesa ou em viagens de carro(a caminho de Umtali/Rodésia,ou de Manica e Vila Pery/Moçambique)o Papá desafiáva-nos(à Mamã,à Leninha-irmã e a mim)a cálculos mentais difíceis,ora com regras de três-simples ou com câmbios c/Libras:a última a responder era logo a "burrinha" dos Paulos!!!).E os problemas da 4ªclasse do Caderno"1111"?Antes d começar o ano lectivo,já os tinhamos resolvido todos em desafios lá de casa.O Papá só tinha a 4ªClasse,mas era um autodidata de Maths:uma vez pediu a um professor da Beira,para lhe fazer um exame do 7ºAno do Liceu ao lado da filha dele.Ela teve um "dezito" e o Papá Mateus:17 Vls!Também eu e a Leninha tivémos essa nota qdo fizémos o 7ºAno em 1971.As minhas filhas,Andrea/Arqtª e Filipa/Médica,tiraram respectivamente no 12ºAno(finais de 1990 e 2000)respectivamente,17 e 20(VINTE)Vls.Da parte do m/marido também eram VALENTES nos nºs e cálculos!Fazer radicais,derivadas e primitivas ou simplicar expressões trigonométricas(sem escrever!só mental!)era uma brincadeira pegada para explorar os raciocínios.Pto,para nós é altamente esquisito(PARVOÍCE,até!)os jovens serem fracos nesta matéria.Mas também quem começa a fumar xarros, beber alcool,ingerir drogas,fazer prono p/internet aos 10 anos de idade,c/os«paizinhos»sp fora de casa/divorciados/amantizados(ou esquemas),a curtir festas e networks profissionais ou a mover influências dos mais diversos tipos e negócios,como é que os filhos não hão-de entrar em paranóias destas ainda tão pequeninos?Estamos mesmo a atravessar uma grave crise de valores,especialmente,familiares e sem estes,dificilmente,uma Sociedade conseguirá criar elites do Saber!
Xau,bjs.FáPD.