7.7.07

DOS LIVROS - 1



O João Távora - e não apenas ele, dá-me ideia que é uma coisa em forma de "cadeia" - pede-me livros. É tema sério - dos poucos que eu levo a sério - e serve para uma longa conversa a que tenciono dar lastro, na próxima semana, a partir do Vau. Ao contrário de mim, o veraneante Mário Soares, que já lá anda, tenciona regressar a Lisboa no dia 15 ou antes para votar. "É um dever cívico", foi o cliché que ele arrancou quando o abordei no lançamento deste livro e lhe afirmei que me estava nas tintas para o evento municipal. Pois é. Leio a Zita Seabra, por todos os motivos e mais um. Tempero com livros sobre filosofia e história que me permitem continuar, como Hemingway, com "grace under pressure". Para já, dois. Um "Guia de filosofia para pessoas inteligentes", de Roger Scruton (Guerra & Paz), e "As putas do Diabo", de Arnelle Le Bras-Chopard (Círculo de Leitores e Temas & Debates). Todavia, a mala do carro leva outras coisas de que se falará oportunamente. Até, imagine-se, livros de direito. E não perco, claro, a leitura semanal dos fascículos das memórias de José Hermano Saraiva, editadas pelo Sol. Agora tu, Francisco, conta lá o que é que levas para ler no Sal.

3 comentários:

João Távora disse...

Morro de curiosidade para entender o percurso de Zita Seabra... Sem ironia. Abraço, João Távora

Anónimo disse...

O livro de Zita Seabra esteve para se chamar "Breve tratado sobre a traição", mas a editora vetou o título.

Anónimo disse...

...eu até percebo a Zita Seabra....e acredito na sua sinceridade porque ...até faz muito sentido!!!!

Vou ler o livro nas férias - espero que, entretanto, seja posto à venda!!