3.7.07

DIA 3 DA PRESIDÊNCIA

Os nossos pobres ministros andam por aí a mostrar "o país das maravilhas" aos comissários europeus que ficaram por cá em turismo administrativo. O da agricultura, levou o comissário das pescas até Matosinhos e o sr. Correia, do ambiente, levou uma senhora ao Alentejo para apreciar tecelagem local. No primeiro caso, o ministro Silva, instado por pescadores, mandou-os pedir para saírem da União Europeia se não apreciavam o exercício. O ministro Silva é um burocrata europeu típico - foi, aliás, recrutado para o governo em Bruxelas - sem pingo de talento político e que fala mal (diz "póssamos" amiude). Tem talento para falar com os agricultores - porventura mais pelas proximidades lexicais do que por qualquer outro motivo - e para lhes demonstrar a sua relativa insignificância, e pouco mais. Falta "vida", da vivida, a estes burocratas todos, os de cá e os que mandam cá lá fora. Daí as postas - gratuitas - de pescada.

2 comentários:

batuta disse...

"Falta vida, da vivida".
Não tenha dúvida. O Portugal moderno é um país sem a sabedoria da viagem, com olhar atento, com a vivência do "estrangeiro".
Eles foram "lá fora" mas não viram, não ouviram, enfim, não estiveram lá, a não ser no postal ilustrado de uma qualquer Torre Eifel, de um qualquer Harrods ou de uma praia brasileira.
Isto vê-se na "cultura" desta gente.

Anónimo disse...

plenamente de acordo, sem qualquer tipo de reservas.obrigá-los a todos a viver no portugal profundo durante seis meses, para ver as posições políticas que assumiriam a seguir....