7.6.07

CIRCO VITAL


Já falámos delas, das sinistras comemorações do centenário da República, o próximo "euro-expo" do regime, com nuances circenses. O Miguel também. Sem refolhos. "Que celebrações poderão ser essas, que exemplaridade se extrairá de uma república que conquistou o poder pelo revólver e pela bomba, que matou o Rei e o Príncipe Real em plena rua como quem mata um Lampião fora-da-lei, e que depois da vitória estilhaçou toda a energia em querelas, fratricídios e clamorosos erros diplomáticos. Como poderei explicar a uma criança de 12 anos que celebramos a república, se desta não saiu liberdade mas ditaturas - não uma, a tal, mas quatro - e que a fraternidade de que falavam os seus arautos se converteu na mais absoluta lei de bronze dos oligarcas, das famílias e das organizações subterrâneas que centuriam o Estado e o utilizam para enriquecimento de grupos ?"

4 comentários:

Anónimo disse...

O Tempo não volta para trás, nem para o Bem nem para o Mal Ditaturial.

Portanto, o melhor é explicar tudo isto, com o máximo rigor, às crianças, para que se evitem as Ditaduras.

Anónimo disse...

A não perder a crónica de Fernando Sobral, no Jornal de Negócios, sobre Vital Moreira. Chama-se "Noddy ou o prícipe das trevas".

Anónimo disse...

Escreve hoje a eterna Fernanda Câncio no Diário de Notícias:

«(...)o caso de Teresa Pires e Helena Paixão [as lésbicas que desejam casar] passou pela primeira instância do Tribunal Cível, pelo Tribunal da Relação e pelo Supremo e está onde desde o início do processo se esperava que chegasse: no Tribunal Constitucional (...)».

Pressinto que este é o começo do Circo Republicano. Chego a ter pena, deveras, deste Presidente ...

Anónimo disse...

Não á censura !
Filipe Resende