31.7.05

COMEÇAR DE NOVO

Há uns bons posts atrás que o meu "entusiasmo" pelo governo esmoreceu. Não que eu esperasse do PS ou de Sócrates milagres ou redenções. De todo. Sobre isso, tenho tantas ilusões como no amor ou no sexo. Apesar da melancolia com que encaro o "futuro", continuo a não encontrar melhor do que Sócrates, o que quer dizer praticamente tudo. Assusta-me a displicência com que ele anda para aí a "disparar" com milhões para isto e para aquilo, ao lado da sua "Mona Lisa" Pinho. Agora voltou a saga da "internet". Onde o dr. Barroso tinha o "Portugal em Acção", o eng.º Sócrates anunciou que vai "Ligar Portugal". Este chavão faz parte do "pacote" do famoso "plano tecnológico" (ex-"choque") e destina-se infalivelmente a "modernizar-nos". Quantas vezes, meu Deus, ah quantas, desde o século XIX, para não andar mais para trás, já fomos "modernizados"? Este conhecido fôlego do "tomem lá disto que depois logo se vê", tem deixado um lastro terrível nas nossas instituições e na nossa sociedade. O recrutamento para a eterna função "modernizadora" arrasta consigo um sem número de luminárias e de "chicos espertos" que o Estado suporta e paga sem que, a final, a contrapartida seja evidente. Com o seu sorriso evangélico, Guterres, há coisa de apenas cinco anos, também nos ia "mudar", desde a idade do bibe, através da "internet". Depois veio o dr. Barroso e o "e-government" do dr. Vasconcelos, com direito a uma "estrutura de missão" e tudo, sumariamente removido pelo PS. Pelos vistos, não chegou. Foi preciso emergir Sócrates e, a partir de Aveiro, com pompa e circunstância, começar tudo de novo.

Sem comentários: